Cursos, palestras, discussão, apresentação e matérias jornalísticas sobre o trabalho de A. K. T. Assis na internet, no cinema, na TV, no rádio, em livros, revistas e jornais:
(I) Internet:
A) Cursos em inglês:
- Curso sobre Eletrodinâmica de Weber e Mecânica Relacional apresentadas na Advanced School on Sympletic Topology Meets Celestial and Quantum Mechanics Via Weber Electrodynamics que aconteceu no Instituto de Matemática da UNICAMP de 17 a 21 de Fevereiro de 2020 organizada pelo Prof. Joa Weber. Informação detalhada sobre essa Escola Avançada pode ser obtida em: https://freedom-and-science.neocities.org/M/20-WED/WED.html. Palestras com 1 hora de duração e seus respectivos slides:
B) Palestras e entrevistas em português:
- "Mecânica Relacional" (30 minutos de apresentação). Entrevista disponibilizada em 14/10/2024. Entrevista concedida ao History of Science Channel uma iniciativa de Roberto Machado Junior e Carlos Adriano Cardoso, promovido em conjunto pelas Universidades de Coimbra e de Aveiro, em Portugal: https://youtu.be/eTh6QoQxzxU. Resumo: Apresentamos a Mecânica Relacional. Para comparar os pontos de vista da mecânica Newtoniana (baseada no conceito de movimento em relação ao espaço vazio) e a mecânica relacional (baseada no conceito de movimento em relação aos corpos distantes do universo) apresentamos e discutimos a experiência de queda livre e a experiência do balde de Newton. Também discutimos questões cosmológicas.
- "Mecânica Relacional e Implementação do Princípio de Mach com a Força de Weber Gravitacional" (1 hora de apresentação e meia hora de debate). Palestra ministrada em 12/03/2024 para o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, USP, organizada pelo Prof. Gildo Magalhães dos Santos Filho: https://youtu.be/F0FptdW9U0I. Resumo: Discutimos o princípio de Mach e a origem da inércia. Para comparar os pontos de vista da mecânica Newtoniana (baseada no conceito de movimento em relação ao espaço vazio) e a mecânica relacional (baseada no conceito de movimento em relação aos corpos distantes do universo) apresentamos e discutimos 4 experiências: (a) queda livre, (b) experiência do balde de Newton, (c) achatamento da Terra devido à sua rotação diária, (d) pêndulo de Foucault. Também discutimos questões cosmológicas.
- "Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade" (1 hora de apresentação). Palestra ministrada em 11/05/2023 para o Instituto Federal de São Paulo, campus de Boituva, organizada pelo Prof. Eduardo Luis Estrada: https://youtu.be/gX2sLGVVrmI. Resumo: Apresento alguns aspectos da história da eletricidade que podem ser explorados construtivamente no ensino de física. Em particular, discuto o efeito âmbar (ou a atração de papeizinhos por um tubo plástico eletrizado), a atração de um filete de água por um plástico eletrizado, a atração e a repulsão elétrica, o mecanismo de atração/contato/repulsão ou mecanismo ACR, os condutores e isolantes juntamente com suas principais propriedades. Mostro como construir diversos instrumentos com material acessível e de baixo custo: versório, pêndulo elétrico e eletroscópio. Faço 4 experiências durante a palestra: (a) a rotação de um versório ocasionada por um tubo plástico eletrizado, (b) o mecanismo de atração, contato e repulsão utilizando um pêndulo elétrico, (c) a flutuação de uma penugem acima de um tubo plástico eletrizado e (d) a distinção prática entre condutores e isolantes utilizando um eletroscópio. Comparo o eletroscópio de baixo custo feito com cartolina, canudinho e uma tirinha de papel de seda com o eletroscópio de folhas de ouro que aparece nos livros didáticos. Mostro as explicações para o efeito âmbar e para o desvio de um filete de água que aparecem nos livros didáticos. Enfatizo que não concordo com essas explicações. Por último discuto alguns mistérios do efeito âmbar que acredito que ainda não foram totalmente solucionados até os dias de hoje. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/eletricidade-11-05-2023.pdf.
- "Eletrodinâmica de Weber" (1 hora de apresentação e meia hora de debate). Palestra ministrada em 26/08/2022 para o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, USP, organizada pelo Prof. Gildo Magalhães dos Santos Filho: https://youtu.be/6kVvTUd35sE. Resumo: São apresentadas as origens da eletrodinâmica de Weber e a força de Ampère entre elementos de corrente. A força de Lorentz é comparada com a força de Weber. Discute-se o modelo planetário de Weber para o átomo. São discutidas algumas experiências modernas e desenvolvimentos teóricos recentes relacionados com a eletrodinâmica de Weber. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Eletrodinamica-de-Weber-26-08-2022.pdf.
- "Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade" (1 hora de apresentação e 1 hora de debate). Palestra ministrada em 17/05/2022 para o Instituto Federal de São Paulo, campus de Caraguatatuba, organizada pelo Prof. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Prof. Alex Lino e pelo estudante Indalecio Luiz Borges: https://youtu.be/j-5at9Y_CgI. Resumo: Apresento alguns aspectos da história da eletricidade que podem ser explorados construtivamente no ensino de física. Em particular, discuto o efeito âmbar (ou a atração de papeizinhos por um tubo plástico eletrizado), a atração de um filete de água por um plástico eletrizado, a atração e a repulsão elétrica, o mecanismo de atração/contato/repulsão ou mecanismo ACR, os condutores e isolantes juntamente com suas principais propriedades. Mostro como construir diversos instrumentos com material acessível e de baixo custo: versório, pêndulo elétrico e eletroscópio. Faço 4 experiências durante a palestra: (a) a rotação de um versório ocasionada por um tubo plástico eletrizado, (b) o mecanismo de atração, contato e repulsão utilizando um pêndulo elétrico, (c) a flutuação de uma penugem acima de um tubo plástico eletrizado e (d) a distinção prática entre condutores e isolantes utilizando um eletroscópio. Comparo o eletroscópio de baixo custo feito com cartolina, canudinho e uma tirinha de papel de seda com o eletroscópio de folhas de ouro que aparece nos livros didáticos. Mostro as explicações para o efeito âmbar e para o desvio de um filete de água que aparecem nos livros didáticos. Enfatizo que não concordo com essas explicações. Por último discuto alguns mistérios do efeito âmbar que acredito que ainda não foram totalmente solucionados até os dias de hoje. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/eletricidade-17-05-2022.pdf. Divulgação dessa palestra pelo Portal Píon da Sociedade Brasileira de Física, SBF: http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/466-fundamentos-experimentais-e-historicos-da-eletricidade-ifsp. Fotos e divulgação dessa palestra no IFSP: https://www.ifspcaraguatatuba.edu.br/noticias/web-conferencia-abordou-os-aspectos-experimentais-e-historicos-da-eletricidade.
- Entrevista (Abril de 2022, com 10 minutos de duração) na qual apresento o livro "Tradução Comentada das Principais Obras de Coulomb sobre Eletricidade e Magnetismo" para o canal IFGW-Play do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp: https://www.youtube.com/watch?v=HFVpZZsI0ug.
- "Como Arquimedes Utilizou a Lei da Alavanca para Calcular o Volume de uma Esfera" (1 hora de apresentação e meia hora de debate). Palestra ministrada em 24/02/2022 no Simpósio de Pesquisa do Departamento de Física da Universidade Estadual da Paraíba organizado pela Profa. Ana Paula Bispo da Silva: https://youtu.be/CzY6BOYirPw?t=16080. Resumo: Apresentamos alguns dados sobre a vida e a obra de Arquimedes (287-212 a.C.). Mostramos sua formulação da lei da alavanca de acordo com a qual dois pesos se equilibram em distâncias ao fulcro inversamente proporcionais aos pesos. Analisamos como ele obteve os principais resultados matemáticos relativos ao círculo e à esfera (comprimento e área do círculo, volume e área da esfera). Em particular, mostramos como ele obteve o volume de uma esfera utilizando a lei da alavanca. Esse resultado só foi conhecido a partir da descoberta em 1906 de uma obra até então perdida de Arquimedes, a saber, seu método sobre os teoremas mecânicos enviado a Eratóstenes de Alexandria. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Arquimedes-24-02-2022.pdf.
