EXPOSIÇÕES DE HOLOGRAFIA

Posso dizer que nosso evento é o mais antigo evento de extensão da UNICAMP.

A primeira exposição brasileira de holografía foi a que fizemos em Campinas de 13.03.81 a 13.04.81 na galería "Fotogaleria" de Mário Belloni Jr., no bairro de Cambuí. Dois meses antes tinha acontecido a chamada "1a Mostra Brasileira de Holografia" no prédio da Bienal em São Paulo, com grande sucesso de público mas sem exibir holograma brasileiro algúm.
Colocaremos neste espaço fotos de esse evento, que foi noticiado pela TV local.

Em julho de 1982 montamos exposição durante a da reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, repetida em julho de 1983, aproveitando o espaço de um laboratório de ensino que ficava inativo durante o período de férias escolares.
Colocaremos neste espaço fotos de esses eventos. Assista ao filme "Princípios da Holografia" em vídeo  que está também disponível no portal cameraweb da UNICAMP. Mas falado em inglês, até eu poder recuperar a versão em português.

Muitas exposições se sucederam no contexto da atividade anual "Universidade Aberta ao Público" que a UNICAMP oferece anualmente desde 1978, geralmente em setembro (UAP, UPA).
Veja fotos de esses eventos.

Em 1988, de 16 a 25 de setembro, montamos exposição na 1a Mostra Internacional da Imagem Científica, na Estação Ciência do MCT/CNPQ.
Veja fotos de esse evento

Em dezembro de 1990 colocamos um conjunto de 9 holoprojetores na abertura do Museu de Ciência e Tecnologia CNPQ/UFMG, no Campus da UFMG, Belo Horizonte, em exposição permanente.  Hoje ese museu não existe mais.
Veja fotos de esse evento

Em julho de 1991 fizemos em Curitiba, dentro da "Semana de Fotografia", exposição e curso no Teatro do Paiol.
 
equipamento Aluno fazendo holograma em equipamento portátil para holografia.  Curitiba-1991.
Colocaremos neste espaço mais fotos de esse evento.

Em setembro de 1992 fizemos a exposição do Prêmio "Difusão Científica" da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas, no prédio do "Lago do Café".
Colocaremos neste espaço fotos de esse evento, que incluiú palestra para o público em geral e curso para 30 alunos de escolas de 20 grau da região.

De 4 a 11 de abril de 1995 fizemos em Madrí, Espanha, a convite da firma Karas Studio Holografia, exposição de holoprojeção de uma sequência de 20 fotografias. A projeção, totalmente automatizada por computador, aludía aos 100 anos de história do cinema mostrando em planos por trás de uma grande tela holográfica cenas do cinema mais antigo, e as cenas mais atuais iam se aproximando da tela, atravesando-a para frente com as cenas mais modernas e futuristas.  A cabine de exibição foi montada no hall do conjunto de cinemas "Renoir" e permitía a observaçào simultânea por dois espectadores, durante a 2a Semana de Cine experimental de Madrí. A exibição foi noticiada por um canal de televisão comunitário local.

Em setembro de 1996 exibimos em Nanjing-China uma demonstração de holograma ampliado e outra de holoprojetor que despertaram muito interesse.  O holograma foi um em filme de 35 mm e foi ampliado usando um projetor de diapositivos convencional como iluminador, aparecendo sobre tela holográfica de 35 cm por 65 cm.

Assista o vídeo da demonstração do holograma ampliado, por meio de Real Player 8 (773 kb)

Em outubro de 2.000 voltamos a expor desta vez na cidade de Santo André-SP, no Centro Cultural do Hospital Brasil
Veja fotos de esse evento e uma descrição

Em 2.003 foi oferecida ao público na UNICAMP uma versão mais completa, que incluia experimentos básicos de refração, reflexão, difração, interferência e imagens, ganhou recursos audiovisuais por projetor multimídia, e foi oferecida em três módulos de duas horas cada um, como se fosse um curso, e esta atividade continua em 2.012 como parte da disciplina F 809 "Instrumentação para o Ensino". Veja os relatórios desse trabalho no sítio da disciplina.

Durante alguns anos existiu uma exposição itinerante no Paraná, mantida por Sérgio Bespalhok, de Curitiba.  Composta com hologramas vendidos ou alugados pelo Prof. Lunazzi, e outros, essa exposição, que já foi permanente no centro da cidade de Curitiba, apareceu em lugares diversos como Centros Comerciais, Escolas, Centros Culturais, etc. Veja fotos de essas exposições.
Por um ingresso módico, o público pode ver hologramas tais como "O Microscópio", retratos holográficos e varios outros.  Do dia 24.07.00 ao 10.08.00 a exposição esteve em Arapongas. Também  nas Lojas Empório Metropolitano- Shopping Mounif Tacla/Shopping Omar Center de Curitiba-PR.

Fizemos o evento no Centro Cultural CIS Guanabara da UNICAMP um domingo completo em dezembro de 2009.



Vai à página de ensino de holografia