Curiosidades da Rede

2015

 

25/02/2015 Neste link você encontra algumas propriedades da Prata. O átomo é usado no experimento de Stern-Gerlach (MAPL).

02/03/2015 Neste link você encontra vários aplicativos sobre dinâmica de pacotes de onda. Vale a pena percorrê-lo integralmente (MAPL).

04/03/2015 Este link é um aplicativo sobre o experimento de Stern-Gerlach. Dá para visualizar o experimento com mais de um ímã (André Luiz Fahl).

 

04/03/2015Achei um site que talvez seja interessante: link. É da Ecole Polytechnique de Paris” (Fábio Pimentel Duarte Novo).

 

04/03/2015sobre partículas emaranhadas me fez lembrar esse vídeo: link. Num sentido mais didático (ainda básico) gosto também desses daqui: link.  Procurando sobre esse tema da desigualdade de Bell, acabei chegando nesse "artigo", um pouco antigo, mas que me fez entender um pouco o tema: link” (Sofía Isabel Coto Guzman).

 

09/03/2015seguem dois artigos que achei interessantes. Um deles trata de uma interpretação do experimento de Stern-Gerlach como um experimento do tipo "gato de Schrodinger", sobre como a decoerência espacial/ de momento dos pacotes de onda comunica o mundo clássico macroscópico com o quântico microscópico, achei bastante condizente com as discussões que fizemos aula passada (e faremos no futuro). E ele cita o prof. Caldeira! link. O outro é bem mais simples e trata do contexto histórico e pessoal de Stern e Gerlach quando da realização do experimento pela primeira vez. Achei a abordagem bem didática e agradável, ao estilo curiosidade histórica (é um physics today): link (Melissa Mendes Silva). 

 

09/03/2015 Neste link você encontra uma animação sobre a experiência de duas fendas (interferência) com feixe de elétrons, fótons e água (MAPL).

 

11/03/2015Um grupo de cientistas conseguiu observar tanto o comportamento corpuscular quanto o ondulatório da luz ao mesmo tempo em um experimento. Neste link há uma discussão muito legal e, na minha opinião, bastante acessível sobre o resultado. Segue o link do artigo (Diego Scolfaro da Silva). 

 

11/03/2015Encontrei um artigo sobre a formação de padrões de interferência para moléculas massivas (514u e 1298u). O interessante nesse artigo é que há a formação dos padrões de interferência em tempo real, para isso foi usado uma técnica de captação de imagem de uma única molécula por fluorescência. Além disso, no artigo há uma preocupação com a interação de van der Waals, que geralmente é considerada uma interação fraca, mas que nesse caso não pode ser desprezada” link (Mario Moda Piva).

 

11/03/2015 Neste link você encontra um artigo sobre (segundo os autores) um dos Gatos de Schrödinger mais gordos da literatura (MAPL).

 

22/03/2015 Um artigo (“Survey of the Interpretations of Quantum Mechanics) de 1955 de um pesquisador argentino, Mario Bunge. Ele discute vários itens do conteúdo de nosso programa. “Envio para você um artigo que pode encontrar e acho que pode ser interessante link (Angela Milena Rios Suarez). 

 

23/03/2015 “Envio os links de um vídeo (link) e de um artigo (link) da revista Chemical Reviews. O vídeo mostra, de maneira bem curta e simplificada, o efeito do tunelamento. Inicialmente, ele mostra como o efeito ocorre e depois fala sobre o STM (scanning tunneling microscope). O artigo fala sobre técnicas de fabricação de nano estruturas e para tanto, mostra uma aplicação direta do STM (seção 5). Escolhi estes links por achar interessante uma aplicação prática e também a interdisciplinaridade que a mecânica quântica traz” (Paloma Pellegrini).

 

30/03/2015Recebi a indicação de um artigo sobre a medida experimental mais forte até o momento do que é chamado "Spooky Action", como já vimos em um dos vídeos que o senhor nos mostrou em uma aula. Neste artigo, dois grupos conseguiram dividir, de alguma forma, um fóton em dois laboratórios e, fazendo medidas em um dos laboratórios, detectaram mudanças no estado quântico no outro laboratório, mesmo estando estes muito distantes”. Segue o link do artigo de divulgação e o link do artigo original (Diego Scolfaro da Silva).

