MÓDULO III: HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA, TEMPERATURA, ONDAS MECÂNICAS    

 HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA
3.1.1) Copo com água coberto por papel e invertido: a água não cai pela pressão atmosférica
3.1.2) Sopro entre duas folhas de papel, elas se juntam
3.1.3) Tubo Venturi de três colunas
3.1.4) Fonte de Heron
3.1.5) Percepção Visual Estrosboscópica de Gotejamento
3.1.6) Tubo de Quincke
3.1.7) Diferença de Pressão
3.1.8) Diferença de Pressão 2

3.1.9) Maizena com água-Fluidos não newtonianos 
3.1.10) Medidor de Vácuo Pirani
3.1.11) Tubo Venturi de duas colunas
3.1.12) Tubo Venturi e Pitot para água

3.1.13) Elevador Hidráulico
 Vídeo "Hidrodinâmica"
 
 TEMPERATURA
3.2.1) O copo de plástico com água não pega fogo.
3.2.2) O isopor é quente  
3.2.3) Movimento quase continuo gerado por evaporação (pássaro de vidro que bebe água).
3.2.4) Calorímetro
3.2.5) Termostato Analógico
3.2.6) Abridor de portas de há 5.000 anos  (geração de movimento pelo calor)
3.2.7) Experimentos de convecção para o ensino médio
3.2.8) Termômetro por variação da flutuação de corpos (ou objetos) na glicerina -"Galileu"


ONDAS MECÂNICAS

3.3.1) Brinquedo mexicano de peça caindo sem jamais cair.
3.3.2) Corda elástica:  corda de violão, ou do tipo,
3.3.3) Corda com um peso embaixo e ligada a um copo plástico.
3.3.4) Mola de brinquedo
3.3.5) Cuba de ondas.
3.3.6) Efeito Doppler no som.
3.3.7) Interferência com duas flautas doces.
3.3.8) Difração, com sons agudos e graves.
3.3.9) Motor de Pierre Curie
3.3.10) Ondas Estacionárias
3.3.11) Telefone
3.3.12) Interferênias de ondas sonoras estacionárias (Tubo de Kundt), acionadas por alto falantes
3.3.13) Telefone sem fio POR ESPELHOS PARABÓLICOS

3.3.14) Estetoscópio eletrônico

Vídeo "placas e figuras de Chladni"

