F 329 Turma A Prova P1 19.01.00 Nome do aluno: ____________________
Erros mais comuns:
função das medições.
Rta.:
(têm unidades de VI-2 como corresponde)
Ou então:
(têm unidades de I-1, como deve ser)
De outra maneira:
(não têm unidades, isso está certo)
Ou:
Substitua os valores da fórmula por V = 5 V ; I = 30 mA e RV= 10 kW para dar uma idéia do peso do fator de erro da medição da tensão e do da medição da corrente.
somente para análise calculamos:
Erros mais comuns:
(1) Considera RV>>RX logo no inicio, e despreza a correção. Não tendo valores do erro, não se pode desprezar ele, tem de ser calculado neste caso. Não temos referências para "erro pequeno" ou "erro grande".
(2) Trabalha sobre R=V/I e não sobre RX, a resistência que foi indicada.
(3) As unidades da derivada não estão certas.
(4) Não aplica a aproximação diferencial. Pode eventualmente ter feito o método da cota máxima, mas não é o que foi pedido.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMPLEMENTO À RESPOSTA, PARA QUEM QUISER ANALISAR MAIS:
Cálculo do erro por cota, apenas para verificar o valor final do erro:
No cálculo pela aproximação diferencial:
O valor de RX é:
Observação : Mesmo que não esteja provada teóricamente a igualdade exata pois não temos somente produtos e divisões, o resultado da igual dentro de nossa precissão pois o efeito da correçào afetou pouco na relação.
Comentário do professor: o valor de RV assumido não corresponde ao de uma experiência feita, ou então corresponderia somente com uma faixa de erro grande. Teriamos de tomar R 50 kW como está no guia.
Rta.: Temos que a resistência vale: sendo isto a resistividade pelo comprimento sobre a àrea de seção do condutor. No aquescimento
Pela mudança de dimensões, ele tende a disminuir a resistência, desde que a resistividade seja constante. Temos no livro de Halliday que no caso do cobre, por exemplo, ela aumenta com a temperatura. Nesse caso teriamos de avaliar usando o valor de , coeficiente de dilatação, e o , coeficiente de variação da resistividade com a temperatura.
Erros mais comuns:
F 329 Turma B1 Prova P1 19.01.00 Nome do aluno: ____________________
Erros mais comuns:
a) Aplique o cálculo de erros por cota máxima para obter o valor do erro de em
função das medições.
Rta.:
Erros mais comuns:
do valor do erro. (Obtenha as incertezas pelos instrumentos usados no laboratório, suponha )
Rta.:Para diminuir a resistência interna, podendo aumentar a corrente no caso de que a resistência de carga tenha um valor inferior ao da resistência interna de uma única pilha. Aproximar as resistências interna-externa aumenta a eficiência. Vejamos por exemplo o caso de uma única pilha, três pilhas em série, três pilhas em paralelo:
No caso de termos
Há vantagem na associação em paralelo. Mas, se a resistência de carga é 10 ohm:
a associação em paralelo é bem superior.
Erros mais comuns:
F 329 Turma B2 Prova P1 19.01.00 Nome do aluno: ____________________
1) Parte prática: montar um circuito de experiência ou parte dele, a determinar pelo professor.
Erros mais comuns:
(1) Não reduz o valor do alcance pasando a escala onde podería medir com mais precisão.
substitua os símbolos pelos valores típicos V=1 ; R1 =R2 = 100 W ; R3 = R4 = 300 W ; R5 = 1.000 W
para, fazendo cálculo numérico (usando a calculadora) obter um gráfico da sensibilidade do microamperímetro entre -22,5 e 22,5 microamperes (ou pouco mais do que isso).
Rta.: Tomemos por exemplo o valor numérico de R1=100 exatamente, e o de R2=101, desequilibrando assim a ponte. O valor de R3 variará ao redor de 300, e seja R4=301 .
Nota do professor: tomando valores por computador, somente para verificação:
i[x_]:={(100/(100+x))-(101/(101+301))}/{(100*x/(100+x))+(101*301/(101+301))+1000}
Onde vemos uma pequena curvatura.
Erros mais comuns:
Rta.: O fato de ter uma baixa resistência interna como carga faz com que uma baixa resistência interna da fonte case valores de modo a gerar uma corrente e consequentemente uma potência alta. Vejamos valores típicos:
Erros mais comuns: