F 641Lista L3Prof. Lunazzidia 30.10.01para 06.11.01

Tome a lista respondida (formato .pdf). Me avise se algúm símbolo não é representado bem.
Tentarei colocar uma versão melhor outro día (hoje é 14). Faltou a resposta do 3.4.

Comentários:
- Fora o já feito em aula para o 3.1, tenho a comentar que o 3.2 foi bem resolvido por todos e o 3.3, apressenta um novo erro geral: todos colocam que DELTAr, a defasagem por reflexão na camada metálica, vale 2PI, o que está errado e bem esclarecido na página 88 parágrafo 3 do Fowles. Parece que ninguém tivesse lido o livro, a coincidência na resposta é singular. Assim, de 1,5 pontos possíveis, obtiveram-se apenas 0-0,5 pontos (dependendo de ter dito alguma coisa de porque DELTAr sería igual a 2PI).
- No 3.4 alguns erraram tendo um resultado diferente por um fator2 (x2), o que significa uma confusão entre diâmetro e raio, por exemplo, e que faz perder os pontos do exercício.
- No 3.6 vários usaram d = 0,2 m para a distância ao plano focal, sendo que a distância a ser considerada deve ser até o ponto de incidência no plano focal, é maior que d, e até diferente para cada comprimento de onda.
Seria como usar a aproximação senTETA=tgTETA ,    e não é o caso. Dá uma diferença no resultado. Desconta meio ponto.
Todos os exercícios valiam 1,5 pontos, como ficaram sendo seis, tudo mundo ganhou um ponto sobre o resultado final. Porém, quem não apresentou a primeira parte da lista, ganhou somente meio ponto.
Notas: Teresa 6, alan, Daniel, Leonardo e Márcio 7,5, Marco 8,5, Alessandro 3, Estéfano 6, Omar 3,5, Alexander 4,5, Gustavo 8, Luciana 5 e Luis Fernando 7,5.
 

L3.1) (JJL4.1) Demonstre que a fórmula da diferença de caminho dos sucessivos raios que interferem dentro de um interferômetro de Fabry-Perot (Fig. 4.2 do Fowles)é aquela indicada pela fórmula 4.1 do livro.
L3.2) (F4.3) Os espelhos de um ressonador Fabry-Perot para lêiser possuem camadas que dão a refletividade de 0,99.Eles estão separados por uma distância de 1m. Encontre o valor da largura de franja em comprimento de onda e em freqüência para l = 633 nm.

L3.3) (F4.4) Demonstre que os raios das franjas de interferência de um interferômetro de Fabry-Perot com superficies planassão aproximadamente proporcionais a raiz cuadrada de 0, de 1, de 2, de N', onde N’é um inteiro. Assuma que existe uma franja central nula, e que o angulo q é pequeno.

L3.4) (F5.7) Que tamanho de espelho de telescópio será necessário para resolver as componentes de uma estrela dupla separadas por 108 km e distantes da terra10 anos-luz?.

Use o valor  *  = 500nm.
L3.5) (F5.8) Numa figura de difração por uma  fenda dupla não aparece o 4* maximo secundário. Qual é a relação da largura b com a separação h?.
L3.6) (F5.10) a) uma rede é  usada para resolver as linhas D do sódio (589,0nm e 589,6nm) na primeira ordem. Quantas linhas são necessárias?.
b) Se a distância focal da lente focalizadora é 20cm, e a largura total da rede de 2cm, quanto vale a separação linear das duas linhas no plano focal?.
L3.7) (JJL5.1) Demonstre que a luz difratada no caso de Fraunhoffer por uma abertura onde a transmissão está modulada por uma função t(y) =  1+cos*y  gera no plano focal (plano de Fourier) dois pontos luminosos simétricos respeito do ponto central que é o  da luz não difratada. Encontre a posição desses pontos em função do comprimento  de onda *, do parámetro * (inversa do periodo, ja que a transmissão é uma  rede de difração; poderia ser chamado de “frequência espacial”) e da distância z entre a abertura e o plano focal.

 


1 1