José J. Lunazzi - 13.05.02

Selecionadas do livro de F.W. Sears: Física III "Óptica", ed. "Ao Livro Técnico", 1964, 461 pp. (1a ed 1958-EUA).

Capítulos 1 e 2. Convertendo a fundo preto as figuras que não estavam ainda assim. Parece que foi lá por 1950 que começou-se a colocar as figuras com os raios em cor branca, formato mais natural pois "luz preta" não dá sentido intuitivo. Com o uso do computador hoje pode-se fazer o mesmo e com o acréscimo da cor. Constroe-se uma tabela de cores complementares a serem usados para dar a cor desejada na imagem negativa.

O livro correspondia ao 4a semestre do curso no MIT, Cambridge-MA-EUA e, agora que na UNICAMP a parte de óptica foi sendo disminuida nos cursos básicos, acho importante mostrar ao menos as figuras do livro pois muitas delas não aparecem nos textos de física.

Foi digitalizado na resolução mínima para economizar espaço em bytes, acredito que com um pouco de observação as pessoas vão entender as mesmas.
 

 
 

 
 

 
 
Por meio de dois pontos extremos podemos determinar a posição de toda a imagem do objeto em forma de flecha AB.

 
 

 
 

 
 
Este é o elemento chamado "esquina de cubo" que pode ser um prisma ou um conjunto de três espelhos ortogonais.

Usado nos refletores de trânsito, também na Marinha para localizar o ponto de desembarque da tropa e pela aeronáutica espacial, que deixou um conjunto na Lua para medir por meio de lêiser a distância Terra-Lua.


 
 

 
 
É uma experiência fácil de se fazer: a moeda que não é visível no fundo da taça, aparece quando se coloca água nela.

 
 

 
 
 
 

 
 

Aguarde pelos próximos capítulos. Se gostou, incite a próxima edição: escreva para mim, lunazzi@@ifi.unicamp.br (endereço que pode mudar por invasão de propaganda, elimine uma @).