COMO COMEÇOU A FOTOGRAFIA? (Hércules Florence)

Não sería facil dizer como começou a fotografia, foi uma tarefa de muitos anos, de varios pioneiros que impressionavam pela luz diversos materiais. Mas no ano 1833 faltavam ainda duas descobertas que permitissem a fotografia.

1) A fixação das imagens. Elas eram mostradas brevemente, pois escureciam na luz.

2) Aumento da sensibilidade: necessitava-se longas exposições (horas) ao sol intenso para se gravar uma imagen na "câmara escura" (caixa com lente, hoje câmara fotográfica).

Possívelmente vocês não saibam, que quem primeiro encontrou uma solução para a primeira dificultade foi o francés Hércules Florence, habitante da cidade de Campinas-São Paulo-Brasil em 1833. Ele veio da França com 18 anos de idade e percorreu a selva como desenhista (documentando o que a fotografia ainda não conseguia fazer) na expedição do Barão ruso Langsdorff (minha universidade, a UNICAMP está a fazer um filme sobre esta expedição).

Passeando pela Rua Barão de Jaguara (centro de Campinas) observou em vitrines como, nos papéis onde houve roupas apoiadas, ficava a silueta das mesmas, pois o sol clareava a parte exposta a ele. Experimentou varias substancias sensiveis a luz e uma em particular que somente ele chegou a usar: cloreto de ouro. Por indicação de um amigo (Joaquim Correia de Melo) usou como fixador ureia (diga-se de passagem que os indios do Brasil usam urina para fixar cores em tecidos, teria Florence sido influenciado por isto?).

Assim conseguiu copiar desenhos feitos em vidro, expostos ao sol contra papel sensibilizado, usando o processo negativo-positivo, que existem até hoje. Graças a isto muitos incrédulos podem acreditar na história.

A figura acima vem de um diploma da maçonaria que ele confecçionou. Ele ensinava a fazer isto, e é nos seus manuscritos onde aparece pela primeira vez a palavra "photographie". Se quiser saber mais sobre o assunto, o livro "Hércules Florence: 1833, a descoberta isolada da fotografia no Brasil" de Boris Kossoy, ed. Duas Cidades, São Paulo-1980, é referência obrigatória. A ilustração acima foi obtida dele. O Centro de Memória da UNICAMP seguramente possui mais informações sobre o tema.

Acrescento que não concordo com a idéia de que a fotografia tenha sido descoberta no Brasil, pois foi realmente após resolver a segunda questão (por Daguerre) que ela começou a ser usada, por meio de sais de prata. Ignoro como foi resolvida a primeira questão para o caso das sais de prata.

Mas isto não muda o mérito de Florence, quem trabalhou bem isolado do mundo tecnológico da época. Não se conhecem, p.ex., casos destacados de pesquisa científica que tenha sido feita numa colonia. Um brasileiro, Santos Dumont, obteve o avião (Sabia? é pura verdade documentada, porém ausente das enciclopedias) mais isto foi depois de proclamada a República e num pais mais avançado (França).

Vale muito a pena conhecer a biografia de Florence, suas ideias e múltiplas atividades. É também um exemplo de como um bom ensino básico pode permitir ao cidadão um alto grau de desenvolvimento.

Referência: "Hércules Florence: a descoberta isolada da fotografia no Brasil", B. Kossoy, também para a foto do documento acima.

Data deste artigo: 1997.05.05

Observação: Depois deste modesto trabalho meu de interpretação baseada no livro de Kossoy, e de um carta que ubliquei no jornal "Correio Popular" de Campinas afirmando não ter Florence inventado realmente a fotografia, foi feita uma tese de mestrado pelo Instituto de Geociências da UNICAMP, em 1998, por Rosana Monteiro, que descreve bem a situação.

A tese pode ser obtida na biblioteca Digital da UNICAMP. Veja o temário da tese:

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ROSANA HORIO MONTEIRO  TESE DE MESTRADO
BRASIL, 1833:  A DESCOBERTA DA FOTOGRAFIA REVISITADA
UNICAMP-Instituto de Geociências (disponível na biblioteca) Março 1997
Orientadora Profa. Léa Ma. L. Strini Velho

INTRODUÇÃO      ............................................................. 1

I OS MÚLTIPLOS EM CIÊNCIA E EM TECNOLOGIA        .....................7
A- OS MÚLTIPLOS EM CIÊNCIA   ............................. ......8
1. A teoria heróica da descoberta        .........................8
2. A teoria social da descoberta de Merton   ....... ...........9
3. As controvérsias     ............................................... 12
a) Elkana e a identificação dos problemas  ........................... 13
b) Patinkin e a mensagem central .................................. 14
4. A comunicação entre os cientistas   ............................... 15
5. Os terceiros      ................................................ 16
6. Os paradigmas em ciência............................................ 17

B. OS MÚLTIPLOS EM TECNOLOGIA    .................................... 19
 1. Tradições tecnológicas      ..........................................20
 2. Necessidades de mercado       ............................... 22
 3. Mudança técnica   ..................................................22
     a) Paradigmas tecnológicos      .................................. 23
     b) Novas perspectivas de análise  ..................................28
4. Ciência e tecnologia                           ...................... 30

C. CONCLUSÃO.

II O CONTEXTO EUROPEU DA DESCOBERTA ..       ........... 35

A- O PERÍOD0 DE EMERGÊNCIA DA FOTOGRAFIA
1. Um século em mutação   ..........    ........................38
2. Um novo observador      ...................................... 42
3. Novas formas de representação      ............................

B. A BUSCA PELA FIXAÇÃO DA IMAGEM     ..........................48
1. As primeiras tentativas  ................................... 48
2. O daguerrotipo    .......................................... 50
3. As disputas por prioridade  ................................. 54
a) Bayard
b) Talbot.

C. CONCLUSÃO ...............................................63

III. O CONTEXTO BRASILEIRO DA DESCOBERTA

A. Um olhar europeu sobre o Brasil ..............72
B. A FIXAÇÃO PELA IMAGEM ......................80
  1. O ambiente de trabalho ...................80
  2. A definição do problema
       a) O artista viajante...................84
       b) Uma nova forma de representação......88
       c) Os terceiros ........................93
3. O processo
      a)Impressão pela luz do sol .............99
       b) A luta pelo reconhecimento ..........103

C. CONCLUSÃO  ................................105

IV. CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................110

V. BIBLIOGRAFIA ............................115

A Fontes              ...............................  115
B Referências Bibliográficas .............115
C Bibliografia Consultada .................125


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