CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO AOS MEDALHISTAS DO BRASIL DA OLIMPÍADA LATINOAMERICANA UNIVERSITÁRIA DE FÍSICA-OLUF 2018.

A Sociedade Brasileira de Física-SBF acolheu a iniciativa da Sociedade Cubana de Física-SCF ajudando a que o Brasil, junto a outros nove paises, participara desse evento tão especial que estimula a muitos estudantes e põe de relevo o campo da física na América Latina.

Segundo a Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP noticiou a respeito da Olimpíada:

No dia 11 de maio de 2018 às 14:00hs foi realizada a segunda edição da Olimpíada Latino-americana Universitária de Física (OLUF 2018), que contou com a participação de 197 estudantes de 45 universidades e ocorreu simultaneamente em 10 países (Argentina, Belize, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, México e Venezuela). No Brasil foram 19 universidades com 105 participantes (201 inscritos) obtendo medalhas de Ouro, sendo as três primeiras das 5 possíveis, 7 medalhas de Prata das 15 possíveis, 10 medalhas de Bronze das 22 possíveis, 2 Menção Honrosa das 8 possíveis, totalizando 23 medalhas dentre as 50 possíveis. Um destaque foi o estudante Leonardo Almeida Lessa da USP que pela segunda vez obteve maior pontuação entre todos os participantes. A OLUF é organizada pela Sociedade Cubana de Física da Universidade de Havana em Cuba com apoio de UNESCO, CLAF, FEIASOFI, ICTP-SAIFR e da Academia de Ciência de Cuba. Foi coordenada no Brasil pelos Professores Leandro Cristante Oliveira do IBILCE-UNESP, José Joaquín Lunazzi e Munemasa Machida do IFGW-UNICAMP  em conjunto com professores representantes das 19 universidades. O Instituto de Física da UNICAMP realizou a prova com cinco candidatos e obteve medalhas de bronze pelos alunos André Saugo Mazzari e Tomás Aguiar Carnero Ferreira.


A cerimônia de premiação foi realizada no Instituto de Física da UNICAMP no dia 15 de março de 2019 com a presença da maioria dos medalhistas.

Após entonação do Hino Nacional do Brasil, falaram o Prof. Pascoal Pagliuso, Diretor do Instituto de Física, o Prof. Mauricio Kleinke, representante da Sociedade Brasileira de Física, o Prof. José Joaquín Lunazzi, organizador do evento, reproduzindo-se a fala do Prof. Leandro Cristante de Oliveira, da USP, e, posteriormente, a saudação da Profa.  Maria Sanchez Colina, pela organização da OLUF.

Feita a premiação em relação inversa, o Prof. Ivan G. Mitoso Rocha, do ITA, comentou sobre sua participação muito bem sucedida na preparação dos alunos do ITA.

Assista aqui ao vídeo da premiação.

Veja algumas fotos da cerimônia (cliqe para ampliar):









O Prof. Ivan fala de seu trabalho.

Após a cerimônia os participantes foram convidados a visitar alguns laboratórios do Instituto de Física: Nanotecnologia, Vácuo, Leptons, Óptica.







Ex-participante de Olimpíada Iberoamericana
de Física


 Caminhando em equilíbrio de uma corda, sobre as núvens

Assista a vídeo do holograma, clicando aqui.


E, como cereja do bolo, visitaram ao CNPEM (aceleradores LNLS e Sirius):











================================================================================================================================

J.J. Lunazzi 190403