ENSINO DE HOLOGRAFIA

Prof. José J. Lunazzi-UNICAMP
INTRODUÇÃO À HOLOGRAFIA
  A holografia comercialmente acabou e somente dois ou três pessoas realizam hologramas para vender, com o preço muito alto. Mas isso não tira o aproveitamento didático do fenômeno. Acredito que podemos oferecer uma visão diferente, mais completa e talvez até mais simples do que se conhece nos textos e na Web.  Encontrará também um artigo do ano 1985 na Revista Ciência Hoje e serve como outra introdução.
Saiba o que está na moda chamar de holograma mas não é:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Bzxfligf16Y

 
EQUIPAMENTO DIDÁTICO PARA HOLOGRAFIA
Este equipamento foi sendo desenvolvido ao longo de mais de 30 anos, começando com uma caixa de areia e evoluindo para sistema mais compacto e portável que permite a realização de hologramas em sala de aula, sem necessidade de escurecimento total, inspirado nas antigas câmaras de fotógrafo "lambe-lambe" das praças. Clique no título acima para conhecé-lo melhor.

 
EXPOSIÇÕES DE HOLOGRAFIA
A primeira exposição brasileira de holografía foi a que fizemos em Campinas em fevereiro de 1981, na galería "Fotogaleria" de Mário Belloni Jr., no bairro de Cambuí. Saiba sobre exposições de holografia clicando no título acima.
.
A REVISTA SUPERINTERESSANTE nos entrevistou em outubro de 2000 e ja publicou uma menção no número especial "VIDA HI-TECH" de novembro, p.50. Veja clicando aqui.
.
O PROGRAMA GLOBO CIÊNCIA  deu um dos primeiros espaços, la pelo ano 1985, a nosso Instituto de Física. Veja o vídeo no portal cameraweb da UNICAMP. Agora, o programa do 27.01.01 foi mais específico sobre holografia. Passou na Globo no horário popular das 5:45 da manhã, e também  durante a semana no canal Futura (não repare que é explicado desde Nova Iorque o holograma como se fosse a imagem real de um espelho). 

130907LunazzieAlexandreGloboCiencia1_2_33.png
130907LunazzieAlexandreGloboCiencia2_2_33.png
Veja a edição doGlobo Ciência do dia 7 de setembro de 2013, aos 12:37 minutos.


PRODUTOS HOLOGRÁFICOS  Fornecemos material, assistência técnica e ministramos cursos para a confecção de hologramas didáticos. Nos consulte a respeito. Para saber o que é oferecido no estrangeiro consulte a página da firma INTEGRAF (em inglês) (considere que pode ter um imposto de 100 % sobre o valor, que geralmente inclui o envío pelo correio).
Hologramas são fotografias tridimensionais que podem ser vistas sem precisar de óculos especiais e com liberdade de deslocar a cabeça para cima e, sobre tudo, para os lados. Não se faz holografia no Brasil e quase nem no mundo.  Hoje acabam chamando de hologramas técnicas que não o são.  Infelizmente a holografia de imagem é uma técnica praticamente extinta, ao menos comercialmente. Hologramas de boa qualidade e impressionantes, acima de 30 cm x 40 cm, são feitos com filme especial e custam miles de dólares, hologramas de até 15 cm x 15 cm metalizados são feitos por estampagem e baratos se encomendar vários miles de cópias. Se for pensar em encomendar fora, necessito uma ideia de tamanho e preço desejado para tentar achar se ainda tem quem produza. 
.
Doces hologramas.  Sabia que hologramas já apareceram em doces?  Veja a foto de um, que tem o texto aparecendo somente quando iluminado no ângulo certo.
.
 
Hologramas em chaveiros foram vendidos no Brasil!




FALSOS HOLOGRAMAS: Projeções não tridimensionais
130313_Pseudo-holograma-no-teatro-do-shopping-Iguatemi.png

Denunciamos isto no jornal de Campinas "Correio Popular"
19/03/2013
130219_Holograma_Carta-de-Leitor_Lunazzi.png

Veja como fazer um falso holograma

Veja um verdadeiro holograma de bom tamanho
    Volta ao menú inicial da página de ensino de óptica