O Canal Comunitário de TV de Campinas - TV Fênix, hoje canal 8 NA distribuidora NET

Na instalação da TV a cabo no Brasil surge a chamada "Lei do Cabo" da deputada Irma Passoni. Lei 8977 do 6 de janeiro de 1995. Ela obriga às distribuidoras de TV por cabo a veicular gratuitamente três canais: Um para a Câmara Municipal, um para as universidades e um para a comunidade.

Logo depois a comunidade de Campinas organizou-se por meio da entidade jurídica EUCAMP formada por ONGs afiliadas. A NET colocou a disposição um cabo de fibra óptica até sua sede na Av. Roxo Moreira na Cidade Universitária e o sinal começou a ser veiculado utilizando computador e placa de conversão a TV. Tudo com material emprestado ou doado por voluntários. Passava vídeos das ONGs associadas e obtidos de entidades como Secretaria de Cultura do Estado e UNICAMP.
Uma câmera VHS mostrava nos intervalos um aquârio com o logo da TV ao fundo e passava ciclicamente músicas de CD não comerciais. Foi-lhe dado o nome de "TV Fênix" por ser a ave Fênix o símbolo da cidade de Campinas, e ocupava o canal 10 da distribuidora. Depois passou a retransmitir de maneira automâtica em alguns horários a TV Educativa do  Rio de Janeiro, captada por antena parabólica.

Uma câmera SVHS foi conseguida e programas gravados. Um convênio com a Fundação ANGLO permitiu-lhe ter um estúdio onde os primeiros programas em estúdio foram gravados ou transmitidos em direto.

A UNICAMP pelo seu Centro de Comunicações, hoje Rádio e TV UNICAMP, veiculava vídeos do acervo e colocou o primeiro programa de entrevistas sobre a atividade no campus. No ano de 1998, no começo da reitoria do Prof. Hermano Tavares a Diretoria da EUCAMP solicitou audiência com ele sendo recebida pelo Pro-Reitor de Extensão e Assunots Comunitários. Conversou-se sobre vários assuntos e procurou-se continuar e ampliar o intercâmbio, considerando que a UNICAMP não tinha como se conectar com a rede de TV a cabo da cidade. Mas não houve resposta alguma. Tempo depois a UNICAMP recebeu sua conexão e começou a transmitir no Canal Universitário, não ocupando muito tempo nele. Devo fazer notar que esse canal desaproveita o horário da madrugada.

O Canal está agora em outras mãos, não há convocatória à participação da comunidade, tiraram-lhe o nome, o logotipo original, veicula publicidades e religião, entre outros fatores que contrariam até a própria Lei.

Brevemente é isto por hoje, 17/01/2013, quando tiver oportunidade colocarei mais informação, fotos e vídeos.

fenix2.jpg logo da TV Fênix


Veja um vídeo dos primeiros tempos da instalação

Veja um trabalho universitário feito a respeito