- "Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade" (1 hora de apresentação e 1 hora de debate). Palestra ministrada em 08/11/2021 no 1o Ciclo de Seminários da Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Juiz de Fora: https://youtu.be/C7dF5okXefc. Resumo: Fazemos 4 experiências ao vivo: (a) rotação do versório por um canudo eletrizado (tipo da experiência de Gilbert em 1600); (b) atração/contato/repulsão de um pêndulo elétrico feito com uma linha de seda e um disco de papel (instrumento e experiências devidos a Stephen Gray e Du Fay em 1720 e 1733); (c) levitação de uma semente de dente de leão com um tubo de plástico eletrizado (experiência feita originalmente por Guericke em 1672); (d) carregar e descarregar um eletroscópio de cartolina, tirinha de papel de seda e canudinho para com isso distinguir os condutores e isolantes (Gray e Du Fay em 1731 e 1737). Apresentamos alguns aspectos da história da eletricidade que podem ser explorados construtivamente no ensino de física. Em particular, discutimos o efeito âmbar, a atração de um filete de água por um plástico eletrizado, a atração e a repulsão elétrica, o mecanismo de atração/contato/repulsão ou mecanismo ACR, os condutores e isolantes juntamente com suas principais propriedades. Mostramos como construir diversos instrumentos com material acessível e de baixo custo: versório, pêndulo elétrico e eletroscópio. Comparamos o eletroscópio de baixo custo feito com cartolina, canudinho e uma tirinha de papel de seda com o eletroscópio de folhas de ouro que aparece nos livros didáticos. Mostramos as explicações para o efeito âmbar e para o desvio de um filete de água que aparecem nos livros didáticos e enfatizamos que não concordamos com essas explicações. Por último discutimos alguns mistérios do efeito âmbar que acreditamos que ainda não foram totalmente solucionados até os dias de hoje, apesar dessa experiência ser a mais antiga da história da eletricidade e já ter uns 2.400 anos. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/eletricidade-08-11-2021.pdf.
- "Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade" (1 hora de apresentação e 1 hora de debate). Palestra ministrada em 22/10/2021 para a disciplina "CAT602 - História da eletricidade e do controle automático", sob coordenação do Prof. Danny tonidandel, da Universidade Federal de Ouro Preto: https://youtu.be/MvX0IlieKlc. Resumo: Fazemos 4 experiências ao vivo: (a) rotação do versório por um canudo eletrizado (tipo da experiência de Gilbert em 1600); (b) atração/contato/repulsão de um pêndulo elétrico feito com uma linha de seda e um disco de papel (instrumento e experiências devidos a Stephen Gray e Du Fay em 1720 e 1733); (c) levitação de uma semente de dente de leão com um tubo de plástico eletrizado (experiência feita originalmente por Guericke em 1672); (d) carregar e descarregar um eletroscópio de cartolina, tirinha de papel de seda e canudinho para com isso distinguir os condutores e isolantes (Gray e Du Fay em 1731 e 1737). Apresentamos alguns aspectos da história da eletricidade que podem ser explorados construtivamente no ensino de física. Em particular, discutimos o efeito âmbar, a atração de um filete de água por um plástico eletrizado, a atração e a repulsão elétrica, o mecanismo de atração/contato/repulsão ou mecanismo ACR, os condutores e isolantes juntamente com suas principais propriedades. Mostramos como construir diversos instrumentos com material acessível e de baixo custo: versório, pêndulo elétrico e eletroscópio. Comparamos o eletroscópio de baixo custo feito com cartolina, canudinho e uma tirinha de papel de seda com o eletroscópio de folhas de ouro que aparece nos livros didáticos. Mostramos as explicações para o efeito âmbar e para o desvio de um filete de água que aparecem nos livros didáticos e enfatizamos que não concordamos com essas explicações. Por último discutimos alguns mistérios do efeito âmbar que acreditamos que ainda não foram totalmente solucionados até os dias de hoje, apesar dessa experiência ser a mais antiga da história da eletricidade e já ter uns 2.400 anos. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/eletricidade-22-10-2021.pdf.
- "Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade" (1 hora de apresentação e debate). Palestra ministrada em 24/05/2021 no Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Birigui, na abertura da V Semana de Física e Matemática: https://youtu.be/m_6CCJxMAZM. Resumo: Fazemos 4 experiências ao vivo: (a) rotação do versório por um canudo eletrizado (tipo da experiência de Gilbert em 1600); (b) atração/contato/repulsão de um pêndulo elétrico feito com uma linha de seda e um disco de papel (instrumento e experiências devidos a Stephen Gray e Du Fay em 1720 e 1733); (c) levitação de uma semente de dente de leão com um tubo de plástico eletrizado (experiência feita originalmente por Guericke em 1672); (d) carregar e descarregar um eletroscópio de cartolina, tirinha de papel de seda e canudinho para com isso distinguir os condutores e isolantes (Gray e Du Fay em 1731 e 1737). Apresentamos alguns aspectos da história da eletricidade que podem ser explorados construtivamente no ensino de física. Em particular, discutimos o efeito âmbar, a atração de um filete de água por um plástico eletrizado, a atração e a repulsão elétrica, o mecanismo de atração/contato/repulsão ou mecanismo ACR, os condutores e isolantes juntamente com suas principais propriedades. Mostramos como construir diversos instrumentos com material acessível e de baixo custo: versório, pêndulo elétrico e eletroscópio. Comparamos o eletroscópio de baixo custo feito com cartolina, canudinho e uma tirinha de papel de seda com o eletroscópio de folhas de ouro que aparece nos livros didáticos. Mostramos as explicações para o efeito âmbar e para o desvio de um filete de água que aparecem nos livros didáticos e enfatizamos que não concordamos com essas explicações. Por último discutimos alguns mistérios do efeito âmbar que acreditamos que ainda não foram totalmente solucionados até os dias de hoje, apesar dessa experiência ser a mais antiga da história da eletricidade e já ter uns 2.400 anos. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/eletricidade-24-05-2021.pdf.
- "Arquimedes, o Centro de Gravidade e a Lei da Alavanca" (1 hora de apresentação e 1 hora de debate). Palestra ministrada em 12/04/2021 na disciplina FM003 - Seminários sobre a Profissão - coordenada pelo Prof. Thiago Pedro Mayer Alegre junto ao Instituto de Física da Unicamp: https://www.youtube.com/watch?v=N2cP-_B2C9k. Resumo: Apresentamos alguns dados sobre a vida e a obra de Arquimedes (287-212 a.C.). Mostramos sua formulação da lei da alavanca de acordo com a qual dois pesos se equilibram em distâncias ao fulcro inversamente proporcionais aos pesos. Analisamos como ele obteve os principais resultados matemáticos relativos ao círculo e à esfera (comprimento e área do círculo, volume e área da esfera). Em particular, mostramos como ele obteve o volume de uma esfera utilizando a lei da alavanca. Esse resultado só foi conhecido a partir da descoberta em 1906 de uma obra até então perdida de Arquimedes, a saber, seu método sobre os teoremas mecânicos enviado a Eratóstenes de Alexandria. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Arquimedes-12-04-2021.pdf.
- Troca de ideias sobre as Eletrodinâmicas de Ampère e de Weber. Conversa com colegas e alunos da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, e do Instituto Federal da Paraíba, IFPB. Evento ocorrido em 16/09/2020 organizado pela Prof. Ana Paula Bispo da Silva do Grupo de História da Ciência e Ensino (GHCEN-UEPB) e pelo Prof. Luciano Feitosa do Nascimento do IFPB: https://youtu.be/dH0dcRvMtmA.
- "Diálogo Aberto sobre Ciência" (2 horas de uma troca de ideias com colegas e alunos da UFMT sobre Mecânica Relacional, cosmologia e ensino de física). Evento ocorrido em 27/08/2020 organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGECN/UFMT). Diálogo coordenado pelo Prof. Frederico Ayres de Oliveira Neto: https://youtu.be/o2oumqWf5po.
- "Perguntas para um Cientista". Entrevista de meia hora ocorrida em 15/08/2020 concedida para Fernanda Albuquerque Magalhães da UNICAMP: https://youtu.be/SFJcvfRO5mk.
- "Lei de Escala ou Lei de Potência" (1 hora de apresentação). Aula ministrada em abril de 2020 na disciplina Física Experimental I, F129, junto ao Instituto de Física da UNICAMP: https://www.youtube.com/watch?v=sxoFWRCoG_w. Resumo: Apresento como obter os coeficientes "c" e "d" da lei de escala y = cx^d. No primeiro método aplica-se o logaritmo nos dois lados dessa equação, é feita uma tabela com os valores desses logaritmos e eles são colocados em um gráfico log y em função de log x feito em papel milimetrado. No segundo método são colocados os valores de x e de y em um gráfico feito em papel dilog ou log-log. Por último apresenta-se um exemplo concreto utilizando seis pontos experimentais dados. Slides desta aula: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/aula-lei-de-escala-04-2020.pdf.
