FUNCIONAMENTO DA TELA HOLOGRÁFICA

Vendo o espectro de cores que sai dela, alguém me disse que a tela holográfica é uma rede de difração. Então eu peguei uma lente e disse "então isto aqui é um prisma". É que a tela holográfica é uma lente difrativa, e acumula portanto duas funções: a de rede de difração e a de lente.

Ela tem por isso, duas maneiras de ser usada:

- Uma que se importa somente com as direções para onde a luz é colocada pela tela, sendo assim uma lente grande, plana e leve.

- E outra onde importa também a direção que corresponde em função do comprimento de onda, sendo assim como um prisma grande, plano e leve.

A tela foi demonstrada ao público de congressos especializados pela primeira vez em 1989, mas o primeiro artigo que a descreve no texto é de fevereiro de 1992. Tomamos dele as figuras:

Funcionamento de uma lente difrativa:

A lente difrativa (2) forma imagens da fonte luminosa de luz branca (1) diferenciadas segundo o comprimento de onda. O comprimento de onda menor (lado azul do espectro) sofre menos desvío (menos difração) e temos como resultado uma sequência de imagens que formam um arco espectral indo desde o ponto de focalização do comprimento de onda menor (3) até o do maior (4).