 

04/04/2015Estava pesquisando um pouco mais sobre a "bouncing ball" quântica e encontrei esses dois links interessantes. Um deles (link) tem uma animação (link) ilustrando como a função de onda muda conforme a "bola" atinge a barreira de potencial infinito e sobe novamente. O outro (link) é um artigo propondo um experimento para medir com maior precisão a massa do anti-hidrogênio com uma montagem experimental semelhante à do experimento da "bouncing ball" de nêutrons, citado no livro. Achei bem interessante porque mostra uma aplicação da teoria que não seja demonstrar a própria teoria” (Melissa Mendes).

 

08/04/2015 Neste link você encontra o artigo de Richard P. Feynman (Rev. Mod. Phys. 20, 367 (1948)) sobre a formulação da Mecânica Quântica com integrais de caminho. Vale a pena ler (MAPL).

 

24/04/2015 Neste link você encontra as notas de aula do Prof. Marcus Aguiar sobre o método WKB, onde ele deduz as equações fazendo a conexão entre regiões I e II (ver livro texto) com as funções de Airy (Luiz Filipe Campos Faria).

 

2020

 

27/01/2020 A turma do primeiro semestre de 2020 está convidada a contribuir. Mandem suas sugestões de links para meu e-mail (maplima@ifi.unicamp.br).

 

30/04/2020 Neste link você encontra um artigo sobre uma dedução que o Feynman fez das equações de Maxwell. O Leonardo Rodrigues (sugeriu o artigo) vai fazer um resumo dele na próxima segunda ou quarta-feira. Ele também recomenda a leitura de um comentário sobre o artigo.

 

05/05/2020 Contribuição da Idaiane L. Machado: A referência 4 (da apresentação abaixo) que contém uma base de dados com 230 documentos originais, digitalizados e gravações em áudio relacionadas a Hugh Everett III: http://ucispace.lib.uci.edu/handle/10575/1060 , que inclui cartas trocadas naquela época (Everett; Wheeler; Peterson; DeWitt; Bohr). E o seguinte link contém a tese completa do Everett https://www-tc.pbs.org/wgbh/nova/manyworlds/pdf/dissertation.pdf.

 

06/05/2020 A Elsa chama a atenção para as diversas interpretações da Mecânica Quântica (preâmbulo estimulante para o artigo abaixo): https://en.wikipedia.org/wiki/Interpretations_of_quantum_mechanics

 

01/07/2020 Neste link você encontra um artigo sobre “Experiment and the foundations of quantum physics”,  Anton Zeilinger, sugerido pelo Felipe Silva.

 

11/08/2020 Neste link você encontra um artigo sobre “Quantum Mechanics, Local Realistic Theories, and Lorentz-Invariant Realistic Theories”, Lucien Hardy, sugerido pela Elsa.

 

12/08/2020 Neste link você encontra um artigo sobre “Quantum Seeing in the Dark”, Paul Kwiat, Harald Weinfurter and Anton Zeilinger ,  sugerido pela Elsa.

 

2021

 

17/03/2021 A turma do primeiro semestre de 2021 está convidada a contribuir. Mandem suas sugestões de links para meu e-mail (maplima@ifi.unicamp.br).

17/03/2021 Neste link você encontra um artigo de curiosidades sobre o experimento de Stern-Gerlach. O Ayron Andrey (sugeriu o artigo) estimulou a leitura na aula de hoje.

17/03/2021 Livros a história da mecânica quântica (sugeridos por Pedro Pinho Nascimento):“The conceptual development of quantum mechanics"  do Max Jammer  ou "The Old Quantum Theory"  de Ter Haar.

17/03/2021 Mensagem do Victor Antony: (1) primeira é aquele livro que mencionei no começo da aula, que se chama “The Story of Spin”, do Sin-Itiro Tomonaga  e (2) uma discussão num evento de ciência sobre diferentes interpretações da questão da medida em mecânica quântica. Esta discussão foi feita em nível de divulgação, mas é um bom ponto de partida para depois pesquisarmos mais: https://www.youtube.com/watch?v=GdqC2bVLesQ 

18/03/2021 Mensagem do Guilherme Sampaio:  Gostaria de compartilhar com o senhor e com os colegas 01 artigo super interessante publicado no último dia 16 agora de Março no "The Journal of Physical Chemistry Letters" sobre o desenvolvimento de um algoritmo quântico que prevê os estados eletrônicos de átomos e moléculas por calcular diretamente as diferenças de energia.

