ESTEREOSCOPIA - PARES ESTÉREO - 3D - VISUALIZAÇÃO 3D
NOSSOS TRABALHOS

ANAGLIFO (BICOLOR)

A filtragem por meio de tintas e papéis celofane coloridos é uma das mais antigas e práticas maneiras de se fazer estereoscopia.  Acostuma-se chamá-la de "anaglífica", mas sería  mais fácil de chamá-la "bicolor".  A pesar de sua aparente simplicidade deve ser realizada com muito cuidado, tanto na seleção das tintas, que são especiais, como a dos filtros dos óculos (não serve papel celofane brasileiro) e o posicionamento dos elementos da imagem. A presença de qualquer imagem parasita estraga o efeito e incomoda ao observador.
Esta técnica é usada em revistas e jornais. Em maio de 1999 apareceu nos jornais "O Estado de São Paulo" e "Folha de São Paulo" mas sem dar chance para o público aproveitar os óculos que estava recebendo.  Já foi usada no cinema, mas não pode ser usada na televisão analógica porque o sistema de vídeo composto mistura as cores. Pode ser muito bem utilizada nos televisores digitais atuais e nos monitores de computador, ou projetando desde o computador a projetores de multimídia do tipo LCD.
Temos realizado fotos e cenas de vídeo estereoscópicas ("pares estéreo") que foram convertidas para observação anaglífica. Observe que na maioria dos casos é possível reter parte da cor nas imagens

Vejamos um exemplo:
 

 Primeiro filme 3D brasileiro
Montagem anaglífica de cena de vídeo de 55 minutos, de mímica do saudoso ator Luis Otávio Burnier. Foi realizada  pelo Prof. Lunazzi em 1989.

Veja uma amostra de 2 min
Venha a assistir ele completo em tela holográfica na UNICAMP! Desde 2010 é oferecido ao público na versão original, em tela holográfica. Contato: T 19-3521-2451

Novidade para 2018: o temos editado em versão para celular (por estereoscópio) e para TV 3D. Reportaremos logo.


Matérias sobre o ator Luís Otávio Burnier:
- Biografia   - Biografia em vídeo pela EPTV

- Reportagem EPTV junto a Lunazzi, pelo Encontro_Tecnologia Óptica e Teatro_1988

- Texto dele sobre historia do palhaço- Sobre ele e sobre Denise Stoklos- Sobre um livro escrito por ele(a página parece não existir mais).

 Coloque seu óculos bicolor!

 Use óculos coloridos para 3D vermelho no olho esquerdo e um azul-verde ou um azul ou um verde no olho direito.
Deve usar acetato colorido específico, que pode solicitar ao Prof. Lunazzi

Já tem seu óculos 3D bicolor? Tem miles de fotos e vídeos, coloque 3D no YouTube, p.ex. Solicite o caminho a 1,2 Gb de fotos e vídeos selecionados para assistir.


Venha a entender com experimentos como funciona o 3D, e a saber colocar as imagens 3D da internet em sua TV 3D:

Evento "Veja a luz como nunca viu"



Samuel em par estereo bicolor

Na foto 3D: aluno de ensino médio de escola pública que trabalhou no projeto pelo programa PIC Jr da UNICAMP.

Saiba como fazer estéreo com uma câmera só:

 Em cenas estáticas com qualquer câmera
 Com seu celular (necessita saber o básico de estereoscopia).

ou em
 Cenas dinâmicas e até vídeo como a foto acima.

Veja um breve vídeo feito em 2010 adaptando a filmadora a 3D por meio de espelhos

Veja um guia para a construção de óculos bicolor

Se não faz porque sugerimos, faça porque a NASA sugere

www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/temp/dvdfotosevideos3d.7z

120408_Olivia3D_20.jpg

                               Foto realizada com uma única câmera, em duas exposições.

Abel_Raqel_Joaqin_Sandro_PB_3D_20.jpg

Grupo de teatro Serafín Teatro




ZeVasconcelos_Hamlet-pensador_3D_10.jpg
ZeVasconcelos_Hamlet-pensador-detalhe_3D_10.jpg
Acima: escultura em aço inox no tamanho de uma pessoa por Zé Vasconcellos  Veja mais fotos em http://www.zevasconcellos.com.br/index2.php?pg=content_esc&cad=30  Foto: J.J. Lunazzi, direitos exclusivos.


Montagem de 3D a partir de fotos comuns: é uma abilidade que requer muita experiência. Veja três exemplos.