- "Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade" (1 hora de apresentação e mais meia hora de debate). Palestra ministrada em 06/04/2020 na disciplina FM003 - Seminários sobre a Profissão - coordenada pelo Prof. Thiago Pedro Mayer Alegre junto ao Instituto de Física da Unicamp: https://youtu.be/kc1McKlvHEM. Resumo: Apresentamos alguns aspectos da história da eletricidade que podem ser explorados construtivamente no ensino de física. Em particular, discutimos o efeito âmbar, a atração de um filete de água por um plástico eletrizado, a atração e a repulsão elétrica, o mecanismo de atração/contato/repulsão ou mecanismo ACR, os condutores e isolantes juntamente com suas principais propriedades. Mostramos como construir diversos instrumentos com material acessível e de baixo custo: versório, pêndulo elétrico e eletroscópio. Fazemos algumas experiências como a atração de pedacinhos de papel por um plástico eletrizado e a flutuação de uma penugem ou semente de dente de leão por um tubo plástico eletrizado. Comparamos o eletroscópio de baixo custo feito com cartolina, canudinho e uma tirinha de papel de seda com o eletroscópio de folhas de ouro que aparece nos livros didáticos. Mostramos as explicações para o efeito âmbar e para o desvio de um filete de água que aparecem nos livros didáticos e enfatizamos que não concordamos com essas explicações. Por último discutimos alguns mistérios do efeito âmbar que acreditamos que ainda não foram totalmente solucionados até os dias de hoje. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/eletricidade-06-04-2020.pdf.
- "História da Eletricidade no Ensino de Física" (1 hora de apresentação e mais meia hora de debate). Palestra ministrada no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Univ. Fed. de Santa Catarina, PPGECT/UFSC, em 14/09/2018: https://youtu.be/o4wesai8BNQ. Resumo: Apresentamos alguns aspectos da história da eletricidade que podem ser explorados construtivamente no ensino de física. Em particular, discutimos o efeito âmbar, a atração de um filete de água por um plástico eletrizado, a atração e a repulsão elétrica, o mecanismo de atração/contato/repulsão ou mecanismo ACR, os condutores e isolantes juntamente com suas principais propriedades. Mostramos como construir diversos instrumentos com material acessível e de baixo custo: versório, pêndulo elétrico e eletroscópio. Fazemos algumas experiências como a atração de pedacinhos de papel por um plástico eletrizado e a flutuação de uma penugem ou semente de dente de leão por um tubo plástico eletrizado. Comparamos o eletroscópio de baixo custo feito com cartolina, canudinho e uma tirinha de papel de seda com o eletroscópio de folhas de ouro que aparece nos livros didáticos. Mostramos as explicações para o efeito âmbar e para o desvio de um filete de água que aparecem nos livros didáticos e enfatizamos que não concordamos com essas explicações. Por último discutimos alguns mistérios do efeito âmbar que acreditamos que ainda não foram totalmente solucionados até os dias de hoje. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/eletricidade-14-09-2018.pdf.
- "Utilização da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física" (1 hora de apresentação). Palestra ministrada na Universidade Franciscana de Santa Maria, RS, em 31/08/2018: https://vimeo.com/289479865. Resumo: Mostramos com alguns exemplos a importância da história e da filosofia da ciência no ensino de física. Inicialmente falamos do conhecimento de Copérnico da teoria heliocêntrica de Aristarco. Citamos como Thomas Kuhn teve suas concepções abaladas por sua introdução à história da ciência. A importância da história da física no ensino foi fundamental para Ernst Mach chegar nas suas críticas da teoria de Newton, que influenciaram fortemente a Einstein, embora o próprio Mach tenha rejeitado as teorias da relatividade. Discutimos os vários significados da velocidade que aparece na força de Lorentz, essa é a velocidade da carga em relação a que? Maxwell, Lorentz e Einstein deram significados bem diferentes a essa velocidade. Qual se deve usar? Mostramos ainda que Ampère nunca escreveu a assim chamada lei circuital de Ampère, nunca trabalhou com o conceito de campo magnético e que ele era contrário a qualquer coisa circulando ao redor de um longo fio reto conduzindo uma corrente. Maxwell conhecia a lei de Grassmann-Biot-Savart que aparece nos livros didáticos, mas preferia a força entre elementos de corrente de Ampère, que não aparece na maioria dos livros atuais. Discutimos como a história e a filosofia da ciência auxiliam na formação crítica dos estudantes de física. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/historia-e-filosofia-da-ciencia-no-ensino-de-fisica-31-08-2018.pdf.
- "Arquimedes e a Lei da Alavanca" ou "Como Arquimedes Utilizou a Lei da Alavanca para Calcular o Volume de uma Esfera" (1 hora de apresentação e mais 1 hora de debate). Palestra ministrada no Centro de Estudos Helênicos Areté, São Paulo, 23/06/2018, Parte I: https://youtu.be/9go2-vrackA, parte II: https://youtu.be/z5Bq287wHII. Resumo: Apresentamos alguns dados sobre a vida e a obra de Arquimedes (287-212 a.C.). Mostramos sua formulação da lei da alavanca de acordo com a qual dois pesos se equilibram em distâncias ao fulcro inversamente proporcionais aos pesos. Analisamos como ele obteve os principais resultados matemáticos relativos ao círculo e à esfera (comprimento e área do círculo, volume e área da esfera). Em particular, mostramos como ele obteve o volume de uma esfera utilizando a lei da alavanca. Esse resultado só foi conhecido a partir da descoberta em 1906 de uma obra até então perdida de Arquimedes, a saber, seu método sobre os teoremas mecânicos enviado a Eratóstenes de Alexandria. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Arquimedes-23-06-2018.pdf.
- Princípio das Proporções Físicas (1 hora de apresentação e debate). Palestra ministrada no CBPF em 27/04/2018: https://www.youtube.com/watch?v=Wen_jP9zj9o. Resumo: É apresentado o princípio das proporções físicas, uma generalização do princípio de Mach. De acordo com o princípio das proporções físicas, todas as leis da física devem depender apenas de razões entre grandezas conhecidas do mesmo tipo (razões entre massas, razões entre cargas, razões entre distâncias, razões entre frequências etc.) Uma formulação alternativa é a de que não devem aparecer constantes dimensionais nas leis da física. Outra maneira de expressar este princípio é afirmando que todas as constantes da física (como a constante universal da gravitação, a velocidade da luz no vácuo, a constante de Planck, a constante de Boltzmann etc.) têm de depender de propriedades cosmológicas ou microscópicas do universo. São apresentadas leis que seguem este princípio (lei da alavanca de Arquimedes, lei dos planos inclinados, lei das áreas de Kepler etc.) e outras que não seguem este princípio (aceleração de queda livre, lei dos gases ideais, achatamento da terra etc.) Estes últimos exemplos mostram que as teorias levando a estas leis devem estar incompletas. Mostra-se como implementar este princípio em algumas destas leis utilizando a Mecânica Relacional, que é baseada em uma força de Weber para a gravitação. Sugere-se um caminho para implementar este princípio nos casos ainda incompletos. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/PPF-27-04-2018.pdf. Artigos sobre o princípio das proporções físicas: The principle of physical proportions e Das Prinzip der physikalischen Grössenverhältinisse.
- A Força Elétrica de uma Corrente (1 hora de apresentação e 1 hora de debate). A palestra foi ministrada para o grupo Filosofísica da UFSCar e da USP de São Carlos em 18/09/2017: https://youtu.be/j0qGTMr1_FU. Resumo: Apresentamos uma controvérsia importante da física ligada a um tema bem simples da eletricidade. Considere um fio resistivo parado no laboratório no qual flui uma corrente constante. Este fio exerce força sobre uma carga parada externa ao fio? Pergunta análoga: Existe um campo elétrico fora de um fio resistivo estacionário transportando uma corrente constante? Apresentamos a opinião de diversos cientistas e livros didáticos ao longo dos últimos 150 anos, tais como Maxwell, Clausius e Feynman, que defendiam que um circuito resistivo estacionário conduzindo uma corrente constante não exerce força sobre uma carga parada fora do fio. Ao contrário do que afirmaram estes autores, mostramos que esta força é diferente de zero e apresentamos suas principais componentes: (I) a força devido às cargas eletrostáticas induzidas no fio condutor pela carga teste; e (II) uma força proporcional à voltagem da bateria ligada ao circuito. Apresentamos os cálculos do campo elétrico fora de condutores resistivos estacionários conduzindo correntes constantes. Comparamos estes cálculos teóricos com algumas experiências que provam a existência de uma força exercida por este fio ao atuar sobre cargas paradas fora do fio. Calculamos a distribuição das cargas espalhadas ao longo da superfície destes condutores em diversas geometrias (esta distribuição é constante no tempo, mas varia ao longo do comprimento do fio). Mostramos ainda como Wilhelm Weber já havia previsto estes efeitos há 150 anos, embora seu trabalho seja totalmente esquecido hoje em dia. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/A-Forca-Eletrica-de-uma-Corrente-18-09-2017.pdf.
