Disciplina F 609 "tópicos de Ensino de Física I"-Licenciatura em Física                                 Primeiro semestre de 2018                                   Coordenador: Prof. José Joaquín Lunazzi


Apresentação de trabalhos em andamento para a "Consulta à Comunidade" do Instituto de Física-UNICAMP

Espelho côncavo grande (1m de diâmetro): Colocação, iluminação, posicionamento de elementos.
Motor de Stirling tipo Beta
Espectro do átomo de sódio por eletricidade
Desativação de segurança para o experimento "Força entre correntes" para uso livre em laboratório de ensino
Espelho côncavo grande (1m de diâmetro): Imagens de pessoas e objetos, de objetos luminosos, e identificação da trajetória de raios.
Motor termomagnético de Curie
Experimento para medir comprimento de onda de ondas sonoras (Tubo de Kundt moderno)
Efeito do torque em um dente, experimento para sala de espera de dentista
Gerador de eletricidade para as pessoas experimentarem enquanto aguardam em um ponto de ônibus
Queda livre de porcas para mostrar sua aceleração sem precisar elementos de medição, para uso livre em laboratório de ensino

Com tradição de bem mais que vinte anos, nesta disciplina cada trabalho corresponde a um experimento original na disciplina, orientado por um professor pesquisador do Instituto, da Faculdade de Educação, ou de áreas próximas ao trabalho de física. Desde 2003 todos os relatórios estão disponibilizados na internet. E, em quase todos os semestres, são exibidos para toda a comunidade do IFGW.

Foram apresentados no corredor lateral aos laboratórios de física, paralelo à Rua Lev Landau, na 3a feira dia 12 de junho das 19 às 21h para os alunos, professores e funcionários que os desejarem conhecer e colaborar com seu desenvolvimento. O encerramento dos trabalhos acontece no fim do mês, com o encerramento do semestre letivo. Saiba sobre eles.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------