A UNICAMP em primeiro lugar



Obrigado UNICAMP

"Uma flor nasceu na rua!
Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego
Uma flor ainda desbotada
Ilude a polícia, rompe o asfalto
Façam completo silêncio, paralisem os negócios
Garanto que uma flor nasceu."
(Carlos Drummond de Andrade, em A Rosa do Povo, 1945)

"You can't always get what you want"
(Rolling Stones, em Let it Bleed, 1969)

Muito obrigado a todos aqueles que apoiaram minha candidatura e meu programa. O período de debates e intensas discussões que antecedeu o primeiro turno da consulta à comunidade permitiu que apresentássemos à universidade um projeto baseado em um conceito: Valores Acadêmicos. Projeto construído a várias mãos, com um conjunto de docentes, alunos e funcionários preocupados com o futuro de nossa universidade, e que entendem o papel que a UNICAMP poderia desempenhar na defesa da Universidade Pública brasileira e na construção de uma universidade voltada para seus objetivos mais fundamentais de geração, difusão e aplicação do conhecimento.

Tal programa não foi vitorioso, mas recebeu expressivo apoio da comunidade unicampense. Certamente não o apoio suficiente para a realização do programa, mas suficiente para reconhecermos que uma nova UNICAMP está nascendo. Apresentamos à UNICAMP uma campanha e um programa que não cederam à demagogia e ao populismo. Um programa que defendeu que a força da UNICAMP não está na manutenção de velhos privilégios nem tampouco nas tendências de cunho corporativo, mas sim na identificação do Conhecimento como nosso objeto de trabalho, e da primazia do compromisso da universidade com a educação e o ensino, esta sim a maneira por excelência de a instituição interagir e dar frutos à sociedade. Defendemos também o ensino abrangente, voltado para a formação de lideranças intelectuais bem preparadas; a liberdade acadêmica como valor histórico e essencial para a defesa da universidade como local de todos os saberes; a diversidade como fonte de conhecimento; a busca constante da excelência, segundo os referenciais universais de cada área do conhecimento. Destacamos o caráter essencial da aplicação do conhecimento, na assistência e na extensão, sempre como forma de melhor educarmos nossos estudantes. Propusemos uma administração da universidade voltada para as atividades fim e que privilegiasse a inteligência e os critérios acadêmicos ­ do orçamento à política de recursos humanos, passando por todos os outros itens administrativos.

Não aderi, nem aderirei, a nenhuma das candidaturas no segundo turno. Mesmo que haja pontos positivos em ambas as propostas, elas não incluem a preocupação fundamental de meu programa com os Valores Acadêmicos como item central da vida universitária. Aqueles que apoiaram o projeto que defendi identificarão em cada uma destas candidaturas os pontos que mais se aproximem daqueles que propusemos, levando em conta também as questões mais locais relativas a cada uma das unidades da UNICAMP.

Finalmente, desejo àquele que for escolhido para ser Reitor da UNICAMP a melhor sorte e sucesso ­ A UNICAMP em primeiro lugar.

Clique aqui para entrar na página do Brito

A UNICAMP EM PRIMEIRO LUGAR