Um exemplo do sistema tradicional alemão encontra-se no Departamento de Física da Universidade Nacional de La Plata, Argentina. Comprou-se há mais de um século material e armários para ele. Nas últimas décadas, prejudicado pelo abandono e acidentes, está sendo resgatado, uma parte ainda em uso e outra na forma de museu de ciência com atendimento ao público, com página onde podem ver-se os manuais. Há um contato já estabelecido com que podemos contar para saber mais. Trata-se de experimentos para um anfiteatro para 300 alunos, guardados originalmente embaixo das arquibancadas pelo técnico que os preparava. |
Todo o que podia ser feito grande para ter visibilidade o era, e isto pode ser bom hoje porque mesmo com a facilidade de se instalar uma câmera e um projetor, os elementos eletrônicos intermediários afastam ao aluno do experimento. Iremos procurar mais contatos, com a Universidade de Buenos Aires e com universidades do mundo que possam nos fornecer informação. Já tivemos contato com a Universidade de Maryland, que tem uma listagem pronta para uso, e trocamos com eles vídeos, recebendo um DVD de experimentos de som. |
P.ex.: 1:02-1:17 min. .." | Foi muito conhecido e popular Walter Lewin, o professor do MIT que mais aparece colocando experimentos em aula, p.ex.: |
Note como a sala de aula tem uma mesa bem comprida e cheia de experimentos. |
Experimento
de pêndulo, demonstração brilhante em sala de aula
(originalmente citávamos três experimentos, mas foram retirados pelo MIT por causa de acusação de desvio de conduta do Lewin): 1) Experimento Movimento Harmônico Simples: em 11min 22seg 2) Experimento sobre conservação de energia mecânica: em 29min 45seg 3) Experimento sobre giroscópio: em 35min 28seg Todos os experimentos no YouTube. Tem o livro dele "For the love of Physics", está em inglês, e existe em versão digital. |
http://www.youtube.com/watch?v=lfNvbJbYxFQ&list=PLxI8Can9yAHdG8tw2QofrU02IuAEVyGlL - 13:40 min | http://www.youtube.com/watch?v=81m2JfIdL5k&list=PLxI8Can9yAHdG8tw2QofrU02IuAEVyGlL - 40:33 min |
Projetos que vem sendo propostos
pelo Prof. Lunazzi |
Uso de lentes de água para
mostrar as propriedades convergentes e divergentes |
Câmera para mostrar experimentos
projetando em 3D |
Recebemos o pedido da Profa. Carola para apresentar interferência por espelho de Lloyd. Na versão clássica, porém também na moderna, didática, as franjas são pequenas e vistas com uma objetiva. Pensamos em maneiras de apresentar as franjas, e conseguimos pelo interferômetro de Michelson caseiro, finalmente, com láser verde de 50 mW sendo vissíveis por todos na sala de aula. |
Uma sugestão que posso fazer aos professores é a de aplicar o efeito Doppler. Um disco espesso de aço gerava um som bem intenso quando martelado, girando ele com o braço o efeito era bem identificável. E agora temos um experimento recente com mais possibilidades, complemento eletrônico daquele analógico. |
Força entre correntes: Experimento solicitado por um professor, do qual tinha visto em aula de teoria no Dpto. de Física da Facultad de Ciências Exactas da Universidad Nacional de La Plata. Recebemos dados e apoio do grupo de ensino,ver foto ao lado. |
Veja o artigo de um professor de
Química da UNICAMP sobre experimentos em sala de aula. |
Experimentos que foram apresentados no
evento
de consulta à comunidade do Instituto de Física (dia
09/06/14). |
Circuito simples com lampadinhas para mostrar a associação de resistências em série e em paralelo (falta achar e colocar o relatório) Manual de Dicas para Realização de Experimentos Manual (em versão prévia, a ser continuado) Construção de uma lente divergente de água. Veja nosso prévídeo, e o vídeo didático da Designmate em versão 2D. Registro em papel da senoide que resulta do movimento harmônico de uma mola. Demonstrando a força entre correntes com dois fios retos e bateria de carro.
Interferência: Interferômetro
de Michelson. Bolhas de sabão. Anéis de interferência
por transmissão projetado por lâminas á maneira de Lunazzi.
Veja
o vídeo da segunda apresentação em aula. TV3D criada pelo PROFIS. |
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