INTRODUÇÃO Á ÓPTICA GEOMÉTRICA

Estou disponibilizando uma apostila sobre o tema, para nível de ensino de primeiro e segundo grau.
Não é para uso direto de crianças, mas nada impede que o interessado a leia se não é professor.
Enquanto isso, preparo embaixo texto mais específico onde começo da maneira mais simples possível.

Copie ou leia duas apostilas: intr_geo.pdf e intr_geo_esp_cil
A sequência é original, e foi usada em todos meus cursos de óptica fundamental.

Se ela não abre no seu navegador, é porque necessita do programa acessório Acrobat , pois está no formato dele (.pdf)



IMAGENS

Como tudo o que é analisado na física, o termo técnico pode ser diferente do memso termo quando é usado pelo público. Assim, vamos a distinguir:

IMAGEN (visual):  Aquilo que uma pessoa ve e lhe representa um objeto existente ou de tipo conhecido.

IMAGEN (física): Distribuição de valores da luz sendo representada em um plano ou volume.

A imagen física pode independer da pessoa, pode ser analisada somente por meio de instrumentos (e poderia não ter sido gerada por luz, isto não consideraremos). A imagen física de um objeto claro, pode levar à imagen visual dele.

 A luz do sol é a energia que sustenta a vida, o que aconteceria se não houvesse o sol? Primeiro, iriamos nos reconhecer apenas no contato direto, apalpando, ou pelo som ou cheiro.  Faça a experiência de fechar os olhos durante um tempo longo, tentando fazer alguma coisa, e ja perceberá o quanto ficou limitado.
 
 


VIU?....
 
 
 
 
 
 
 
 

Origem da visão

    Como os seres começaram a perceber a luz?
 

A tomada de energia solar é fundamental para os organismos primitivos, tão pequenos que não os podemos ver, assim como o é para as plantas. Sua interrupção a noite é a primeira coisa de importância que teriam aprendido: 

tem luz/não tem luz
tem/não tem
sim/não
1/0
 

A noite, novas atitudes são tomadas pelos seres vivos.  Quando várias seres compostos de uma única  célula começaram a se agrupar para formar uma estrutura melhor adaptada, algumas células tem se especializado na recepção da luz, enquanto outras passaram a desenvolver outras funções e a receber a informação respeito da luz das anteriores.  Alguns seres continuaram seu desenvolvimento baseado na energia solar (vegetais) enquanto outros passam a roubar a energia armazenada por estes, comendo-os (animais).  As etapas foram separadas por intervalos de milhões de anos. Nos vegetais, o agrupamento de células sensíveis à luz permite perceber que outro vegetal está por cima dele, e escolher a melhor direção de crescimento para tentar evitar ser coberto por ele, o que o levaria à morte.

Sim, pois as plantas, no desejo de crescerem, podem matar outras ao cubrí-las. É ingenuidade acreditar que, por exemplo, vegetais são inocentes só porque gostamos da beleza das flores. Eles não tem conduta tão diferente dos animais, não acha? 

Graças à luz e ao desenvolvimento das células especializadas em detectá-la, nos animais começa a haver noções importantes para a vida deles, como a de estar ou não dentro de um orifício ou cobertura, pela falta momentânea da luz do sol. Ou saber da presença de nuvens, ou da submersão em água não clara ou na profundidade do mar.

Animais podem querer estar no escuro, mesmo durante o dia, para se protegerem de ser comidos por outros.  Sim, pois os animais, queiram ou não, necessitam matar outros seres vivos para se alimentarem.

CONTINUARÁ (HOJE É 06.01.2003)



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