LISTA DE EXERCÍCIOS L1

Foi entregue impressa na aula de 3a dia 21.08.01 e entrou aqui no dia 22 a meia-noite pois aconteceu um imprevisto em meu computador, que contêm a lista, e não me foi possível colocá-la antes.

Farei o recebimento parcial dos exercícios na próxima aula, mas não poderei dar eles resolvidos se não me forem entregues:  se tudo mundo entregar o exercício L1.1 por exemplo, poderei colocar ele ressolvido na aula.
Se houver reais dificultades, podem comentá-las conmigo por mensagem ou pelo telefone 3788-7591 3289-3136 (a tarde até de noite).

São 8 exercícios.

Prof. Lunazzi
lunazzi @ ifi.unicamp.br

F 641 A    2o semestre de 2001  Prof. Lunazzi

1a Lista de exercícios
L1.1) Quanto deverá aumentar o tempo de exposição de uma radiografia quando a fonte é afastada 1,5 vezes respeito de sua distância original?.  Quanto será assim reduzido o diâmetro do círculo de nitidez?. Obs.: considere que a energia recebida I x t deve resultar sempre igual, onde I = intensidade luminosa e t = tempo de exposição.

L1.2) Explique como funciona a mágica de fazer sumir a sombra de um  alfinete
sendo projetada por uma lâmpada de filamento reto.

L1.3)
a) Obtenha a fórmula que da a posição o' do ponto  imagem  (virtual) de um objeto  posicionado  à  distância  o  de  uma  lâmina  de  faces plano-paralelas de espessura e .  Não utilize aproximações senão na fórmula final. Chame D a distância entre o olho e a lâmina.
b) Faca um gráfico em papel milimetrado ou por computador mostrando a posição da imagem paraxial e uma  posição de imagem não paraxial diferenciada da anterior.
c) Coloque dois  pontos objeto transversalmente a 1mm de distância e calcule o aumento lateral da imagem.


 

L1.4) (H-Z 5.4) Localize a imagem de um objeto posicionado:
a) a 1,2m do vértice de uma bola de cristal de 20cm de diâmetro e n = 1,5.
b) a 2cm do mesmo vértice.
Faça um esquema dos raios.
POSSIBILIDADES:
1) Adendo:  Use a equação dos dióptricos  conservando os símbolos, somente coloque os valores numéricos no fim do cálculo.   Calcule o aumento.  Sugiro usar a notação seguinte:
o1 = distância objeto  , i1= distância da primeira imagem
2) Adendo:  calcule o aumento.  Obs.: Pode ser feito por alguma das duas maneiras: determinando a posição dos planos  principais, como no exercício 10.2 do Fowles ou usando a equação  dos  dióptricos.  Escolha uma ou, melhor, faça pelas duas para poder verificar.

L1.5) (H-Z 6.3) Escreva uma expressão para a espessura  e  de  uma  lente duplamente convexa de maneira que sua distância focal resulte  infinita.  Suponha   . Tente explicar seu funcionamento pelo esquema de traçado dos três  raios principais.

L1.6) (F 10.2) Determine a distância focal e as posições dos planos principais para uma lente feita de uma esfera de vidro de radio r e índice n. Adendo: Comente o resultado.

L1.7) (F 10.4) Use o método da matriz dos raios para provar a eq.10.7 .

L1.8) (10.5) Use o método da matriz dos raios para obter a distância focal de uma lente espessa, equação 10.11.

F= Fowles  H-Z=Hecht-Zajac (boa referência para exercícios)




1