LUNETA CASEIRA - INSTRUÇÕES
Prof. José J. Lunazzi -março de 1986 (editado novamente para internet em março de 1997).

Esquema da luneta.
Materiais:

- 1 lente de óculos de grau +2 .

- 1 lâmpada de filamento (pode estar queimada).
- 1 prego ou parafuso pequeño.
- 1 prego ou parafuso grande ou uma chave de fenda.
- Varias folhas de jornal..
- Um pedazinho de nailon. - 1 rolha.
- 1 lámina de cartolina, melhor se escura, de 50cm x 50 cm aproximadamente.
- 4 o 5 elásticos. - Fita adhesiva.

CONSTRUÇÃO E USO

1) Objetiva: comprar em qualquer óptica uma lente esférica de grau +2 , melhor si estiver cortada no diâmetro de 4 cm. Pode ser aproveitada uma lente usada, o grau indicado corresponde a hipermetropía (deformação do olho que poe a imágen por tras da retina), mas não pode ter grau adicional para astigmatismo. Verifique o grau projetando uma imágen do sol sobre un papel: deve aparecer a uns 50 cm de distância e redonda. Se a distância fosse algo maior ou menor, basta com adaptar os tubos, msa se a imágen aparece alargada, a lente é cilíndrica e não servirá.

2) Fabricação da lente ocular: a partir de uma lâmpada: utilizamos uma lâmpada de vidro transparente, de 25 W a 100 W, preferindo as de menor tamanho (4,5 cm de diâmetro) pois darão maior aumento.
Se tu tens menos de 14 anos de idade, será indispensavel pedir o acompanhamento de um adulto na tarefa, por razões de SEGURIDADE PESSOAL.
.
a) Segurar a lâmpada com bastante papel para evitar se ferir se o vidro quebrar.
b) Arrancar então o contato metálico que está no extremo (disco prateado com algo de chumbo) por meio de um alicate.
c) Introduzir o parafuso ou prego no buraco que aparece no vidro isolante negro, quebrando-o e retirando todos os pedaços de vidro.
d) Introduzir um parafuso ou prego, agora grande, ou melhor uma chave de fenda, bem adentro da coluna de vidro que é o suporte do filamento.
Aplicar uma força lateral aumentado-á gradualmente, pouco a pouco, até a coluna se quebrar. Se apertares demais, podes chegar a quebrar a lâmpada toda.     :-(


          Aplicando força para quebrar a coluna interior.
 

e) Com a mesma ferramenta abre bem o buraco da lâmpada e,colocando-o sobre papel de jornal, sacude lentamente para que caiga todo seu conteúdo. !!NÃO TOQUES O FILAMENTO, É MATERIAL PERIGOSO!! Envolve os restos e joga-os no lixo ENSEGUIDA.
 

f) Lavar e encher a lâmpada com água, agregando tres gotas de alcohol para evitar o crescimiento de material orgánico dentro. Golpear suavemente para expulsar bolhas de ar, agregar água até a borda.. Colocar um pedazinho de nailon sobre a superficie da água e tampar com a rolha, sem exercer muita presão para não arebentar a lâmpada. Invertendo-a, observar se  conseguiú expulsar todo o ar e se não ha perdas na união entre o vidro e a rosca metálica. Se todo estiver bem, pode-se colar a rolha com epoxy ("Araldite") ou outro adhesivo insoluvel na água.

Veja como fica a lâmpada uma vez montada, que funciona como uma excelente lupa:

Clica na imagem para ampliá-la

O mesmo elemento ja não é bom para, por exemplo, projetar fotografias. Isto somente poderia ser comprendido por uma análise precisa da trajetória de raios.

3) Montagem da luneta:

a) Tomamos uma folha de cartolina e a enrolamos de maneira a fazer um tubo de 50 cm de comprimento e diâmetro algo maior que a lente. Colocamos um elástico de cada lado e vamos reduzindo o diâmetro tomando uma ponta da cartolina pelo lado interior, primeiro por un extremo, depois pelo outro, até igualar ao diâmetro da lente.

b) Limpamos bem a lente com alcohol e papel higiénico primeiro. Depois retiramos o resíduo que deixa o alcohol quando seca, com papel higiénico ou algodão.

c) Introduzimos a lente de lado e a giramos até deixá-la fechando bem o tubo, empurrando-a com papel higiénico até uns 3 cm de profundidade. Agregamos mais elásticos para fixar o tubo à lente.

Objetiva (lente de entrada) da luneta

d) Fazemos um segundo tubo de uns 30 cm de comprimento colocando-o dentro do primeiro e sujetando-o com um elástico. Encaixamos nele a lâmpada limpando bem antes a parte que vai ficar dentro do tubo, afixando-a com fita adhesiva de boa qualidade como si fosse uma vendagem, deixando livre a região através de onde se olha.

Ocular (lente próxima do olho) da luneta. Clique para ampliar.

4) Uso:

Segurando a luneta como um fuzil pela rosca da lâmpada colocamos o olho a 2 cm da objetiva (lâmpada), posição em que  ela se vé cheia de luz, e focalizamos deslizando o tubo interior.  As imágens são invertidas.  Resultam mais nítidas porêm menos luminosas quando reduzimos a abertura da lente por meio de um anel de cartolina de 20mm de abertura.

ProfLunazzieluneta.jpg

A luneta tem uma propriedade exclussiva:  graças à distância que existe entre a ocular e o olho do observador, quem usa óculos pode manté-los durante a observação.  Isto é vantajoso para quem tem astigmatismo, p.ex. , que não poderia ser corrigido por luneta alguma.



Resultado: aumento de mais de 10 vezes. Visão bastante superior à  que teriamos a simple vista. Quem usar óculos pode conservá-los.

Se você constroi a luneta, faça o favor de me dar tua opinião, e se quiseres saber como funciona, coloca simplesmente "+ luneta" no livro de visitantes de mia página central, que está no rodapé dela, e informarei cuando agregar informação a esta página.

Se você quer aprofondar mais um pouco o tema, coloco aqui duas figuras com o esquema de raios da luneta, e também como sería no caso de a objetiva ter focal negativa (lente divergente), dando uma luneta terrestre, que não inverte a imagem.


Obtidas do livro "Óptica Tradicional y Moderna", D. Malacara, ed. "La Ciencia Desde México" 84, 1991.



- Volta à página ( "Ensino de óptica")