DVD 1 e 2 de demonstrações de acústica da Universidade de Maryland

Simulação em computador:  de uma corda vibrante


 HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA
3.1.1) Copo com água coberto por papel e invertido: a água não cai pela pressão atmosférica.
Copo com água coberto por papel
Descrição: Enche o copo com água e em seguida coloca um papel na boca do copo e com cuidado inverta o copo, a pressão que o papel faz na boca do copo é maior do que a pressão atmosférica e com isso a água não cai do copo.
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HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA
3.1.2) Sopro entre duas folhas de papel, elas se juntam.
Folhas que se Juntao
Descrição: Pegue duas folhas de papel e deixe-as separadas pelos dedos, então sopre entre elas e com isso elas se ajuntarão.
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HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA
3.1.3) Tubo Venturi
Tubo de Venturi                                                CAIXA NO LEB 104, O TUBO DPRIMEIRO, O DA FOTO, ESTÁ DESAPARECIDO (2010), FOI SOLICITADO PELO PROF. MAURO MAS FIZ UM MAIS SIMPLES.
Descrição: Nesse experimento verifica-se a relação entre a velocidade da água, a área e a pressão dentro do tubo. Quanto maior a área menor é a velocidade e maior é a pressão, enquanto que quando a região é estreita a velocidade da água é maior e a pressão é menor. E isso está de acordo com a equação de continuidade, a qual é: V1/V2=S2/S1. Onde V1 = velocidade na parte larga e V2 = velocidade na parte estreita e S1 = área na parte larga e S2 = área na parte estreita. Lab 114
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HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA
3.1.4) Fonte de Heron
fonte_heron
Descrição: O experimento consiste em recepientes colocados em diferenças alturas, porém conectados, produzem diferenças de pressões internas diferentes e com isso produz um efeito chafariz. E isso pode ser explicado pelo fato de diferença de energia potencial entre as garrafas causa um fluxo de liquido de uma garrafa para outra ocorrendo o chafariz.     Lab 114
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HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA
3.1.5) Percepção Visual Estrosboscópica de Gotejamento
Percepcao_visual_estroboscopica_de_Gotejamento_leg
Descrição: Ajusta-se a freqüência do gerador de luz ao do gotejador, com um pulso de luz rápido (≅0,01s) sobre a gota e com isso terá uma “fotografia” dela (onde o filme que registra a cena seria nossos olhos), ou seja, iremos vê-la por um curto espaço de tempo. Com uma freqüência de gotas adequada (≅10-100Hz[1]) obtem-se “fotos” de várias gotas à mesma altura rápido o suficiente para que nosso olho não perceba os flashes de luz, dando a impressão de que há uma única gota parada no ar. RELATÓRIO.
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HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA
3.1.6) Tubo de Quincke
tubo_quincke
Descrição: Coloca-se um alto falante numa das entradas e em outra coloca um microfone e com isso mede-se a intensidade da onda sonora para diferentes deslocamentos do braço móvel. RELATÓRIO.
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HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA
3.1.7) Diferença de Pressão
diferença_de_pressão
Descrição: Coloca-se um pouco de água na lata de alumínio e em seguida aquece a lata até perceber vapor, sem perder muito vapor coloca-se a lata, de cabeça para baixo, num recepiente com água gelada, após isso aperta a lata e verifica-se que em pouco tempo a lata é esmagada sem muito esforço.
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HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA
3.1.8) Diferença de Pressão 2
diferença_de_pressão_2
Descrição: A força normal que atua na bexiga é dividida por área e isso faz com que a pressão diminue, e portanto não estoure.
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3.1.9) Maizena com água: fluído não-newtoniano
maizena
Descrição:Neste experimento podemos simplesmente pressionar a mistura com a mão, ou com algum outro objeto, como uma colher de metal. Vemos que, quando exercemos uma rápida e forte pressão, a mistura endurece e praticamente não cede. Se mantivermos essa pressão por um tempo maior, vemos que a mistura cede lentamente e afundamos o objeto aos poucos.
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3.1.10) Medidor de Vácuo Pirani
Pirani
Descrição: Medidor de Vácuo Pirani. RELATÓRIO.  Local: deve estar no LEB114
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3.1.11) Tubo Venturi de duas colunas    DUAS UNIDADES
FOTO A COLOCAR                  Feitos pelo Prof. lunazzi. Um está emprestado no LIEF (<2011), o outro no LEB 114.  Voltar

3.1.12) Tubo Venturi e Pitot para água
M3_Venturi_e_Pitot_em_agua.png
Componentes: 3.1.12.1  Tábua para fixação. 3.1.12.2  Pitot  3.1.12.3  Venturi
ALUNO: THADEU HENRIQUE DINIZ DE ALMEIDA     Será emprestado para aluna do Prof. Varlei 110317
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3.1.13) Elevador Hidráulico
M3_Elevador_Hidraulico.png
M3_Elevador_Hidraulico_no_LEB104_160118.jpgNa caixa
Dois tubos de diâmetros diferentes, ligados, com pistão, mostram como a relação de forças depende da pressão, agindo como poderosa alavanca.   Relatório  No LEB104    Voltar

