Curiosidades da Rede

 

25/02/2015 Neste link você encontra algumas propriedades da Prata. O átomo é usado no experimento de Stern-Gerlach (MAPL).

02/03/2015 Neste link você encontra vários aplicativos sobre dinâmica de pacotes de onda. Vale a pena percorrê-lo integralmente (MAPL).

04/03/2015 Este link é um aplicativo sobre o experimento de Stern-Gerlach. Dá para visualizar o experimento com mais de um ímã (André Luiz Fahl).

 

04/03/2015Achei um site que talvez seja interessante: link. É da Ecole Polytechnique de Paris” (Fábio Pimentel Duarte Novo).

 

04/03/2015sobre partículas emaranhadas me fez lembrar esse vídeo: link. Num sentido mais didático (ainda básico) gosto também desses daqui: link.  Procurando sobre esse tema da desigualdade de Bell, acabei chegando nesse "artigo", um pouco antigo, mas que me fez entender um pouco o tema: link” (Sofía Isabel Coto Guzman).

 

09/03/2015seguem dois artigos que achei interessantes. Um deles trata de uma interpretação do experimento de Stern-Gerlach como um experimento do tipo "gato de Schrodinger", sobre como a decoerência espacial/ de momento dos pacotes de onda comunica o mundo clássico macroscópico com o quântico microscópico, achei bastante condizente com as discussões que fizemos aula passada (e faremos no futuro). E ele cita o prof. Caldeira! link. O outro é bem mais simples e trata do contexto histórico e pessoal de Stern e Gerlach quando da realização do experimento pela primeira vez. Achei a abordagem bem didática e agradável, ao estilo curiosidade histórica (é um physics today): link (Melissa Mendes Silva). 

 

09/03/2015 Neste link você encontra uma animação sobre a experiência de duas fendas (interferência) com feixe de elétrons, fótons e água (MAPL).

 

11/03/2015Um grupo de cientistas conseguiu observar tanto o comportamento corpuscular quanto o ondulatório da luz ao mesmo tempo em um experimento. Neste link há uma discussão muito legal e, na minha opinião, bastante acessível sobre o resultado. Segue o link do artigo (Diego Scolfaro da Silva). 

 

11/03/2015Encontrei um artigo sobre a formação de padrões de interferência para moléculas massivas (514u e 1298u). O interessante nesse artigo é que há a formação dos padrões de interferência em tempo real, para isso foi usado uma técnica de captação de imagem de uma única molécula por fluorescência. Além disso, no artigo há uma preocupação com a interação de van der Waals, que geralmente é considerada uma interação fraca, mas que nesse caso não pode ser desprezada” link (Mario Moda Piva).

 

11/03/2015 Neste link você encontra um artigo sobre (segundo os autores) um dos Gatos de Schrödinger mais gordos da literatura (MAPL).

 

22/03/2015 Um artigo (“Survey of the Interpretations of Quantum Mechanics) de 1955 de um pesquisador argentino, Mario Bunge. Ele discute vários itens do conteúdo de nosso programa. “Envio para você um artigo que pode encontrar e acho que pode ser interessante link (Angela Milena Rios Suarez). 

 

23/03/2015 “Envio os links de um vídeo (link) e de um artigo (link) da revista Chemical Reviews. O vídeo mostra, de maneira bem curta e simplificada, o efeito do tunelamento. Inicialmente, ele mostra como o efeito ocorre e depois fala sobre o STM (scanning tunneling microscope). O artigo fala sobre técnicas de fabricação de nano estruturas e para tanto, mostra uma aplicação direta do STM (seção 5). Escolhi estes links por achar interessante uma aplicação prática e também a interdisciplinaridade que a mecânica quântica traz” (Paloma Pellegrini).

 

30/03/2015Recebi a indicação de um artigo sobre a medida experimental mais forte até o momento do que é chamado "Spooky Action", como já vimos em um dos vídeos que o senhor nos mostrou em uma aula. Neste artigo, dois grupos conseguiram dividir, de alguma forma, um fóton em dois laboratórios e, fazendo medidas em um dos laboratórios, detectaram mudanças no estado quântico no outro laboratório, mesmo estando estes muito distantes”. Segue o link do artigo de divulgação e o link do artigo original (Diego Scolfaro da Silva).

 

04/04/2015Estava pesquisando um pouco mais sobre a "bouncing ball" quântica e encontrei esses dois links interessantes. Um deles (link) tem uma animação (link) ilustrando como a função de onda muda conforme a "bola" atinge a barreira de potencial infinito e sobe novamente. O outro (link) é um artigo propondo um experimento para medir com maior precisão a massa do anti-hidrogênio com uma montagem experimental semelhante à do experimento da "bouncing ball" de nêutrons, citado no livro. Achei bem interessante porque mostra uma aplicação da teoria que não seja demonstrar a própria teoria” (Melissa Mendes).

 

08/04/2015 Neste link você encontra o artigo de Richard P. Feynman (Rev. Mod. Phys. 20, 367 (1948)) sobre a formulação da Mecânica Quântica com integrais de caminho. Vale a pena ler (MAPL).

 

24/04/2015 Neste link você encontra as notas de aula do Prof. Marcus Aguiar sobre o método WKB, onde ele deduz as equações fazendo a conexão entre regiões I e II (ver livro texto) com as funções de Airy (Luiz Filipe Campos Faria).