- Eletrodinâmica de Weber (1 hora de apresentação e 30 minutos de debate). A palestra ocorreu na Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, em 06/04/2017: https://youtu.be/bI0n0U5T-EE. Resumo: São apresentadas as origens da eletrodinâmica de Weber. São discutidas as equações de Maxwell,
a força de Lorentz e o significado da velocidade que aparece nesta força. A força de Ampère entre elementos de corrente é comparada com a força de Grassmann-Biot-Savart. Mostra-se como Weber e Kirchhoff deduziram a equação de onda ANTES de Maxwell. A força de Lorentz é comparada com a força de Weber, sendo apresentada uma previsão diferente destas duas formulações, a saber, a força sobre uma carga teste exercida por uma casca esférica uniformemente carregada ao redor da carga teste. De acordo com a eletrodinâmica de Weber, a carga teste, quando acelerada em relação à casca esférica, deve se comportar como tendo uma massa inercial efetiva que depende da carga da casca esférica ao seu redor. Nada disto deve acontecer de acordo com a força de Lorentz. São apresentadas ordens de grandeza para este efeito. É apresentado o modelo planetário de Weber para o átomo desenvolvido ANTES das experiências de Rutherford e do modelo de Bohr. No modelo de Weber o núcleo positivo é mantido estável por forças puramente eletrodinâmicas, já que quando as cargas de mesmo sinal estão muito próximas elas comportam-se como tendo uma massa inercial negativa, atraindo-se em vez de se repelir. Este modelo já é uma unificação pois não é necessário postular a existência de forças nucleares para estabilizar o núcleo positivamente eletrizado. São discutidas experiências modernas e desenvolvimentos teóricos recentes relacionados com a eletrodinâmica de Weber. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Eletrodinamica-de-Weber-06-04-2017.pdf. Áudio desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Eletrodinamica-de-Weber-06-04-2017.WAV.
- Mecânica Relacional (1 hora de apresentação e 30 minutos de debate). A palestra ocorreu na Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL, em 03/11/2016: https://www.youtube.com/watch?v=GEMkxXi7rlc. Nesta palestra apresentamos a experiência de queda livre de Galileu e a experiência do balde de Newton. Na experiência do balde de Newton temos um balde parcialmente cheio de água, suspenso por uma corda. Quando o balde e a água estão parados em relação ao solo, a superfície da água é plana e horizontal. Quando o balde e a água giram juntos com uma mesma velocidade angular constante em relação ao solo, a superfície da água fica côncava. Isto é, adquire um perfil parabólico, já que a água sobe pelas paredes do balde. Mostra-se que na mecânica Newtoniana esta curvatura da superfície livre da água não é devida à sua rotação em relação ao balde, nem em relação à Terra, nem em relação às estrelas e galáxias. Para Newton esta experiência provava a existência do espaço vazio, que ele chamou de espaço absoluto. São discutidas as críticas de Mach aos pontos de vista Newtonianos. Uma ênfase é dada às idéias de Mach, de acordo com as quais a inércia de qualquer corpo é devida à sua interação gravitacional com os corpos distantes do Universo. Mostra-se que as teorias da relatividade de Einstein não implementam o princípio de Mach. Este é um dos motivos pelos quais somos contrários às teorias da relatividade de Einstein. Finalmente é apresentada a Mecânica Relacional, uma teoria que implementa quantitativamente o princípio de Mach sobre a origem da inércia utilizando uma lei de Weber para a gravitação. Discutimos a experiência de queda livre de Galileu e a experiência do balde de Newton pelo ponto de vista da Mecânica Relacional. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Mecanica-Relacional-Unifal-3-11-2016.pdf. Conversa com os professores e alunos da Unifal ocorrida em 04/11/2016 no evento Encontros com a Ciência: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=285217098540864&id=262170374178870
- A Mecânica e a Óptica de Newton (1 hora de apresentação e 20 minutos de questões). A palestra ocorreu no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (27 de novembro de 2015): http://www.ufjf.br/centrodeciencias/2016/06/27/palestras-da-4a-jornada-de-divulgacao-cientifica/ e https://www.youtube.com/watch?v=49zxFqU8HVI. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/mecanica-optica-27-11-2015.pdf
- Mecânica Relacional (1 hora de apresentação mais 1 hora de debate). A palestra ocorreu na Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil (19 de setembro de 2012): https://youtu.be/JZKo426iFCo. Nesta palestra apresentamos a experiência de queda livre de Galileu e a experiência do balde de Newton. Na experiência do balde de Newton temos um balde parcialmente cheio de água, suspenso por uma corda. Quando o balde e a água estão parados em relação ao solo, a superfície da água é plana e horizontal. Quando o balde e a água giram juntos com uma mesma velocidade angular constante em relação ao solo, a superfície da água fica côncava. Isto é, adquire um perfil parabólico, já que a água sobe pelas paredes do balde. Mostra-se que na mecânica Newtoniana esta curvatura da superfície livre da água não é devida à sua rotação em relação ao balde, nem em relação à Terra, nem em relação às estrelas e galáxias. Para Newton esta experiência provava a existência do espaço vazio, que ele chamou de espaço absoluto. São discutidas as críticas de Mach aos pontos de vista Newtonianos. Uma ênfase é dada às idéias de Mach, de acordo com as quais a inércia de qualquer corpo é devida à sua interação gravitacional com os corpos distantes do Universo. Mostra-se que as teorias da relatividade de Einstein não implementam o princípio de Mach. Este é um dos motivos pelos quais somos contrários às teorias da relatividade de Einstein. Finalmente é apresentada a Mecânica Relacional, uma teoria que implementa quantitativamente o princípio de Mach sobre a origem da inércia utilizando uma lei de Weber para a gravitação. Discutimos a experiência de queda livre de Galileu e a experiência do balde de Newton pelo ponto de vista da Mecânica Relacional.
- Mecânica Relacional (1 hora de apresentação mais 1 hora de debate). A palestra ocorreu na PUC de Belo Horizonte em 03/10/2005 durante a V Semana do Físico Educador. Parte I: https://youtu.be/KxP9eNR3hQY. Parte II: https://youtu.be/2q_E4URxiDA. Apresentamos a mecânica relacional, a eletrodinâmica de Weber, o princípio de Mach e a experiência do balde de Newton.
C) Palestras e entrevistas em inglês:
- "Newton & Einstein Erraram com suas Teorias da Gravidade e Inércia?". Entrevista de 2 horas conduzida por Michael Shilo e Anastasia Bendebury e colocada online em seu canal The DemystifySci Podcast em 17 de março de 2024: https://youtu.be/kGHNKORQZK8. Resumo: Comparamos 3 teorias concorrentes da física, a saber, (a) Mecânica Newtoniana, (b) teorias da relatividade de Einstein, (c) Mecânica Relacional. Com essa finalidade apresentamos 3 experiências: queda livre de uma maçã, experiência do balde de Newton, e o achatamento da Terra devido à sua rotação diária. Essas experiências são analisadas a partir do princípio de Mach. Também discutimos os trabalhos de Coulomb, Ampère, Weber, Hubble e Schrödinger.
- "Eletrodinâmicas de Ampère e Weber". Entrevista de 2 horas conduzidas por Michael Shilo e Anastasia Bendebury e colocada online em seu canal The DemystifySci Podcast em 16 de novembro de 2023: https://youtu.be/VGql2qiRjkY. Resumo: Mostramos que Ampère nunca escreveu a lei circuital e nunca trabalhou com o conceito de campo magnético. Apresentamos a experiência de Oersted e a força central de Ampère entre dois elementos de corrente. Essa força desapareceu dos livros didáticos. Comparamos a força de Ampère com a força de Grassmann-Biot-Savart. Mencionamos as traduções das obras de Coulomb, Ampère e Weber disponíveis em PDF em nossa homepage. Apresentamos a eletrodinâmica de Weber e seu modelo planetário para o átomo.
