ESTEREOSCOPIA - PARES ESTÉREO - 3D - VISUALIZAÇÃO 3D

É a maneira mais antiga de ver registros e desenhos em verdadeira terceira dimensão, com relevo saíndo do plano da figura. Temos feito desenvolvimentos em visualização estereoscópica, de varias maneiras, como técnica clássica e por meio de tela difrativa, no caminho de se obter o registro e a reprodução holográfica sem necessitar de láser.

A estereoscopia consiste em registrar duas vistas de uma cena, com a câmara nas posições correspondentes ao olho esquerdo e direito.  Por diversas maneiras pode-se fazer com que depois cada olho veja exclusivamente a cena que lhe corresponde.
Parece fácil mas, desde que tirar um simples fotografia não o é tanto, no caso 3D requer de muita prática e critério.


  Visão binocular

  Note a diferença de distâncias na retina entre a representação de dois pontos de um objeto. No caso, no olho direito a distância é pequena, no esquerdo é bem maior. Isto é consequência da profundidade Z entre os  pontos A e B do objeto.
jjl3d.jpg
Par estéreo.

Note  como a ponta da régua está em posição diferente a respeito do rosto (compare com o nariz) em cada vista.
Isto acontece por  estar ela bem a frente do rosto.

Veja o que se chama de "paralaxe", cliqe na imagem.

video_paralaxe.jpg


http://youtu.be/_zUsGDHqzG0

Reflexo_em_oculos_refletivos.JPG

Visão binocular exemplificada pelo reflexo em um óculos de sol:

coloque o dedo a meia distância e note a diferença das perspectivas vistas por cada olho.


ANAGLIFO (BICOLOR)

A filtragem por meio de tintas e papéis celofane coloridos é uma das mais antigas e práticas maneiras de se fazer estereoscopia.  Acostuma-se chamá-la de "anaglífica", mas sería  mais fácil de chamá-la "bicolor".  A pesar de sua aparente simplicidade deve ser realizada com muito cuidado, tanto na seleção das tintas, que são especiais, como a dos filtros dos óculos (não serve papel celofane brasileiro) e o posicionamento dos elementos da imagem. A presença de qualquer imagem parasita estraga o efeito e incomoda ao observador.
Esta técnica é usada em revistas e jornais. Em maio de 1999 apareceu nos jornais "O Estado de São Paulo" e "Folha de São Paulo" mas sem dar chance para o público aproveitar os óculos que estava recebendo.  Já foi usada no cinema, mas não pode ser usada na televisão analógica porque o sistema de vídeo composto mistura as cores. Pode ser muito bem utilizada nos televisores digitais atuais e nos monitores de computador, ou projetando desde o computador a projetores de multimídia do tipo LCD.
 

Uma das aplicações mais interessantes é, há décadas, a transmissão de imagens em 3D desde Marte (as encontra no site da NASA).

Temos realizado fotos e cenas de vídeo estereoscópicas ("pares estéreo") em todos os formatos. Nas que foram convertidas para observação anaglífica (óculos bicolor), observe que na maioria dos casos é possível reter parte da cor nas imagens: Veja nossos trabalhos               Veja nossos trabalhos

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

       MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA:

<> Você encontra miles de fotos em 3D na internet. Pesquise com "3D" e separe o que é computação gráfica do 3D visual verdadeiro. Para bicolor, use "anaglyph". Tem nas redes sociais, como "stereoscopy" ou "Anaglyph" em Facebook.

<> Você encontra miles de vídeos 3D em YouTube. Pesquise com "3D" e copie adicionando "gen" a "youtube" na URL, fica http://www.genyoutube.... A maioria resulta em formato lado a lado comprimido, SBS, e pode assisti-los em sua TV3D. Os que são diretamente bicolor ("anaglíficos"), por meio de óculos de filtro de cor, em qualquer tela.

<> Sítio para ver e colocar fotos como par estéreo, que podem ser visualizadas em qualquer formato: www.phereo.com

<> Em 2011 apresentamos um curso de fotografia 3D no SESC Campinas. Poderei um dia ministrar curso sobre  "Imagens tridimensionais"  como o proposto em julho de 2.003, Divulgue!

<> Entrevista a Radio Nacional divulgada na 09 de setembro de 2013

<> Um livro na rede

<> Sobre fotografia e estereofotografia

<> Uma tese que faz um estudo detalhado, quase completo, embora não mostre nada realizado efetivamente.

<> Um evento gratuito inteiramente experimental mostrando os princípios da estereoscopia e dos vídeos 3D

<> Um evento gratuito "Holografia e Imagens", palestra e experimentos.

<> Sítios onde comprar filmes em 3D (alguns de amostra são grátis): http://www.trivido.com/http://www.yabazam.com/    Fotos de graça: http://phereo.com/popular   Uma das várias listas de discussão (em inglês)    Li

<> Alguns elementos para o cálculo de distâncias em estereoscopia, para lentes com eixos ópticos alinhados: http://www.stereoscopie.fr/tech/BaseCalc.php?l=EN e http://www.stereoscopie.fr/tech/BaseCalc2.php
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------