Link do artigo - [https://pubs.acs.org/doi/pdf/10.1021/acs.jpclett.1c00283]. Também gostaria de compartilhar um Aplicativo para computadores e celulares - [Android] de nome "Quantum" que é gratuito e que apresenta explicações dos fenômenos básicos da Mecânica Quântica divididas em 13 capítulos, além de 60 questões de avaliação divididas em 04 testes, onde podemos testar nossos conhecimentos sobre Mec. Quântica inicial. Link do aplicativo - [https://play.google.com/store/apps/details?id=brychta.stepan.quantum_en&hl=pt_BR&gl=US].

22/03/2021 Mensagem do Guilherme Sampaio: Fiquei pensando naquela explicação que o senhor comentou sobre o colapso da função de onda para um dos estados possíveis, e me lembrei desta "série" chamada "Além do Cosmos" apresentada pelo Brian Greene; tem um episódio específico sobre Mecânica Quântica. Não utiliza todo este formalismo matemático que o senhor está nos ensinando, mas achei interessante de ver - [o vídeo é mais voltado p/ divulgação mesmo]. LINK - [https://www.youtube.com/watch?v=DcgB3pJQoqw&list=PLtp-F3T-JDf6ycn2dtBjUUyDnA6oB0AhZ&index=3].

29/03/2021 Mensagem do Pedro Pinho: Estou anexando o artigo original do M. Stone onde ele demonstra o seu Teorema de Stone, afirmando que toda família de operações unitárias uniparamétricas, U, como por exemplo: (1)Evolução Temporal, (2)Translação, …, implicam na existência de um operador autoadjunto, A, chamado de gerador: (1)Momento linear, (2)Hamiltoniano, …, de forma que essas operações unitárias, U, tomam a forma exp(itA), onde t é apenas um parâmetro. Diferente de como o Sakurai faz, utilizar o Teorema de Stone para derivar a forma do Operador de Translação não necessita de expansões em Taylor dos kets. É um ótimo conteúdo para aqueles que estiverem curiosos com uma demonstração mais rigorosa.
Artigo: https://www.jstor.org/stable/1968538?origin=crossref&seq=1 

 

 

 

 

 

 

 

Artigo: Ensino de Mecânica Quântica

04/05/2020 Neste link você encontra os slides da apresentação (15 min) do Felipe S. sobre “A Interpretação de Bohm”.

04/05/2020 Neste link você encontra os slides da apresentação (15 min) do Alan “Paradoxo EPR e desigualdade de Bell”.

04/05/2020 Neste link você encontra os slides da apresentação (15 min) da Idaiane “Interpretação de Muitos Mundos (IMM)”.

06/05/2020 Neste link você encontra os slides da apresentação (15 min) da Willian “Interpretação Quântica Bayesianista (QBism)”.

11/05/2020 Neste link você encontra os slides da apresentação (15 min) da Elsa “Interpretação de von Neumann”.

11/05/2020 Neste link você encontra os slides da apresentação (15 min) da Felipe M. sobre “Teorias de Colapso Objetivo”.

11/05/2020 Neste link você encontra os slides da apresentação (15 min) da Ana Elisa sobre “Interpretação Transacional”.

11/05/2020 Neste link você encontra os slides da apresentação (15 min) da Vinícius sobre “Ensemble Interpretation”.

03/06/2020 Neste link você encontra os slides da apresentação (15 min) da Elsa “Teletransporte Quântico”.

01/07/2020 Neste link você encontra os slides da apresentação (15 min) do Felipe S. sobre “Experimento de Duas Fendas com duas Partículas”.

15/07/2020 Neste link você encontra os slides da apresentação (15 min) do Felipe M. sobre “Experimento de Duas Fendas com duas Partículas”.

15/07/2020 Neste link você encontra os slides da apresentação (15 min) da Ana Elisa sobre “Teleporte e computação quânticos”.

04/08/2020 Neste link você encontra os slides da apresentação (15 min) da Elsa sobre “Paradoxo de Hardy”.