- "Princípio de Mach". Entrevista de 1 hora e 20 minutos conduzida por Alexander Unzicker em seu canal Real Physics e colocada online em 12 de novembro de 2023: https://youtu.be/PIKx-fGH5e0. Resumo: Discutimos o significado da aceleração na segunda lei do movimento de Newton. Apresentamos os argumentos de Leibniz contra o conceito de espaço absoluto vazio de Newton. Realizamos a experiência do balde de Newton. A concavidade da água é devida à rotação do balde em relação a que? Apresentamos as críticas de Ernst Mach em relação aos conceitos Newtonianos de espaço e tempo absolutos. Mostramos a previsão de Newton para o achatamento da Terra devido à sua rotação diária. O que aconteceria com esse achatamento se todas as estrelas e galáxias distantes fossem aniquiladas? Discutimos a experiência do pêndulo de Foucault. Apresentamos algumas críticas às teorias da relatividade de Einstein. Mencionamos que Ernst Mach rejeitou as teorias de Einstein. Discutimos a Mecânica Relacional e sua implementação do princípio de Mach com uma força de Weber gravitacional.
- "Experiências de Eletricidade feitas com Material Simples e de Baixo Custo". Entrevista de 20 minutos conduzida por Shah Faisal na Universidade de Augsburg, Alemanha, e colocada online no canal Maths Volunteers em 31 de outubro de 2023: https://youtu.be/iC3bT0MO36Q. Resumo: Essas experiências foram retiradas do livro de A. K. T. Assis "Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade". O Sr. Shah Faisal está com seu amigo e colega, Prof. Assis, para realizar e gravar essas experiências fundamentais sobre eletricidade feitas com material simples. Essa entrevista foi gravada na Universidade de Augsburgo, Alemanha, em outubro de 2023. Mostramos como construir e realizar experiências com um versório, pêndulo elétrico e eletroscópio.
- "Mistérios da Eletrodinâmica". Entrevista de 1 hora conduzida por Alexander Unzicker em seu canal Real Physics e colocada online em 29 de outubro de 2023: https://youtu.be/vVJ3WHft9d8. Resumo: Mostramos que Ampère nunca escreveu a lei circuital e nunca trabalhou com o conceito de campo magnético. Apresentamos a experiência de Oersted e a força central de Ampère entre dois elementos de corrente. Essa força desapareceu dos livros didáticos. Comparamos a força de Ampère com a força de Grassmann-Biot-Savart. Mencionamos as traduções das obras de Coulomb, Ampère e Weber disponíveis em PDF em nossa homepage. Apresentamos a eletrodinâmica de Weber e seu modelo planetário para o átomo.
- "Modelo Planetário de Weber para o Átomo". Palestra de 1 hora, seguida de meia hora de discussão, apresentada em Praga, República Tcheca, em 5 de outubro de 2023, organizada pelo Prof. Jan Rak: https://www.scalar-field.com/agenda-sem2023. Resumo: Apresentamos a origem da eletrodinâmica de Weber (1846). A força de Weber depende não apenas da distância entre as cargas que estão interagindo, mas também da velocidade relativa e da aceleração relativa entre elas. Discutimos a força de Ampère entre elementos de corrente e a comparamos com a força de Grassmann-Biot-Savart. Também comparamos a força de Lorentz com a força de Weber. Apresentamos o modelo planetário de Weber para o átomo. Ele foi desenvolvido antes das experiências de Rutherford e do modelo de Bohr. No modelo planetário de Weber o núcleo positivo dos átomos é estabilizado (ou mantido coeso) por forças puramente eletrodinâmicas. De acordo com Weber, quando duas cargas positivas estão muito próximas, elas se comportam como se tivessem uma massa inercial efetiva negativa, tal que elas se atraem em vez de se repelirem. Também apresentamos experiências modernas e desenvolvimentos teóricos recentes relacionados com a eletrodinâmica de Weber. Meu próximo projeto é publicar uma tradução do alemão para o inglês das principais obras de Weber sobre eletrodinâmica. Estou procurando por voluntários que queiram ajudar na tradução de qualquer artigo do Weber. Slides dessa apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Weber-Planetary-Model-of-the-Atom-05-10-2023.pdf.
- Palestra online (06/08/2023) sobre Eletrodinâmica de Weber (1 hora de apresentação seguida de 1 hora e meia de debate) apresentada no Rising Tide Foundation e organizada por Matthew Ehret e John Plaice. Vídeo da apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=o05-0M8Stkg. Resumo: Apresentamos as origens da eletrodinâmica de Weber (1846). A força de Weber depende não apenas da distância entre as partículas carregadas que estão interagindo, mas também da velocidade e da aceleração relativa entre elas. Discutimos a força de Ampère entre elementos de corrente e a comparamos com a lei de Grassmann-Biot-Savart. Também comparamos a força de Weber com a força de Lorentz. Apresentamos o modelo planetário de Weber para o átomo. Ele foi desenvolvido antes das experiências de Rutherford e do modelo atômico de Bohr. No modelo planetário de Weber o núcleo positivo é estabilizado (ou mantido coeso) por forças puramente eletrodinâmicas. De acordo com Weber, quando duas partículas positivas estão muito próximas, elas se comportam como se tivessem uma massa inercial negativa, atraindo uma à outra em vez de se repelirem. Discutimos aplicações da eletrodinâmica de Weber para a supercondutividade. Também apresentamos experiências modernas e desenvolvimentos teóricos recentes relacionados com a eletrodinâmica de Weber. Slides dessa apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Weber-Electrodynamics-06-08-2023.pdf.
- Vídeo-conferência (29/10/2022) sobre Eletrodinâmica de Weber (1 hora de apresentação mais 1 hora de debate) apresentada no Physical Research Laboratory (Índia), organizada pelo Prof. Navinder Singh: https://youtu.be/cxmDk5suw20. Resumo: Apresentamos as origens da eletrodinâmica de Weber (1846). A força de Weber depende não apenas da distância entre as partículas carregadas que estão interagindo, mas também da velocidade e da aceleração relativa entre elas. Discutimos a força de Ampère entre elementos de corrente e a comparamos com a lei de Grassmann-Biot-Savart. Também comparamos a força de Weber com a força de Lorentz. Apresentamos o modelo planetário de Weber para o átomo. Ele foi desenvolvido antes das experiências de Rutherford e do modelo atômico de Bohr. No modelo planetário de Weber o núcleo positivo é estabilizado (ou mantido coeso) por forças puramente eletrodinâmicas. De acordo com Weber, quando duas partículas positivas estão muito próximas, elas se comportam como se tivessem uma massa inercial negativa, atraindo uma à outra em vez de se repelirem. Discutimos aplicações da eletrodinâmica de Weber para a supercondutividade. Também apresentamos experiências modernas e desenvolvimentos teóricos recentes relacionados com a eletrodinâmica de Weber. Slides dessa apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Weber-Electrodynamics-29-10-2022.pdf.
- "Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade" (1 hora de apresentação). Palestra apresentada em 20/07/2021 na International Conference Hands-on Science organizada por Manuel Filipe P. C. Martins Costa e José Benito Vázquez Dorrío: http://www.ijhsci.info/hsci2021/hsci2021-presentations/20210627144058_Electricity-Assis_pq.mp4. Resumo: Fazemos 4 experiências ao vivo: (a) rotação do versório por um canudo eletrizado (tipo da experiência de Gilbert em 1600); (b) atração/contato/repulsão de um pêndulo elétrico feito com uma linha de seda e um disco de papel (instrumento e experiências devidos a Stephen Gray e Du Fay em 1720 e 1733); (c) levitação de uma semente de dente de leão com um tubo de plástico eletrizado (experiência feita originalmente por Guericke em 1672); (d) carregar e descarregar um eletroscópio de cartolina, tirinha de papel de seda e canudinho para com isso distinguir os condutores e isolantes (Gray e Du Fay em 1731 e 1737). Apresentamos alguns aspectos da história da eletricidade que podem ser explorados construtivamente no ensino de física. Em particular, discutimos o efeito âmbar, a atração de um filete de água por um plástico eletrizado, a atração e a repulsão elétrica, o mecanismo de atração/contato/repulsão ou mecanismo ACR, os condutores e isolantes juntamente com suas principais propriedades. Mostramos como construir diversos instrumentos com material acessível e de baixo custo: versório, pêndulo elétrico e eletroscópio. Comparamos o eletroscópio de baixo custo feito com cartolina, canudinho e uma tirinha de papel de seda com o eletroscópio de folhas de ouro que aparece nos livros didáticos. Mostramos as explicações para o efeito âmbar e para o desvio de um filete de água que aparecem nos livros didáticos e enfatizamos que não concordamos com essas explicações. Por último discutimos alguns mistérios do efeito âmbar que acreditamos que ainda não foram totalmente solucionados até os dias de hoje, apesar dessa experiência ser a mais antiga da história da eletricidade e já ter uns 2.400 anos. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Electricity-20-07-2021.pdf. Informação da Associação Italiana de Ensino de Física relacionada com essa palestra: https://www.aif.it/conferenza-prof-andre-assis-the-experimental-and-historical-foundations-of-electricity.
