Coerência, Experiência e Conhecimento
Coerência
Brito foi o único candidato a manter a coerência em todas as suas manifestações nos debates. Abordou sempre questões conceituais relativas à universidade. Não cedeu espaço para o populismo, a demagogia e o corporativismo.
Experiência e Conhecimento
Sua experiência acadêmica e administrativa, no país e fora, e seu conhecimento sólido sobre as questões relativas à Ciência e Tecnologia e ao Ensino Superior é a garantia de uma gestão de desenvolvimento acadêmico para a UNICAMP.
Destaques nos Debates e das Reuniões nas Unidades
Valores Acadêmicos
O conhecimento é o objeto por excelência. Numa instituição acadêmica, voltada para a geração, a difusão e a aplicação do conhecimento, todas as decisões devem se pautar por valores de natureza acadêmica – a liberdade acadêmica, a busca da excelência segundo os critérios universais de cada área do conhecimento, o respeito e o incentivo à diversidade, a premiação da qualificação e dos objetivos mais elevados da universidade.
Universidade Pública
A defesa intransigente, responsável e qualificada da Universidade Pública exige o compromisso com os Valores Acadêmicos. A UNICAMP, com sua alta qualificação de pessoal e infra-estrutura deve e pode ser a instituição líder na defesa do Ensino Superior Público no Brasil.
Universidade e Educação
A missão singular e essencial da universidade é a educação – ensino de graduação, de pós-graduação e de extensão. A UNICAMP deve ter como objetivo a formação das lideranças intelectuais que construirão o futuro do Brasil.
Interação com a sociedade
A via por excelência da interação deve ser a educação, sem prejuízo de outras ações como pesquisa colaborativa, serviços e extensão. Mas o foco de todas estas outras atividades deve ser sempre a sua contribuição à educação e ao ensino.
Educação completa e multidisciplinar - Redação, Humanidades Artes e Ciência
A formação das lideranças intelectuais que objetivamos exige um ensino de graduação que eduque os estudantes de maneira ampla e abrangente, ao mesmo tempo que garanta excelente formação profissional.. Devemos estabelecer um Núcleo Curricular voltado a expor nosso alunos à fascinante aventura da descoberta do conhecimento pelo Homem, em todas as áreas do saber. Formação muito mais do que informação.
Mais vagas na graduação
Estabelecimento de uma estratégia racional para o aumento de vagas – melhor uso do tempo de trabalho dos docentes.
Pós-graduação
Oportunidades para experiência didática. Defesa de mais bolsas frente às agências e ao governo federal.
Ensinar com a pesquisa
Formar bem nosso graduandos exige o contato constante com a pesquisa e o exercício intelectual de descoberta do conhecimento.
Extensão Universitária
Incrementar a captação de recursos e busca constante das oportunidades de interação com a sociedade – empresas, governo, sindicatos, organizações –, sempre com o objetivo de formarmos melhor nossos estudantes.
Área de Saúde
A importância da assistência como fator social e como fator de educação dos médicos e enfermeiros que formamos. Defesa da política de atendimento hierarquizado. Apoio e preservação do convênio SUS e de sua administração pela CAAAS presidida pelo Diretor da FCM. Consolidação do FUCS como iniciativa pioneira na contribuição para os altos níveis de arrecadação junto ao SUS.
Recursos Humanos
Oportunidades para treinamento e qualificação. Processo Avaliatório baseado em mérito individual e desempenho setorial – chega de rodízio. Possibilidades de mobilidade interna.
Orçamento
Orçamento não é assunto administrativo e contábil – é assunto acadêmico, no qual as prioridades da instituição são consolidadas. Visibilidade da Proposta Orçamentária e da sua execução. Descentralização da execução. Qualificação progressiva. Priorização dos investimentos em Bibliotecas – livros e periódicos – e na recuperação da renda dos docentes.
Menos burocracia e mais inteligência
Uma nova estrutura de informática. Decisões baseadas em critérios acadêmicos. Racionalização dos procedimentos. Avaliação institucional.