TEMPERATURA
3.2.1) O copo de plástico com água não pega fogo.
Copo plastico que não pega fogo
Descrição: Coloca-se água dentro de um copo plástico e com um isqueiro coloque fogo embaixo do copo, como tem água dentro do copo esse não pega fogo, pois a água absorve o calor.
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TEMPERATURA
3.2.2) O isopor é quente  
O isopor é quente
Descrição: Tendo o isopor como referencial, coloca-se a mão nele e em outro material. A sensação é de que o isopor está mais quente do que o outro material, mesmo esses estando em temperatura ambiente.
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TEMPERATURA
3.2.3)Movimento quase continuo gerado por evaporação (pássaro de vidro que bebe água).
Passaro que bebe agua Passaro que bebe agua
Descrição: Na cabeça do passarinho tem álcool que é mais volátil que a água, ao evaporar ele altera o centro de gravidade do passarinho fazendo que a cabeça tombe e ao entrar em contato com a água a cabeça perde calor e o álcool se liquifaz voltando a posição original.
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TEMPERATURA
3.2.4) Calorímetro
calorímetro
Descrição: Neste experimento observa-se a troca de calor entre a amostra e o recepiente, pois este foi isolado do meio externo. Isso caracteriza um calorímetro.
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TEMPERATURA
3.2.5) Termostato Analógico
termostato_analógico
Descrição: Este experimento é um dipositivo que regula a temperatura de uma câmara por meio da dilatação do gás dentro da câmara, pois esse fornece a temperatura do sistema e acopla ou desacopla a fonte de calor. E com isso consegue-se manter a temperatura da câmara dentro de certos limites.
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TEMPERATURA
3.2.6)Abridor de portas de há 5.000 anos  (geração de movimento pelo calor)
porta_5000anos
Descrição: Quando aquecemos a lata de vinte litros estamos esquentando o gás dentro dela, ou seja, aumentando sua temperatura. Assim, o ar, cuja pressão era a ambiente, expande-se, aplicando uma pressão maior sobre as paredes do sistema. O único caminho livre para a expansão do gás é o tubo que conecta a lata de vinte litros para a de cinco litros que contém água, havendo um fluxo de ar quente por este caminho. Ao chegar na segunda lata o ar ainda está sendo aquecido e tende a expandir mais, aumentando mais a pressão, agora sobre a água. Esta água é empurrada então pelo gás e o único caminho “livre” para ela escoar é o segundo tubo da lata de cinco litros que está conectado à garrafa PET. Desta forma, a pressão dentro da garrafa é a atmosférica, que é menor do que a pressão sofrida pela água devido o ar aquecido, que inicialmente também tinha o mesmo valor da pressão atmosférica. Quando a garrafa enche, e seu peso supera o seu lastro, ela desce aplicando um torque sobre a roda de bicicleta, fazendo-a girar e, subseqüentemente, girando a porta também. Quando o álcool é todo consumido todo o sistema resfria-se com o tempo e há um refluxo da do ar e da água pelo mesmo caminho até que a pressão do gás volte a ter o mesmo valor da atmosférica, entrando novamente em equilíbrio e fazendo com que a porta se feixe. RELATÓRIO.  Local: foi doado para o colégio ... quem também construiu o seu.
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TEMPERATURA
3.2.7) Experimentos de convecção para o ensino médio
convecção
Descrição: RELATÓRIO  Local: a determinar.
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3.2.8) Termômetro por variação da flutuação de corpos (ou objetos) na glicerina -"Galileu"
M3_Termometro_de_Galileu_caixa.png
M3_Termometro_de_Galileu.png
Descrição: Termômetro baseado na variação de densidade da glicerina com a temperatura, que muda o empuxo de corpos flutuando.  RelatórioLEB114

