A SEQUÊNCIA HISTÓRICA DA HOLOGRAFIA

Um pouquinho de história:

A holografia foi inventada em 1947 pelo engenheiro elétrico Dennis Gabor, húngaro que trabalhava (após a 2a guerra mundial) na Inglaterra e que inventou várias outras coisas, permitindo inclussive a iluminação pública de qualidade que temos hoje nas ruas.
Gabor pesquisava uma maneira de obter mais nitidez nos registros da microscopía eletrônica, onde as lentes eletromagnéticas davam uma aberração que se mostrava difícil de reduzir. Então, pensou ele, eliminemos as lentes!  Isto porque sabía-se que a informação correspondente à luz, estava toda nela independente de haver ou não lentes.
Ele fez experiências usando luz de lâmpadas de mercúrio de baixa pressão, com filtro de cor verde, que provaram o que afirmava.

Em 1958, sem saber da invenção de Gabor, o físico Yuri N. Denisyuk lé um livro de ciencia ficção e, inspirado por ele a inventa. Assim, a holografia resulta ter sido inventada de outra maneira. Mas os superiores de Denisyuk não permitiram que ele publicasse.

Em 1962 os engenheiros elétricos E. Leith e Y. Upatnieks dispunham do primeiro lêiser para uso prático, e, sabendo da idéia de Gabor, a comprovaram com grande efeito realizando os primeiros hologramas de grande qualidade.

Um pesquisador do mesmo instituto de Leith divulgou a holografia em palestras, e estando na Rúsia foi ele quem teria reconhecido o mérito de Denisyuk. Que foi muito conhecido logo depois de publicar e porque a técnica dele permitia que a imagem holográfica pudesse ser vista com luz branca.

Gabor recebeu o premio Nobel de Física em 1972, e faleceu em 1979 (pouco antes de um congresso onde eu podería té-lo conhecido). Mas Denisyuk nos visitou em 1998 (faleceu em 2006).  Gravamos um filme onde ele conta a história, está para ser editado.

Veja fotos dele, que foi uma figura muito expressiva e trouxe muito entusiasmo pela pesquisa em imagens holográficas:
 
 
Quadros de vídeo de Y. Denisyuk durante jantar em casa do Prof. Lunazzi

Você perceberá nesta página de ensino de holografia que a maioria dos hologramas de minha coleção são feitos pela técnica de Denisyuk. Ela foi a primeira que permitiu ver em luz branca, e é a mais perfeita.
Denisyuk explica a holografia de maneira a usar somente a idéia de frente de onda, ou seja, diferente do que eu estou fazendo.
Digamos então que a frente de onda pode ser considerada como uma superfície por onde todos os raios saem, perpendicularmente.

É fácil pensar que a holografia foi uma evolução da estereoscopía, a técnica desenvolvida pela física logo depois da invenção da fotografia (ano 1835) que da a visão tridimensional por meio de um par de fotos, tomadas de duas posições diferentes, correspondentes às posições dos olhos. Mas não foi assim, o caminho foi diferente.

Veja agora se quiser:
Artigo na revista "Ciência Hoje"



JJL