FÍSICA NAS LOJAS, NAS INDÚSTRIAS, NA RUA

A idéia é colocar a física em experimentos, tão carente que está o ensino nas escolas e até nas universidades, de maneira simples e visando a utilidade da mesma, em lojas, comércios e indústrias. E até na rua.  Projeto iniciado em 2015

Experimento "Força entre correntes", demonstrado na AutoElétrica Améndola, de Barão Geraldo-Campinas-SP, ao longo do ano 2015

O experimento sendo segurado pelos propietários da loja, a quens agradecemos
pelo espaço outorgado e pela contribuição com elementos.

O experimento poe em curtocirtuito uma bateria de 60A, sendo a corrente tão intensa que se observa a separação no fio condutor na ida e na volta.
Veja um primeiro relatório.    Veja um segundo relatório.   Veja um terceiro relatório.

Experimento "Pêndulo composto", demonstrado na oficina mecânica "ScortCar", de Barão Geraldo, desde 2016 até hoje (julho de 2018)

O propietário da loja nos mostrando o pêndulo pronto para ser lançado.
Agradecemos a ele pelo espaço oferecido.
Trata-se de um pêndulo pendurado de um pêndulo principal, fixo a um eixo de giro de baixíssimo atrito afixado na parede. A identificação e uso destes elementos como descarte do cotidiano foi uma descoberta do Prof. Lunazzi de 2007. O movimento conjunto é classificado como caótico, não consegue ser repetido em sucessivos lançamentos, veja um vídeo.

Física nas lojas III (na indústria):
Experimento para uma indústria que aplica tinta eletrostática.

A eletricidade estática cria forças de atração entre partículas. Veja o relatório.

Conjunto de experimentos sendo mostrados para os funcionários de uma loja de produtos de limpeza.

Veja o relatório

Física na rua!  O primeiro experimento colocado, em um ponto de ônibus Barão Geraldo. Barão Geraldo-Campinas-SP 2017

Pêndulos acoplados por ressonância        Veja o relatório.
Em 2018 estamos começando a colocar em pontos de ônibus na UNICAMP.

Apoie esta experiência! Contribua: Difundindo, com material de sucata, oferecendo espaços, discutindo, etc.. Visite nossa página no Facebook.

Expressão abreviada desta página: https://tinyurl.com/fisicaparatodos