- Entrevista (Outubro de 2020, com 20 minutos de duração) conduzida pelo Prof. Jan Rak durante a Conferência Physics Beyond Relativity, Praga, República Tcheca: https://youtu.be/wKlf5e4dcCU. Discuto a Mecânica Relacional, a experiência do balde de Newton e a Eletrodinâmica de Weber.
- Palestra (19/10/2019) sobre Mecânica Relacional apresentada em Praga, República Tcheca, durante a Conferência Internacional Physics Beyond Relativity. Vídeo dessa apresentação (1 hora): https://www.youtube.com/watch?v=UNleL0Wynkg e https://science21.cz/conference/?p=878. Resumo: Apresentamos a experiência de queda livre de Galileu e sua interpretação na mecânica newtoniana. Também discutimos a experiência do balde de Newton. Nesse caso temos um balde parcialmente preenchido com água dependurado por uma corda. Quando o balde e a água estão em repouso em relação ao solo, a superfície da água é plana. Quando o balde e a água giram juntos em relação ao solo ao redor do eixo do balde, a superfície da água torna-se côncava (a água sobe pelas paredes do balde, adquirindo um perfil parabólico). Na mecânica newtoniana a curvatura da superfície da água não é devida à sua rotação em relação ao balde, em relação à Terra, nem em relação às estrelas e galáxias distantes. De acordo com Newton, essa experiência provava a existência do espaço vazio ou do vácuo, que ele chamou de espaço absoluto. De acordo com Newton, a curvatura da água era devido à sua rotação em relação ao espaço absoluto. Apresentamos então as críticas que Ernst Mach apresentou em relação à mecânica newtoniana. De acordo com as ideias de Mach, a inércia de qualquer corpo é devida à sua interação gravitacional com os corpos distantes do universo. As teorias da relatividade de Einstein não implementam o princípio de Mach. Este é um dos motivos pelos quais somos totalmente contrários não apenas em relação à teoria da relatividade restrita, mas também em relação à teoria da relatividade geral de Einstein. Apresentamos então a Mecânica Relacional, uma teoria que implemente matematicamente as ideias de Mach sobre a origem da inércia utilizando uma força de Weber para a gravitação. Discutimos a experiência de queda livre de Galileu e a experiência do balde de Newton a partir do ponto de vista da Mecânica Relacional. Slides dessa apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Relational-Mechanics-19-10-2019.pdf.
- Palestra (18/10/2019) sobre a Eletrodinâmica de Weber e o Modelo Planetário de Weber para o Átomo. Ela foi apresentada em Praga, República Tcheca, durante a Conferência Internacional Physics Beyond Relativity. Vídeo dessa apresentação (1 hora): https://www.youtube.com/watch?v=kmyWHuN3E4E e https://science21.cz/conference/?p=810. Resumo: Apresentamos a origem da eletrodinâmica de Weber (1846). A força de Weber depende não apenas da distância entre as cargas que estão interagindo, mas também da velocidade relativa e da aceleração relativa entre elas. Discutimos a força de Ampère entre elementos de corrente e a comparamos com a força de Grassmann-Biot-Savart. Também comparamos a força de Lorentz com a força de Weber. Apresentamos o modelo planetário de Weber para o átomo. Ele foi desenvolvido antes das experiências de Rutherford e do modelo de Bohr. No modelo planetário de Weber o núcleo positivo dos átomos é estabilizado (ou mantido coeso) por forças puramente eletrodinâmicas. De acordo com Weber, quando duas cargas positivas estão muito próximas, elas se comportam como se tivessem uma massa inercial efetiva negativa, tal que elas se atraem em vez de se repelirem. Também apresentamos experiências modernas e desenvolvimentos teóricos recentes relacionados com a eletrodinâmica de Weber. Meu próximo projeto é publicar uma tradução do alemão para o inglês das principais obras de Weber sobre eletrodinâmica. Estou procurando por voluntários que queiram ajudar na tradução de qualquer artigo do Weber. Slides dessa apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Weber-Electrodynamics-18-10-2019.pdf.
- Palestra (07/07/2019) sobre Mecânica Relacional apresentada na University of Bath, Inglaterra, durante a Conferência Internacional Dynamic Earth 2019. Vídeo dessa apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=SjrTSP4UGFo. Resumo: Apresentamos a experiência de queda livre de Galileu e sua interpretação na mecânica newtoniana. Também discutimos a experiência do balde de Newton. Nesse caso temos um balde parcialmente preenchido com água dependurado por uma corda. Quando o balde e a água estão em repouso em relação ao solo, a superfície da água é plana. Quando o balde e a água giram juntos em relação ao solo ao redor do eixo do balde, a superfície da água torna-se côncava (a água sobe pelas paredes do balde, adquirindo um perfil parabólico). Na mecânica newtoniana a curvatura da superfície da água não é devida à sua rotação em relação ao balde, em relação à Terra, nem em relação às estrelas e galáxias distantes. De acordo com Newton, essa experiência provava a existência do espaço vazio ou do vácuo, que ele chamou de espaço absoluto. De acordo com Newton, a curvatura da água era devido à sua rotação em relação ao espaço absoluto. Apresentamos então as críticas que Ernst Mach apresentou em relação à mecânica newtoniana. De acordo com as ideias de Mach, a inércia de qualquer corpo é devida à sua interação gravitacional com os corpos distantes do universo. As teorias da relatividade de Einstein não implementam o princípio de Mach. Este é um dos motivos pelos quais somos totalmente contrários não apenas em relação à teoria da relatividade restrita, mas também em relação à teoria da relatividade geral de Einstein. Apresentamos então a Mecânica Relacional, uma teoria que implemente matematicamente as ideias de Mach sobre a origem da inércia utilizando uma força de Weber para a gravitação. Discutimos a experiência de queda livre de Galileu e a experiência do balde de Newton a partir do ponto de vista da Mecânica Relacional. Slides dessa apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Relational-Mechanics-07-07-2019.pdf.
- Palestra (06/07/2019) sobre Eletrodinâmica de Weber apresentada na University of Bath, Inglaterra, durante a Conferência Internacional Dynamic Earth 2019. Vídeo da apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=3XgOjlySh64. Resumo: Apresentamos a origem da eletrodinâmica de Weber (1846). A força de Weber depende não apenas da distância entre as cargas que estão interagindo, mas também da velocidade relativa e da aceleração relativa entre elas. Discutimos a força de Ampère entre elementos de corrente e a comparamos com a força de Grassmann-Biot-Savart. Também comparamos a força de Lorentz com a força de Weber. Apresentamos o modelo planetário de Weber para o átomo. Ele foi desenvolvido antes das experiências de Rutherford e do modelo de Bohr. No modelo planetário de Weber o núcleo positivo dos átomos é estabilizado (ou mantido coeso) por forças puramente eletrodinâmicas. De acordo com Weber, quando duas cargas positivas estão muito próximas, elas se comportam como se tivessem uma massa inercial efetiva negativa, tal que elas se atraem em vez de se repelirem. Também apresentamos experiências modernas e desenvolvimentos teóricos recentes relacionados com a eletrodinâmica de Weber. Slides dessa apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Weber-Electrodynamics-06-07-2019.pdf.
- Entrevista (17 de outubro de 2017, com 40 minutos de duração) conduzida por David de Hilster do canal Dissident Science: https://youtu.be/bW-RRH5X7sc. Discuto a Mecânica Relacional, a experiência do balde de Newton, a Eletrodinâmica de Weber e a força de Ampère entre elementos de corrente.
- Vídeo-aula (março de 2017) discutindo a Mecânica Relacional, a Eletrodinâmica de Weber e o modelo planetário de Weber para o átomo (1 hora de debate) durante a disciplina de pós-graduação "History of Physics: Shaping Electromagnetism". Professores deste curso: Ricardo Karam e Helge Kragh, Universidade de Copenhagen, Dinamarca. Vídeo-aula: https://youtu.be/E24rJr_PSJI.
