CARLOS ALFREDO ARGUELLO E O PRIMEIRO SHOW DE LASER DO BRASIL

Em 1985 acredito que somente o Instituto de Física da Unicamp possuia laseres de potência de 1 W ou superior. Me veio a ideia de experimentar de fazer um show usando, não os galvos que são no caso profissional, senão simplesmente reflexões em espelho plano em movimento ou em lâminas plásticas metalizadas. Arguello, Diretor, concordou, e o Prof. Dimitris Bozinis colocou espelhos para que de um laser de argônio o feixe fosse enviado ao prédio na frente, esqueleto do que depois seria finalizado como o Instituto de Matemáticas-IMECC.

Minha filha Sílvia tocava músicas que captava de ouvido e as personalizava de maneira muito bela. Conseguimos caixas amplificadoras e fizemos o show, com um limitado público convidado e que acabou com a música que na época tocava sempre na mídia (bons tempos em que a mídia passava MPB) e que fora associada ao político Tancredo Neves, eleito presidente do Brasil e falecido antes de assumir o cargo. Infelizmente, o tempo esfriou rapidamente e o público não ficou por muito tempo. Dirigí o feixe ao céu como símbolo da intenção da melodia.

Vista panorámica a 180o do lugar como é hoje onde foi feito o evento em 1985.
Á esquerda o local de saída do feixe de laser de Argônio, e logo uma simulação de figura do tipo sobre o prédio ao lado. O público observava embaixo.
Á direita, o local onde Sílvia estava com seu mini-órgão eletrônico e caixas amplificadoras, e acima, onde estava o Prof. Lunazzi fazendo a reflexão.