XI SNEF  Niteroi- RJ 23-27.01.94
Exposição de experiências de Óptica no dia 25, 4a, das 10:30 as 12:30
Expositor: Prof. José J. Lunazzi - Instituto de Física - UNICAMP.
Pessoal: Edmundo Grabalhos Jr., Marcelo E.H.M. da Costa, Cristina  C. de Lunazzi.

Exposição registrada em vídeo, dur. 27 min, assista o mesmo em http://www.cameraweb.unicamp.br

X  Indica que não necessita de sala escura. ;-)

Óptica Geométrica:
1) Sombras com fonte cilíndrica
Usa lampadinha tipo 25W ou 40W pequena, com vidro sem tinta, abajour preto por dentro e possibilidade de chegar perto da lampadinha com o grampo que faz a sombra.

2) Câmara de furo X
Feita com tubo de cartulina preta, papel aluminio na frente, elástico para prendé-lo, plástico difusor  como tela.

3) Espelhos cilíndricos X
Usa vidro de garrafa espelhado, papel milimetrado para definir por alinhamento de alfinetes a direção de raios que acabam definindo o foco e a posição de imagens.

4) Prismas e lentes com agua e sacolas plásticas.X
Usa lampadinhas vazadas cheias de agua, ou vidros de relogio, ou vidros planos.

5) Luneta com ocular feito de lampadinha.X
Usa uma  lampadinha  vazada cheia com agua, uma lente de óculos, tubos de cartulina preta e elásticos.

6) Uso do programa gráfico AUTOCAD no ensino da óptica. X
Define com precisão as interseções e ángulos dos  raios, imprimindo  retas  precisas.  Um exemplo é a explicação da profundidade  de campo (propriedade do desenfoque) e da dupla formação de imagens na projeção de transparencias.

7) Fotografia com  papel de ampliações.
Aproveita câmaras antigas compradas em feira para fotografar de maneira barata objetos estáticos.   Com câmaras profisionais pode até fotografar pessõas em dia de sol. Cria o negativo e o positivo com o papel, podendo até realizar ampliações.

8) Adaptação de um projetor escolar para lâmpada halogênea.
Usa um projetor manual nacional de baixo  custo e com uma lata, uma lâmpada halogênea de 12V/50W e transformador 110-220V/12V permite ampliar ao tamanho de 1,2m x 1m em sala escura.

9) Dupla  formação de imagens nos projetores de transparências.
Com qualquer projetor de diapositivas ou com retroprojetor permite ver a figura projetada e, entre ela  e a tela, a figura da lâmpada iluminadora.

10) Gerador de figuras com laser.
Por meio de espelhos e movimentos combinados permite gerar figuras muito atrativas com laser de He-Ne de baixa potência.

Optica Ondulatória:
11) Difração por fendas feitas com lâminas de barbear. X
Por meio de uma lâmpada de filamento reto alinhado com uma fina fenda feita entre as bordas de uma lâmina de barbear pode-se controlar o grau de distribuição angular da figura de difração variando a largura da fenda.
12) As borboletas azuis e a difração.X
ostra uma  típica borboleta azul e sua estrutura microscópica, explicando como a difração é o fenômeno utilizado para obtenção da cor.
13) As conchas marinas e a interferência. X
Mostra uma concha marina de multiples cores geradas por interferência da luz branca.
14) Interferência em espelho difusor
Usa uma camada fina difusora na frente de um espelho comum para gerar uma variedade de aneis e franjas de interferência de grande tamanho.
15) Espectros de  He-Ne com rede holográfica.
Usa uma rede construida com  o equipamento didático  para holografia desenhado na UNICAMP para observar o espectro da emissão espontânea de um tubo de laser de He-Ne, onde o tubo não necessita estar gerando luz laser.

Estereoscopia:
16) Demonstrações de estereogramas feitos em microcomputador X
Por meio de microcomputador são gerados pares estereoscópicos e estereogramas simples que podem ser vistos por meio de alteração  da convergência dos olhos, por meio  de óculos coloridos ou por meio de um espelho.

Holografia:
17) Equipamento didático: interferômetro, construção de redes de difração, espectros do He-Ne e laser, construção de hologramas para luz branca . X
Um equipamento compacto permite fazer hologramas em sala de aula que podem ser vistos em casa com luz comum.  Um interferômetro  pode  ser montado nele para perceber vibrações sutis, mudanças de indice de refração do ar e de liquidos.  Pode-se construir redes de difração e ver o espectro espontâneo do Helio com o Neonio ao lado da luz não decomposta da emissão altamente monocromática do laser.
18) Exemplos de hologramas. X
Holograma de um microscópio aumentando, do jogador Michel Jordan sorrindo, animado e a cores, do símbolo da UNICAMP com poder de ampliação e outros.
19) Holoprojetor de objetos
Aparelho simples criado  na  UNICAMP que gera sobre tela holográfica a ilusão perfeita da presença de objetos  animados que na verdade estão ocultos  dentro do projetor.
20) Holoprojetor de fotografias.
Aparelho criado  na  UNICAMP que  permite ver fotos sobre tela holográfica portatil de 90cm x 60cm em diferentes planos na frente ou por tras da tela, dando apariência  quase holográfica.

EXPERIENCIAS DE ONDAS:

Trata-se de 10 experiências envolvendo deteção de defasagens em corrente alternada, efeito Doppler em som, polarização na vibração  de cordas, batimento de frequências por meio de flautas doces, interferença no acoplamento de altofalantes, na recepção de ondas curtas de radio, etc.

VOLTA À PÁGINA DE ENSINO DE ÓPTICA     1