FOTO ESTÉREO DO LULA

No dia em que Lula foi eleito pela primeira vez, a vinheta do programa de TV que reportava sobre o triunfo mostrava o rosto do candidato com variações, no que se percebía na profundidade. Descobri assim se tratar de imagem apta para conversão a 3D, e foi o que fiz e coloco aqui. Desta vez, desculpem, com (c):  todos os direitos reservados (não poderão copiar sem  autorização).  (cliqe na imagem para vé-la melhor).Lula 3D

Virgem_Maria_por_Michelangelo3D_30.png

Versão de escultura famosa realizada pelo Prof. Lunazzi, reduzida por questão de direitos autorais.

Veja esta outra Pietá, em 3D.


Foto 3D em óculos.

Note no reflexo dos óculos que temos um par estéreo. Se cruzar os olhos (vesgo) e sobrepor as imagen, verá em 3D o braço da moça segurando a câmera. Último selfie da vida dela.








ENB1_001_600_3D_33.jpg
Primeira fotografia estéreo mostrando um fotógrafo no Brasil, do ano 1865! Gostaria de ter a foto 3D de D. Pedro II? Solicite-a.
120904galinhapintadinhaEG3D_20.jpg
Escultura para todas as idades.

PARTO ALTERNATIVO DIDÁTICO
Dor_de_parto_Sabatino-Lunazzi_anaglifo.gif
Trabalho de pesquisa sobre a dor de parto realizado pelo aluno Émerson G. da Fonseca com orientação do Prof. Lunazzi para o Prof. Dr. Hugo Sabatino do Grupo de  Parto Alternativo da UNICAMP. A animação mostra a transição normal da dor antes e durante o parto.

 






 Veja uma entrevista de três minutos: "Holografia e Imagem 3D"

 3D DESENHANDO PELO COMPUTADOR
fb00_04.gif

Mostramos um trabalho de animação que fizemos, realizado por Fábio Barros Cavalcante em 1992 sob orientação do Prof. Lunazzi.

 CLIKE NA FIGURA PARA AMPLIÁ-LA E VÉ-LA COM MAIS QUADROS (7 Mb)


Motor_de_Ampere_b3.jpg

Desenhando em 2013: o aluno Renán está aprendendo a usar o programa livre Blender, podendo fazer figuras e até um vídeo de navegação dentro delas. Veja o relatório PIBIC.
No exemplo acima (3D-2D), uma versão do primeiro motor, o motor de Ampere.
Está reduzida. Cliqe na figura para obter a mais recente e a 100%.
Veja ao lado a versão 3D. Veja o manual que oferecemos.
Motor_de_Ampere_b_3D.jpg

A mesma figura para visualização 3D com óculos vermelho-verde.
Está reduzida, pode obter a mais recente a 100% clicando na figura.
Ou lado a lado comprimido (SBS) para ver em sua TV 3D.


A aluna Tábata fez esta representação 3D da molécula de Amônia.
Cliqe na imagem para ampliar.


TEM UMA TV 3D? ENTÃO PODE FAZER ESTEREOSCOPIA NELA!

COLOCANDO O PAR ESTÉREO LADO A LADO COMPRIMIDO 50% na horizontal (fácil de fazer no GIMP, abrindo o par em duas camadas e comprimindo cada uma por vez), e selecionando no modo 3D da TV a conversão correspondente, formato indicado como SBS.

ZeV_Pensador_0063-4_LALC_JJL_10.jpg
Brinde: obtenha a foto acima na resolução máxima (5 Mb). Quer mais motivos, quer nossos serviços? Solicite a nós.

MAIS ESTEREOSCOPIA

A estereoscopia tem o seu papel na visualização tridimensional por ser o mais simples dos sistemas, mas necessita de acessório para a visão e a cena desloca junto do observador, de maneira irreal. A realidade virtual é baseada em capacete e sensoriamento do mesmo de modo a recriar a cena conforme o movimento da cabeça do observador, mantendo a cena em lugar fixo e podendo ser colocada em todo um ambiente.  A tela holográfica elimina a necessidade de óculos, mas no momento não poderia preencher um ambiente completamente, seu campo de visão é limitado.

Sabia que a estereoscopia permite que, no mundo inteiro, os caçadores de cometas possam detectar mudanças imperceptíveis na posição dos astros no céu?

Uma das aplicações mais interessantes é, há décadas a transmissão de imagens em 3D desde Marte.

Para ver mais destas imagens da NASA visite:

http://www.lpl.arizona.edu/imp/stereo/

Tinha até um video para se navegar por Marte com mais recursos:  http://mars.jpl.nasa.gov/vrml/qtvr_stereo.html  mas não está mais aparecendo (necessitava carregar o programa Quick Time VR).

