FÍSICA NAS LOJAS, NAS INDÚSTRIAS, NA RUA

A idéia é colocar a física em experimentos, tão carente que está o ensino nas escolas e até nas universidades, de maneira simples e visando a utilidade da mesma, em lojas, comércios e indústrias. E até na rua.  Projeto iniciado em 2015 

Experimento "Força entre correntes", demonstrado na AutoElétrica Améndola, de Barão Geraldo-Campinas-SP, ao longo do ano 2015

O experimento sendo segurado pelos propietários da loja, a quens agradecemos pelo espaço outorgado e pela contribuição com elementos.

O experimento poe em curtocirtuito uma bateria de 60A, sendo a corrente tão intensa que se observa a separação no fio condutor na ida e na volta. Veja um relatório.


Experimento "Pêndulo composto", demonstrado na oficina mecânica "ScortCar", de Barão Geraldo, desde 2016 até hoje (julho de 2018)


O propietário da loja nos mostrando o pêndulo pronto para ser lançado.
Agradecemos a ele pelo espaço oferecido.
Trata-se de um pêndulo pendurado de um pêndulo principal, fixo a um eixo de giro de baixíssimo atrito afixado na parede. A identificação e uso destes elementos como descarte do cotidiano foi uma descoberta do Prof. Lunazzi de 2007. O movimento conjunto é classificado como caótico, não consegue ser repetido em sucessivos lançamentos, veja um vídeo.


Física nas lojas III (na indústria): Experimento para uma indústria que aplica tinta eletrostática.


A eletricidade estática cria forças de atração entre partículas. Veja o relatório.


Conjunto de experimentos sendo mostrados para os funcionários de uma loja de produtos de limpeza.



Veja o relatório


      Física na rua!  O primeiro experimento colocado, em um ponto de ônibus Barão Geraldo. Barão Geraldo-Campinas-SP 2017


Pêndulos acoplados por ressonância        Veja o relatório.


 Apoie esta experiência! Contribua: Difundindo, com material de sucata, oferecendo espaços, discutindo, etc.. Visite nossa página no Facebook.


Expressão abreviada desta página: https://tinyurl.com/fisicaparatodos