Arguello_em_casa_2002

Carlos Alfredo Arguello


HOMENAGEM

  

    Nascido na Argentina, formou-se físico no Instituto Balseiro, da Univ. Nac. de Cuyo na cidade de Bariloche, Rio Negro, Argentina em 1962, foi Prof. Assistente no Instituto de Física de Rio Claro-IFRC e Livre-Docente pela Univ. de São Paulo-USP em 1966. 

    Em 1967 e 1968 estagiou como professor visitante na Univ. do Sul da Califórnia-USC, EUA, de onde veio para a Universidade Estadual de Campinas-Unicamp servindo até o ano 1994 como professor titular.


    Na Unicamp foi Diretor Associado e Diretor do Instituto de Física (chamado “Gleb Wataghin”-IFGW) entre 1976 e 1982, sendo escolhido pelo voto direto na unidade, no que passou por intervenção e reposição na ampla greve de 1981, movimento que democratizou a universidade.


    Em 1978 Criou o Laboratório de Óptica do DES (hoje DFMC) em atividade até hoje.


    Criou e dirigiu o Núcleo Interdisciplinar para a Melhoria do Ensino de Ciências-NIMEC entre 1983 e 1993. Nesse período estabeleceu no Parque Portugal da cidade o que por Lei Municipal de 7.268 de 18/11/91 passou a se denominar Museu Dinâmico de Ciências de Campinas-MDCC, composto de quatro prédios, um dos quais têm laboratórios de ensino e outro contém a administração, anfiteatro, e o Planetário Municipal. Na época com ônibus próprio, estabeleceu o regime de visitas das escolas municipais, estaduais, particulares e de público geral que tem até hoje, nas que passaram muitos miles de alunos de escola.


    Em 1997 recebeu de mãos do Prefeito Magalhães Teixeira o título dado pela Câmara Municipal de Campinas de Cidadão Campineiro, em cerimônia celebrada no MDCC.


    Em 1991 orientou a primeira tese de Pós-Graduação em ensino de física, abrindo o caminho para um aspecto da profissão que não tinha sido contemplado e que foi seguido por vários professores do Instituto.

    Seus trabalhos iniciais foram sobre laser, na época em que isso era matéria nova, mas chegando no final do século e já com ampla dedicação ao ensino e extensão, tendo realizado atividades conjuntas com o educador Paulo Freire, decidiu, junto da esposa e também física Zoraide Primerano de Arguello, dar atenção aos índios e estabelecer contatos com eles no Mato Grosso, observando sua maneira de raciocinar e se integrando com o ensino escolar deles.


A partir de 2002 foi professor da Universidade de Mato Grosso-UNEMAT, Diretor da Faculdade de Ciências Exatas e de seu Museu de Ciência, até 2005. Veja sobre isso.


Seu currículo é extenso em muitas atividades em congressos e apoio ao meio ambiente, ao ensino, etc.. Colocarei mais nesta página, onde já sugiro:


Sinopse: https://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u151.shtml


Tese sobre o Museu Dinâmico de Ciências de Campinas Livro "Astronomia de régua e compaso - de Kepler a Ptolomeu" e Tese onde o ensino na escola é fortemente criticado.

De sua participação na Legislação escolar indígena: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol4c.pdf

De Arguello e sua criação do Museu da Vida na Fundação Oswaldo Cruz

Matéria na Folha de São Paulo em ocasião de sua morte.

Sua cunhada Yvone Mascarenhas no Facebook

Coloco esta informação a partir do exato momento de seu falecimento, com o intuito de informar para conseguir que o Museu Dinâmico de Ciências-MDCC da Prefeitura Municipal de Campinas passe a ter seu nome.



Petição para dar o nome de Carlos Alfredo Arguello ao Museu Dinâmico de Ciências da Prefeitura Municipal de Campinas


Colabore assinando esta petição
(clique no texto)


Veja sobre adesões à petição ao 09/09/20


Encaminhei petição para que a Unicamp faça o pedido à Prefeitura Municipal de Campinas. O Instituto de Física já a aprovou, entendo que a elevou à Reitoria e CONSU, continua em processo dentro da Unicamp.
Carta de Leitor no jornal

"Correio Popular"

Campinas-SP

16/08/2020


                             ANEDOTAS LEMBRANDO A CARLOS ARGUELLO:    Você conheceu ele? Então certamente terá lembranças para reportar, compartilhe-as aqui, me escreva.

-
De Marcos Danhone Neves sobre Arguello no Araguaia
- De José Joaquín Lunazzi sobre o primeiro show de laser do Brasil.
- De ... você, o espero.



Contato: José Joaquín Lunazzi                                                               

 Eternamente grato por ter sido convidado por ele para vir à Unicamp.   08 de agosto de 2020 


Caminho (URL) para esta página: https://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/CarlosAlfredoArguello.html Abreviado: https://tinyurl.com/carlosarguello Última edição: 08 de outubro de 2020