A fotografia 3D digital foi feita na UNICAMP há mais de vinte anos pela sincronização elétrica do disparo de duas câmeras digitais, veja alguns exemplos de fotografia estereoscópica feita por Ivan C. Monsão,

NOVIDADE! 
Há uma outra maneira de separar o par estéreo por meio de cores, que é difundido pela firma www.colorcode3d.com 
A vantagem é uma melhor definição das cores e facilidade para ver a imagem para quem não usa o óculos, pois nesse caso a imagem fantasma que aparece é de tom amarelado e leve.
Pensador-3D-CC_20.jpg
oculosCC_20.jpg
Temos a tecnologia para aplicar o processo, e também para fazer os óculos (que são marrom e azul).

Desde 2010 os trabalhos de estereoscopia são desenvolvidos com alunos de escola pública pelo projeto PIC Jr e desde 2012 pelo PROFIS da UNICAMP
Veja o painel de Samuel (2011), os relatórios de: Guilherme, Rafael, João e Jacqueline (2012). De 2013 os painéis de Milena e Andrey (PIC Jr) e Vanessa (painel) e relatório (PROFIS), apresentados. Em 2014 relatórios de Milena e Andrey  (PIBIC-EM) e painel, e Tábata (PROFIS). Pâmela, Felipe e Bruno, Câmera 3D,  Painel e Relatório. Gildo e Lucas, Realidade Virtual, Painel e Relatório. Angêlica, Vanessa e Davi, Edição 3D em Blender, PainelRelatório, e relatório para evento do COTUCA, em apresentação que levou o 2o lugar em premiação da firma Biofabris.

NOVIDADE: TEMOS UMA TV3D NA UNICAMP!
120901_TV3DnoUPA1_5_30.jpg 120901_TV3DnoUPA3_5_30.jpg
120901_TV3DnoUPA5_5_30.jpg Pessoa_vista_pelas_duas_cameras_se_vendo_3D_na_tela_3D_R-GB_20.jpg
Montamos um sistema de projeção dupla que permite transmitir em direto para observação com óculos polarizados ou Dolby. Foi exibido na UPA no 1 de setembro, 2012 e o no congresso LatinDisplay em Sampa em novembro de 2012.
A foto mostra o público interagindo com sua própria imagem 3D, uma projeção dupla (par estéreo sobreposto) realizada com um projetor só, a direita depois a imagem estéreo dupla mas feita com projetor único por meio de divisor de feixe a espelhos e finalmente a afirmação de nunca ter sido feita no Brasil uma TV 3D com montagem próprio. Vínculo a esta informação: http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/prof_lunazzi/Estereoscopia/estere.htm#tv3d
Em 2014 a apresentamos na IV Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos do COTUCA-UNICAMP e na Mostra de Fotografia da UNICAMP, em palestra na Casa do Lago (foto acima, a direita, 3D bicolor.).

Estereoscopio_de_Wheatstone-Pessoa_utilizando_20.jpg
Estereoscopio_de_Wheatstone-Uma_vista_20.jpg

No dia 26/09/13 apresentamos no evento III Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos do COTUCA no Ginâsio da UNICAMP nossa TV e internet 3D sem óculos! Com grande sucesso, e também fizemos fotos 3D de pessoas e experimentos, veja fotos embaixo. E veja o artigo!, publicado também na Revista Brasileira de Ensino de Física.
70_TV3D_na_Mostra_COTUCA_15.jpg
88%20_Estereoscopio_de_Wheatstone_na_Mostra_COTUCA_15.jpg
Foto_de_arco_de_diodos_LALC_15.jpg
DANIELA_LALC_15.jpg
Foto acima, esqerda: globo terrestre formado por uma arco de diodos luminosos controlados por processador. Foto acima, direita: Foto 3D tirada da Profa. Daniela durante o evento III Mostra do COTUCA.                       

NOVIDADE! (2015) PRIMEIRO ESTEREOSCÓPIO PARA CELULAR DESENHADO E REALIZADO NO BRASIL, PRIMEIRO VÍDEO PARA ELE! MELHOR E MAIS BARATO QUE O "Google Cardboard"!
150903_prototipo_na_cabeca.jpg
151029_Primeiro_estereoscopio_de_Brewster_do_Brasil_15.jpg
Quadro_de'O_Xote_da_Menina_LAL'_30.png
Primeiro protótipo de estereoscópio de Brewster, agosto de 2015.
O estereoscópio, modelo final, outubro de 2015, com lentes especiais permite ser vendido por R$ 50,00.
Um quadro do primeiro vídeo para celular, "O Xote da Menina". Veja o vídeo em 2D. Solicite ele para download no seu micro.

OBTENÇÃO DE IMAGEM ANAGLÍFICA A PARTIR DE ESTEREOSCOPIA POR VISUALIZAÇÃO LENTICULAR, E FOTOGRAFIA 3D DE ESCULTURA EM BRONZE DO BUSTO DE UMA CRIANÇA


Foto 2D anaglífica (bicolor) do Papa Francisco. Direitos de imagem reservados.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------