Relatório #1
Experimento #1
Diodos e Circuitos Ceifadores



Objetivos:

Material necessário:
        Em todas as aulas, será utilizado protoboard, fios para protoboard, alicates, soldas, osciloscópios, etc. O material suplementar será indicado.
Diodos

            Nos cursos experimentais anteriores (envolvendo eletricidade) a maior parte dos dispositivos utilizados (resistências, capacitores e indutores) eram  passivos e lineares.

            Um diodo é um dispositivo passivo, porém não linear.O diodo é composto por uma junção de semicondutores com dopagem tipo p e n (junção pn), sendo que esta junção permite mais facilmente a passagem de portadores de carga em um sentido que em outro.  O diodo, grosso modo, é um dispositivo, que quando em polarização direta permite a passagem de corrente, e em polarização reversa impede a passagem de corrente.

        Além de consultar a bibliografia, visite os sites sobre junções e componentes abaixo:

Livro Cap.  
Horowitz
1
1.06 (zener), 1.25 (diodos)
1.30 (ceifadores)
Millman
3,4
3.1, 3.2, 3.4 (diodos) 3.11 (zener)
4.1, 4.4.4.5 (ceifadores)
Boylestad
1,2
1.1 até 1.9 (diodos), 1.14, 2.8 (zener) 
1.15 (LED) 2.9 (ceifadores)
Bophry
4
 
Malvino
3,4
 4.2




O que é um protoboard?

            Protoboard, como o próprio nome indica, é um suporte para montar protótipos.  Os sistemas experimentais em eletrônica, antes de serem montados em placas de circuito impresso e soldados, são testados por software e como protótipos em um protoboard.
            O Protoboard consiste de uma placa de alumínio sobre a qual são presos conjuntos de estruturas plásticas vazadas.  O protoboard apresenta abaixo dos quadrados de plástico, uma série de duas lâminas folheadas a ouro, entre as quais os fios ou os componentes serão conectados, estabelecendo um contato elétrico bastante razoável.Observe que existem linhas verticais e linhas horizontais, as quais apresentam contato elétrico entre sí (formando equipotenciais), o que significa que elementos distintos conectados em "furos"diversos poderão apresentar potenciais distintos em cada contato.

            Os conectores ("bornes") são para a entrada de sinais elétricos ou de alimentação, conduzidos através de fios com terminais tipo "banana".  Como voce observa na fugura abaixo voce deverá utilizar um fio descascado, que irá ser atravessado no furo existente na parte inferior do "borne".  A outra extremidade do fio será também descascada, e entrará no protoboard.
              No caso de alguns fabricantes, o pino marcado como terra (acostume-se a ver este sinal   como representando o sinal associado ao potencial "terra", i.e., a referência do circuito).  Em montagens de redes elétricas, este sinal pode estar associado a um terra real, ou seja, um conjunto de barras de cobre enfiadas no solo, com um certe teor de umidade, para garantir uma fuga de tensão correte do sistema.







Curvas características dos diodos

        A curva característica de um diodo é a representação gráfica da corrente que atravessa o diodo em função da tensão aplicada entre suas extremidades.
 

       Visite!

Para obtermos uma curva característica, necessitamos de uma variação contínua da tensão aplicada sobre o diodo.  Uma das formas de se obter uma variação da tensão é a utilização de um transformador, aplicando uma onda de tensão senoidal sobre o diodo.

  Este símbolo estará sempre associado a montagem do circuito

Como medir a curva característica?


Montagem no protoboard

                Durante todo o curso, iremos montar circuitos no protoboard.  Quanto mais rapidamente vocês começarem a montar os protótipos de forma correta, de melhor forma a disciplina irá se desenvolver.



Circuitos ceifadores

            Os circuitos ceifadores são utilizados para controlar a tensão entre valores pré-definidos, eles "desviam" tensões mais altas, protegendo uma certa região do circuito, sendo uma das aplicaçõe mais simples dos diodos.



Ceifador com diodos retificadores


Ceifador com diodos zener



Ceifador com diodos distintos

            Teste algumas montagens combinando os componentes.







Revisada em 25/02/2000 /MUK