- Vídeo-conferência ocorrida em 04/02/2017 sobre Mecânica Relacional (1 hora de apresentação mais 1 hora de debate): https://youtu.be/L6A59tWV6EM, https://www.youtube.com/watch?v=L6A59tWV6EM&feature=youtu.be e também https://www.fuzemeeting.com/replay_meeting/5f20f4f5/8195442. Nesta palestra apresentamos a experiência de queda livre de Galileu e sua interpretação na mecânica Newtoniana. Também apresentamos a experiência do balde de Newton. Neste caso temos um balde parcialmente cheio de água dependurado por uma corda. Quando o balde e a água estão em repouso em relação ao solo, a superfície da água é plana. Quando o balde e a água giram juntos em relação ao solo, a superfície da água torna-se côncava (a água sobe pelas paredes do balde, adquirindo um perfil parabólico). Na mecânica Newtoniana a curvatura da água não é devida à sua rotação em relação ao balde, nem em relação à Terra, nem em relação às estrelas e galáxias distantes. Para Newton esta experiência provava a existência do espaço vazio ou do vácuo, que ele chamava de espaço absoluto. De acordo com Newton, a curvatura da água era devida à sua rotação em relação ao espaço absoluto. Discutimos então as críticas de Ernst Mach contra a mecânica Newtoniana. É dada uma ênfase às ideias de Mach de acordo com as quais a inércia de qualquer corpo é devida à sua interação gravitacional com as massas distantes do universo. As teorias da relatividade de Einstein não implementam o princípio de Mach. Este fato é uma das razões pelas quais somos totalmente contrários às teorias da relatividade restrita e geral de Einstein. Apresentamos então a Mecânica Relacional, uma teoria que implementa quantitativamente as ideias de Mach sobre a origem da inércia utilizando a lei de Weber para a gravitação. Discutimos a experiência de queda livre de Galileu e a experiência do balde de Newton do ponto de vista da Mecânica Relacional. Apresentamos também testes experimentais com o objetivo de distinguir a Mecânica Relacional da teoria da relatividade de Einstein. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Relational-Mechanics-04-02-2017.pdf.
- Vídeo-conferência ocorrida em 03/09/2011 sobre A Força Elétrica de uma Corrente (1 hora de apresentação mais 1 hora de debate): http://db.naturalphilosophy.org/event/?eventid=461. Existe uma força entre uma carga e um circuito elétrico resistivo, quando a carga e o circuito estão em repouso entre si e em relação ao laboratório, e quando o circuito conduz uma corrente constante? Este circuito gera um campo elétrico fora de si? Este fio com uma corrente constante é neutro eletricamente ao longo do seu comprimento? Estas são as principais questões discutidas nesta palestra. É apresentada a opinião de alguns cientistas como Clausius e Feynman, que acreditavam não haver força entre uma carga e um circuito conduzindo uma corrente constante, quando a carga e o circuito estavam em repouso entre si. Mostra-se teoricamente e experimentalmente que esta força é diferente de zero. Além disso, demonstra-se que existe uma distribuição de cargas superficiais ao longo de um circuito fechado conduzindo uma corrente constante. Apresenta-se o potencial e o campo elétrico fora deste circuito em geometrias diferentes: um fio reto, um cabo coaxial, uma linha de transmissão, um solenóide e um anel. Discute-se brevemente a história deste tema, incluindo uma discussão dos trabalhos pioneiros e revolucionários de Wilhelm Weber e Gustav Kirchhoff. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/The-Electric-Force-of-a-Current-03-09-2011.pdf
- Vídeo-conferência ocorrida em 06/11/2010 sobre a Eletrodinâmica de Weber (1 hora de apresentação mais 1 hora de debate): https://youtu.be/raG5kr5ba4c e https://www.youtube.com/watch?v=raG5kr5ba4c&t=1279s. Nesta palestra é apresentada a origem da eletrodinâmica de Weber (1846). É discutida também a força de Ampère entre elementos de corrente, sendo esta força comparada com a lei de Grassmann-Biot-Savart. A força de Weber é comparada com a força de Lorentz. É discutida uma previsão diferente entre estas duas formulações, a saber, a força sobre uma carga de teste exercida por uma casca esférica uniformemente carregada que está em repouso ao redor da carga de teste. De acordo com a eletrodinâmica de Weber a carga de teste deve se comportar como se tivesse uma massa inercial efetiva que depende da carga elétrica espalhada na casca esférica ao seu redor. Já de acordo com a força de Lorentz nada disto deve ocorrer. São apresentadas ordens de grandeza para este efeito previsto apenas pela eletrodinâmica de Weber. Também são discutidas experiências modernas, assim como desenvolvimentos teóricos relacionados com a eletrodinâmica de Weber. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Webers-Electrodynamics-06-11-2010.pdf
- Vídeo-conferência ocorrida em 24/10/2009 sobre Mecânica Relacional (1 hora de apresentação mais 1 hora de debate): http://db.naturalphilosophy.org/event/?eventid=240. Slides desta apresentação: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Relational-Mechanics-24-10-2009.pdf
- Palestra (May 24, 2002) sobre Eletrodinâmica de Weber (1 hora de apresentação mais 1 hora de debate) apresentada na Fondation Louis de Broglie, em Paris: Parte I: https://youtu.be/tD73YuWich8. Parte II: https://youtu.be/-4bomtmkRic. Parte III: https://youtu.be/8-qpWrNSuLI. Parte IV: https://youtu.be/Wsx6Kv48v40. Parte V: https://youtu.be/t_ZZLsBC4Vo. Também discutimos a Mecânica Relacional, o princípio de Mach, a experiência do balde de Newton e a força de Ampère entre elementos de corrente.
D) Palestras e entrevistas em francês:
(II) Cinema:
Universe – The Cosmology Quest, um filme de Randall Meyers (Floating World Films, 2003): http://www.randallmeyers.com/.
Este filme contém entrevistas com vários cientistas contrários ao big bang, discute a história da radiação de fundo de 3 K, o princípio de Mach etc. Entre os cientistas entrevistados encontram-se o prêmio Nobel Kary Mullis, o falecido Sir Fred Hoyle, Halton Arp, Geoffrey Burbidge, Anthony Peratt, Jayant Narlikar, Martin Lopez-Corredoira, A. K. T. Assis, John Dobson, Truls Hansen, Eric Lerner, Margaret Burbidge e Jean-Claude Pecker.
O filme tem legendas em português, espanhol, francês e italiano.
Material de Bonus do filme “Universe – The Cosmology Quest” sobre o princípio de Mach e sobre a experiência do balde de Newton - Andre Koch Torres Assis & Jayant Narlikar - Partes 1 e 2.
Universe – The Cosmology Quest (Parte 1 de 2): http://www.youtube.com/watch?v=jOQFLOukrxM.
Universe – The Cosmology Quest (Parte 2 de 2): http://www.youtube.com/watch?v=V4BPxQMUaAM.
(III) TV:
TV da Universidade Estadual de Maringá, 25/02/2014: http://www.tv.uem.br. Anúncio da palestra feito pelo Prof. Daniel Gardelli: https://www.youtube.com/watch?v=J0cWL2VRQ5c. Entrevista com Edi Oliveira em 25/02/2014 na qual falei sobre Mecânica Relacional: https://www.youtube.com/watch?v=g1WNzhFm-wc e na TV UEM. Palestra na UEM: https://www.youtube.com/watch?v=-8v-P6vZZbY e na TV UEM.
Panorama Entrevista, TV Panorama, afiliada à Rede Globo em Juiz de Fora, MG, 27/04/2008 (30 minutos de duração): https://youtu.be/FUm-naE-ivU. Entrevista conduzida por Christina Musse onde falei sobre Mecânica Relacional e sobre física em geral. Também participaram os Profs. José Paulo Rodrigues Furtado de Mendonça, Maria Cristina Andreolli Lopes and Cláudio Henrique da Silva Teixeira.
Entrevista sobre Mecânica Relacional e Eletrodinâmica de Weber na TV da cidade de Neuquen, Argentina (1999): https://youtu.be/jjiictYNXLY?t=34. Apresentações de Jorge Guala-Valverde, J. Tramaglia e outros.
Jô Soares Onze e Meia, SBT - Sistema Brasileiro de Televisão, 07/09/1998. Entrevista onde apresentei os livros Eletrodinâmica de Weber e Mecânica Relacional. Discuti ainda o princípio de Mach e realizei a experiência do balde de Newton: https://youtu.be/uis0md0n3zg.
(IV) Rádio:
Rádio Muda, Campinas, SP, 105,7, programa Fisicamente, 05/10/1998, das 23:00 horas até as 24:00 horas, entrevistador: Andrés Anibal Rieznik. Para ouvir a gravação: Parte 1 (30 minutos) e Parte 2 (30 minutos).
