Atendimento a público e escolas - DISCIPLINA F 709  UNICAMP-IFGW
             Prof. José J. Lunazzi                       Atualizada: 2016.01.18
Relatório de um ano do projeto PREAC de apóio ao ensino de física experimental (2008-2009).



Relatório de um ano e meio, dezembro de 2010.

1o semestre 2011,  Exposição de Holografia para escolas de 2o grau e visitas ao Planetário Municipal de Campinas;     Antonio, Danilo e Roni-Planetário,  Fábio, Newton, Priscila, Rodrigo
Descrição do evento "Exposição de Holografia" realizada para candidatura a prêmio em 2011
2o semestre 2011 Relatórios dos alunos: Antonio, Cassiano (lente), FábioJ, Fernando, Glauco, Guilherme, Jefferson (lâmpada de fendas), João (acetato), Magda (Morse), MarcoPriscila (rotações), Tatyana
1o semestre de 2012: Exposição de Holografia para escolas de 2o grau e visitas ao Planetário Municipal de Campinas (em elaboração).
Relatórios: Bruno, Juliano
Relatórios dos alunos 2o semestre 2012: Bruno, Carlos, Ebenezer, Lucas, Luis, MayaraRicardo.          
Relatórios dos alunos  1o semestre 2013: Sheila, Diego

Materiais do 2o semestre 2013
- Lâmpada de fendas halôgena 500 W
- Óculos 3D caseiros
- Experimento com óculos 3D polarizados circulares para a TV, e lineares, para ver a imagem em espelho piscando os olhos.
- Kit Professor-Exposição de Holografia: DVDs, óculos 3D e material de presente.
- Lâmpadas para usar como lentes com líquido dentro, do Kit Professor-Exposição de Holografia, e feitas pela Naiara (tinham líqido permanente).
- Colheres várias funcionando como espelhos.
- Espélhos "La Nube"
- Câmara de furo.
- Composição de cores por meio de três lâmpadas
- Cuba para o exercício do peixe, e prisma de água.
- Pêndulos acoplados, trazendo os em exposição no LEB-IFGW.
Audiovisual:
- Fotos selecionadas dos eventos da disciplina: Exposição de Holografia, Complemento às demonstrações do Planetário, Experimentos no LEB-IFGW e em escolas.
- Fotografias 3D feitas para TV 3D em TV 3D. E para TV e monitor convencionais por codificação cromática, com a novidade das  codificadas pela técnica copiada da empresa ColorCode3D.
- Vídeo "EE Anibal de Freitas Caíndo em Núvens"
- Vídeo "Pêndulos Acoplados"


Relatórios parciais dos alunos
:
 
Guilherme (Planetário, Câmara de furo, Evento em escola), Henrique (Planetário, Câmara de furo, combinação de cores-luz primárias), Richard (Pêndulos Acoplados)
Áudio de Aulas
- 130816_Aula_2_F709.wma, 130823_aula_F709.wma, 130830_aula.wma, 130830_Aula_F709.m4a, 13xxxx_Aula_de_F709.m4a, 131108cxu_F709_aula.m4a, Conversor de formatos recomendado

Materiais realizados no 1o semestre de 2014, apresentados no evento de consulta à comunidade do Instituto de Física do dia 09/06/14

- Kit Professor-Exposição de Holografia:
DVDs,
Óculos 3D caseiros em kit para o professor fazer com os alunos, e material de presente: Lâmpadas para usar como lentes com líquido dentro, cilíndricas de sucata de vapor de sódio, "CHICO RALA COCO".
- Câmara de furo no auditório do Planetário, usando o desenho do Newton.
- Invisibilidade de objetos de vidro por meio de glicerina, em vidro rugoso ou em cristal com figuras dentro.
- Conjunto para ensino de óptica europeu, distribuido pela EPIC, apresentado em escola.
- Eqipamento para fazer holografia em casa.
Cada aluno vai levar seu relatório parcial e comentar a disciplina sob seu ponto de vista.
Audiovisual:
- Fotos selecionadas dos eventos da disciplina: Exposição de Holografia.
- Fotografias 3D dos professores feitas para TV 3D em TV 3D.