ONDAS MECÂNICAS
3.3.1) Brinquedo mexicano de peça caindo sem jamais cair.
Brinquedo Mexicano
 Descrição: Segurando a extremidade da peça, suspendendo o conjunto até que a segunda peça fique em paralelo com a primeira, surge então, um torque devido ao peso das demais peças, que gira a segunda peça em direção a terceira, transferindo a energia potencial adquirida para a terceira peça, e assim, a terceira peça repete o mesmo movimento do lado oposto, também transferindo sua energia no choque, impulsionando a peça seguinte. Assim ocorre até o final das peças do conjunto. O que observar: Como uma onda, cada peça adquire energia potencial no inicio do movimento, deslocando de um comprimento igual ao comprimento de cada peça, mas perde esta quantidade de energia quando gira sobre si e impulsiona a peça seguinte, que recebe por sua vez energia
para girar e cair sobre a peça seguinte.
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ONDAS MECÂNICAS
3.3.2) Corda elástica:  corda de violão, ou do tipo,
Cordas
Descrição: Com a corda elástica esticada dá-se um pequeno toque nela e isso gera ondas mecânicas. E variando a tensão sobre a corda varia-se a frequência em que ela vibra.
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ONDAS MECÂNICAS
3.3.3) corda com um peso embaixo e ligada a um copo plástico.
SOm por tracao
Descrição: Esse dipositivo permite a verificação da dependência da frequência com o comprimento da corda. Quanto menor o comprimento maior a frequência.
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ONDAS MECÂNICAS
3.3.4) Mola de brinquedo.
Mola
Descrição: Com a mola de brinquedo é possível verificar ondas longitudinais e transversais, as ondas transervais é possível verificar esticando a mola e dando um pulso nela, já as ondas longitudinais é possível fazendo uma cobra com a mola. do Prof. Lunazzi, no LEB 114
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ONDAS MECÂNICAS
3.3.5) Cuba de ondas.
Cuba de Ondas
Descrição: A cuba de ondas possue um motorzinho fixo a uma madeira pendurada que gira uma roda descentrada de modo que ao ser ligado produz ondas na água. E essas ondas são projetadas pelo retroprojetor, permitindo assim o estudo de vários fenômenos ondulatórios, entre eles: difração, reflexão. RELATÓRIO. VÍDEO         LEB 114
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ONDAS MECÂNICAS
3.3.6) Efeito Doppler no som. 
Efeito DopplerElemento metálico a pendurar de um fio e bater com martelo M3_Efeito_Doppler_no_som.bmp Elemento melhor, que está desaparecido.
Descrição: Provocando um som no objeto, e variando rapidamente a sua posição, verifica-se a mudança da frequência.           LEB 104
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ONDAS MECÂNICAS
3.3.7) Interferência com duas flautas doces.
Flautas
Descrição: Ao tocar as flautas provoca-se uma onda sonora, nas duas flautas, e essas ondas interferem-se uma com a outra provocando uma amplitude do som ou a anulação do som dependendo do tipo de interferência que provocar a sua pertubação. Coloca-se as duas na boca ao mesmo tempo.  Local: em casa do Prof. Lunazzi
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ONDAS MECÂNICAS
3.3.8) Difração, com sons agudos e graves.
Flautas
Descrição: Nesse experimento observa-se que o som grave difrata mais que o som agudo, porque o som grave possue comprimento de onda maior. E o som agudo possue mais facilidade de refletir em obstáculos devido seu comprimento de onda menor.
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ONDAS MECÂNICAS
3.3.9) Motor de Pierre - Curie
motor_pierre_curie
Descrição: Este experimento funciona pelo princípio do Ponto de Curie, o qual prediz a dependência do magnetismo com a temperatura, ou seja, as substâncias ferromagnéticas perdem seu poder ferromagnético acima de uma temperatura crítica, e essa temperatura é conhecida como ponto de Curie. RELATÓRIO.
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ONDAS MECÂNICAS
3.3.10) Ondas Estacionárias
ondas_estacionárias
Descrição:O experimento consiste em apresentar uma onda estacionária gerada em uma tira circular. Esta onda é produzida pelas vibrações de um auto-falante nas freqüências características de cada harmônico da tira. São anotadas as freqüências que geram ondas estacionárias e quantidade de nós observáveis em tiras de raios diferentes. RELATÓRIO. 
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ONDAS MECÂNICAS
3.3.11) Telefone
telefone
Descrição:Estica-se o barbante com as caixinhas, então uma pessoa fala numa das caixinhas e a outra pessoa escuta no outro extremo.

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ONDAS MECÂNICAS
3.3.12) Tubo de Kundt
- Sem Imagem -
Descrição: Tubo de Kundt. (NO LIEF)

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ONDAS MECÂNICAS
Telefone Sem Fio POR ESPELHOS PARABÓLICOS
Espelho parabolico
Descrição: Fala-se no foco do espelho e a outra pessoa estando a até 60m de distância dele e tendo o segundo espelho é possível ouvir no foco. Os espelhos foram adaptados pelo Prof. Lunazzi de maneira a poder ser desmontados e levados em um carro. RELATÓRIO.         Local:  LIEF
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3.3.14) Estetoscópio eletrônico
Estetoscopio eletronico
  Relatório  No LEB104