(V) Livros:
Uma boa discussão da Mecânica Relacional encontra-se em espanhol no livro Inercia y Gravitacion – La Verdadera Influencia de los Astros, de J. G. Valverde (com a colaboração de J. Tramaglia e R. Rapacioli), (Fundacion Julio Palácios, Universidad Nacional Del Comahue, Argentina, 1999), ISBN: 9879770307.
D. N. Paraná, Física, Volume 3: Eletricidade (Editora Ática, São Paulo, 1994, ISBN: 85-08-04164-0), págs. 341-343.
(VI) Revistas:
Boletim da Agência Fapesp, 19/11/2012, Livros apoiados pela FAPESP vencem Prêmio Jabuti, texto de Karina Toledo.
Boletim Eletrônico do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico - DAAD, Número 89, Fevereiro de 2012: Lançamentos: "Eletrodinâmica de Ampère" e "Weber's Planetary Model of the Atom": http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Boletim-Eletronico-do-DAAD-02-2012.pdf.
ComCiência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, May 2003, O que mudou na física depois da radiação cósmica de fundo?, texto por Susana Dias.
Saber, Centro Educacional Santa Marta - Objetivo, São Lourenço - MG, Novembro de 1999, Nº 4, p. 18, Essa Física maravilhosa!
Pesquisa FAPESP, Outubro de 1999, Nº 47, p. 45, Lançamentos - Uma Nova Física, André Koch Torres Assis.
Revista Isto É, número 1508, 26/08/1998, págs. 58-59, jornalista Angela Klinke: As leis de Assis: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Revista-Isto-E-26-08-1998.pdf e http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Isto-Eh-26-08-1998.pdf.
Revista Super Interessante, Ano 6, Nº 9, 09/1992, págs. 48-53, jornalistas Flávio Dieguez e Marcelo Affini: Medalhas de Ouro.
(VII) Jornais:
Jornal da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, número 114, Março de 2014. Texto de Edi Oliveira, Flávio Kawakami e Ana Paula Machado Velho: Professor da Unicamp vai de encontro à teoria de Einstein.
Jornal Correio Popular, Campinas, 30/11/2012, Caderno C, página C3: Editora da Unicamp está entre vencedores do Jabuti.
Boletim Unicamp Notícias, 19/10/2012: Livros com autores da Unicamp vencem Jabuti.
Jornal da Unicamp, número 519, 12 a 18 de março de 2012, página 10: Livro da Semana: Eletrodinâmica de Ampère.
Jornal da Ilha, Ilha Solteira, SP, p. A-02, 10/05/2003, A Origem da Inércia, texto por Haroldo de Mayo Bernardes.
Rio Negro, Neuquen, Argentina, p. 11, 29/11/2000, Isaac Newton y el retorno de los brujos, texto por Jorge Guala Valverde: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Rio-Negro-Neuquen-Argentina-29-11-2000.pdf.
La Mañana del Sur, Suplemento Especial, Argentina, 02/01/2000, p. 22, Tras los pasos de Einstein: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/La-Manana-del-Sur-Argentina-02-01-2000.pdf.
Acontecer Universitario, Universidad de Tarapaca, Arica, Chile, Nº 16, 20/12/1999, p. 4, Cosmología y Gravitación.
Rio Negro, Diario de la Mañana, Patagônia, Argentina, Año 88, Nº 18346, 18/10/1999, p. 46, André Assis.
Zoom, Ano 3, Nº 4, setembro de 1999, págs. 10-11, jornalista José Carlos Antônio: Mecânica Relacional - Entrevista com André Koch Torres de Assis.
Jornal Folha de São Paulo, Caderno Mais!, 12/09/1999, p. 13, Livros - Uma Nova Física - André Koch Torres Assis.
São Lourenço - Jornal, 04/07/1999, p. 3, Físico da Unicamp dá palestra no Centro Educacional Santa Marta - Objetivo.
Jornal Tribuna de Minas, Caderno Dois, 15/11/1998, p. 6, jornalista Mônica Ribeiro: Entrevista/ André Koch Torres de Assis: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Tribuna-de-Minas-15-11-1998.pdf.
InformANDES, Ano IX, Nº 86, outubro/1998, págs. 6-7, Marco Antônio Sperb Leite: Universidade pública e autônoma é uma oficina de cultura.
Jornal A Tarde - Caderno 4 - Cultural - pág. 11 - Salvador, 26/09/1998, Olival Freire Jr.: Debate redivivo, cem anos depois.
Jornal Semana da Unicamp, Ano I, Nº 7, 22 a 28 de junho de 1998, p. 4, Lançamentos: Cálculo de Indutância e de Força em Circuitos Elétricos.
Jornal Semana da Unicamp, Ano I, Nº 6, 1 a 10 de junho de 1998, p. 4, Lançamentos: Mecânica Relacional.
Informativo da Universidade Estadual de Maringá, Ano VIII, Nº 371, 02/04/1998, p. 6, Livro trata do eletromagnetismo.
Jornal O Diário do Norte do Paraná, 25/03/1998, B-4, Literatura: Obra aborda eletromagnetismo.
Informativo da Universidade Estadual de Maringá, Ano VIII, Nº 368, 12/03/1998, p. 4, Eduem publica seis novos livros.
Jornal Folha de São Paulo, 08/11/1996, Seção de Resenhas, p. 3, Tudo era luz.
Jornal Correio Popular, Campinas, 15/08/1996, Caderno C-3, Autores da Unicamp recebem o Jabuti.
Jornal da Unicamp, ano X, Nº 113, 08/1996, págs. 6-7, jornalista Célia Piglione: Prêmio Jabuti também vem para Unicamp - De nove títulos inscritos em sete categorias, três levam quatro estatuetas.
Jornal Folha de São Paulo, caderno de empregos, 1993, jornalista Dario Borelli: Tradutor de obra de Isaac Newton tem 30 anos e dois pós-doutorados.
Jornal da USP, Ano VI, nº 243, 8-14/03/1993, págs. 1 e 9, jornalista Dario Borelli: Força de Newton: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Jornal-da-USP-14-03-1993.pdf.
Jornal Serviço Público - Ação e Modernização, Ano I, Número 10, dezembro de 1992, págs. 1 e 8, jornalista Italo Ramos: Mudamos a lei da gravidade.
Jornal Folha de São Paulo, 15/03/1992, Caderno de Empregos, p. 7-2, jornalista Adriana Wilner: Jovem físico contesta as leis de Newton e ganha renome mundial: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Folha-de-Sao-Paulo-15-03-1992.pdf.
Jornal Ciência Hoje, publicação da SBPC, Rio de Janeiro, 27/09/1991, Ano VI, nº 238, p. 3, Jovem físico alcança projeção.
Jornal O Estado de São Paulo, 14/09/1991, p. 14, jornalista Clayton Levy: Brasileiro contesta Isaac Newton.
Jornal do Brasil, 09/06/1991, primeiro caderno, p. 26, Jovens garantem a qualidade da pesquisa científica - Um fã do A-ha que pode mudar leis de Newton: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Jornal-do-Brasil-09-06-1991.pdf.
Jornal O Estado de São Paulo, Caderno do Vestibular - COLA, Ano I, nº 28, 28/03/1991, págs. 4-6, jornalista Rose Guirro: Os alunos que ficam na escola: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/O-Estado-de-Sao-Paulo-28-03-1991.pdf.
Jornal da Unicamp, Ano V, nº 50, 12/1990, págs. 1 e 3, Subeditor Amarildo Carnicel: Jovem físico repensa leis de Newton.
Jornal Correio Popular, Campinas, 27/11/1990, págs. 1 e 32, jornalista Maria Teresa Costa: Físico da Unicamp reforma leis de Newton: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Correio-Popular-27-11-1990.pdf.
Jornal O Globo, 24/11/1990, p. 20, jornalista Iria Marly: Brasileiro põe em xeque leis de Newton.
Jornal O Estado de São Paulo, 25/11/1990, pp. 36-37, País tem nova geração de intelectuais - Físico da Unicamp emenda a segunda lei de Newton. http://www.ifi.unicamp.br/~assis/O-Estado-de-Sao-Paulo-25-11-1990.PDF. Ver também: http://acervo.estadao.com.br/.
Jornal Folha de São Paulo, 12/10/1990, p. G-5, jornalista Marcelo Damato: Físico da Unicamp reescreve leis de Newton: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Folha-de-Sao-Paulo-12-10-1990.pdf.
De volta ao início desta página.
De volta para a homepage inicial de A. K. T. Assis.