- Projetor a diodos com baixo peso, baixo consumo e curta distância de projeção.
- Portaretratos digital presentando um holograma: "Olha meu olograma" (voz e imagem de Michel Jackson).
- Câmara de furo no auditório do Planetário.
Relatórios pré-finais: Cassemiro, Clarissa, João, Luis,


Trabalhos em andamento no segundo semestre de 2014
Fotografia 3D e TV 3D
Espectro por CD ou DVD e lanterna focalizável
Observações do Lunazzi sobre exemplos discutíveis em livros da universidade: 1) Colisão bidimensional de duas partículas. 2) O peso não vale mg. 3) Porque v < c em um meio?
Lâmina quebra-cara  feita com vidro comercial 19mm
Apresentações em escolas

Relatórios dos alunos:  Daniel, Felipe, Hélio, Suellen, Thiago, Vinicius,
Willian, Youssef, Yuri,
RELATÓRIO DO 2o SEMESTRE 2014 NO PROJETO DE EXTENSÃO PEC-PREAC-UNICAMP 2014


Ivan_Tadeu_Ferreira_brasileiro_17_anos_ganha_provas_fisica_linguistica_e_astronomia2012.jpg

130906_Foto_de_capa_do_Correio_Popular_50.png
agradecer_embaixo.gif
agradecer.png
Prof. José J. Lunazzi
Podemos ajudar a mudar essa realidade! Façamos o povo se interesar pela física! (vai a "espelho cilíndrico predial")

                       Sobre o Planetário de Campinas
Comentário do Prof. Lunazzi,

O Planetário e o Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, localizados no Parque Portugal ao lado do Ginásio de Esportes foi um projeto do ex-professor do Instituto Carlos Alfredo Argüello combinando a UNICAMP com a Prefeitura Municipal e recursos vindos das "polonetas", dinheiro que deviam alguns paises da União Soviética para pagar o café que recebiam do governo da ditadura. Pagaram com tecnologia da firma Zeiss, da Alemanha Oriental na época, quem faz óptica de primeira qualidade e, tradicionalemnte, planetários.  Hoje em dia planetários são montados, como em Atibaia, com tecnologia totalmente nacional.
O Planetário tinha na época um ônibus para transportar as escolas mas hoje não tem. O ingresso é gratuito para escolas municipais, tem um custo para escolas estaduais e maior para particulares, mas hoje são geralmente as particulares as únicas que visitam, pois cada vez menos escolas públicas fazem visitas externas. Aos fins de semana é aberto ao público. O Museu Dinâmico de Ciências está montado, mas não tem monitores que possam atender ao público. A voz gravada que explica na visita no Planetário, foi gravada pelo Romildo (ver nota ao lado).
Ficamos com muita saudade dele.
No ano da astronomia, perdemos um astrónomo                                           De Cosmo on Line, 24 de abril de 2009

CAMPINAS PERDE ASTRÔNOMO ROMILDO PÓVOA FARIA

Profissional de 56 anos trabalhou no Planetário do Museu Dinâmico de Ciências por 20 anos: sofreu um AVC

O astrônomo Romildo Póvoa Faria, de 56 anos, que por 20 anos trabalhou no Planetário do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, morreu na última terça-feira (21/4), em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) onde estava realizando há quase quatro meses treinamento da equipe do Planetário recém-inaugurado naquela cidade. Ele foi sepultado em sua cidade natal, Manhuaçu, Minas Gerais, na quarta-feira (22/4).

Há três anos, Faria se aposentou pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O astrônomo trabalhava como diretor do Planetário da cidade de Parnamirim. O astrônomo atuou no Planetário e Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo, no Observatório Municipal de Campinas ‘Jean Nicolini’, no Planetário do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas.

Participou na Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern) das reuniões de planejamento da Cidade da Ciência. Atuou na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp. Escreveu sete livros, um foi "Fundamentos de Astronomia", o mais recente "Maravilhas do Céu Estrelado". Ele foi co-fundador e primeiro presidente da Associação Brasileira de Planetários (ABP), e participou de de outras instituições científicas e culturais, colaborou com diversos órgãos da imprensa.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------